sexta-feira, 31 de julho de 2009

Lula sobre Sarney: tentam cassar pessoas por asfixiamento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que estão tentando cassar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), por "asfixiamento". Um dos principais aliados do governo no Congresso, Sarney enfrenta uma série de denúncias desde que assumiu o cargo, em fevereiro.

"Estão tentando cassar pessoas por asfixiamento. O presidente Sarney está sendo denunciado por muitas coisas. Dá impressão que é apenas o presidente Sarney, e não é. É uma coisa histórica", disse Lula em entrevista à Rádio Itatiaia, na base aérea de Belo Horizonte (MG).

Sarney é acusado de cometer irregularidades na administração do Senado, empregar pessoas ligadas à sua família e desviar dinheiro público por meio de uma fundação que leva o seu nome.

Na terça-feira, o PSDB protocolou três representações contra o senador no Conselho de Ética da Casa por quebra de decoro parlamentar, o que aumentou ainda mais a pressão para que Sarney deixe o cargo. Outras duas ações foram apresentadas pelo Psol. Se levados adiante, os processos podem causar a cassação do mandato do presidente do Senado.

Lula voltou a dizer ainda que Sarney não deve ser condenado antecipadamente. "Não quero para mim, não quero para o presidente Sarney e não quero para nenhum brasileiro julgamento precipitado sem que haja investigações corretas".

Nenhum comentário: