quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Conferência discute desenvolvimento e fortalecimento da cultura em Itabuna


Aberta com a apresentação do coral de flauta do professor Carlos Oliveira e a execução do Hino Nacional, a conferência teve como primeiro tema a “Produção simbólica e diversidade cultural”, abordado pelo professor Ruy Póvoas, seguido de uma discussão sobre “Cultura, cidade e cidadania”, conduzida pelo professor Fernando Caldas. Ainda na parte da manhã, os professores Samuel Mattos e Mara Rute Lima falaram, respectivamente, sobre “Cultura e desenvolvimento sustentável” e “Cultura e economia criativa”. Em seguida, grupos se dividiram para a elaboração de propostas e estratégias de acordo com eixos temáticos.

Em pronunciamento na conferência, o prefeito Capitão Azevedo declarou que criatividade é palavra de ordem e, segundo ele, é o que sua equipe tem feito na administração municipal, que trabalha com poucos recursos. “Mas não falta disposição, coragem e o desejo de trabalhar por uma cidade melhor, inclusive, é claro, no setor cultural”. Azevedo destacou o trabalho do presidente da FICC, o escritor Cyro de Mattos, de “buscar alternativas em favor da nossa cultura”.

O encontro contou ainda com presença do secretário de Educação Gustavo Lisboa, o presidente da Fundação Marimbeta, Geraldo Pedrassoli, o diretor de Projeto da Secretaria de Esporte, Paulo Roberto Rezende, o promotor público Eduardo Passos, além de artistas, estudantes e representantes da comunidade. Estiveram também presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Clóvis Loiola, o pró-reitor de Extensão da Uesc, Raimundo Bomfim, e o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso.

Nenhum comentário: