quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ministério Público debate o ECA com educadores da rede municipal


Traçar estratégias e fortalecer a parceria com a Secretaria da Educação para garantir o direito ao acesso, permanência e reinserção da criança e do adolescente na escola. Este foi um dos principais objetivos do encontro promovido pelo Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, com a participação de gestores escolares e professores do Ciclo da Adolescência (CAD), do secretário da Educação Gustavo Lisboa, do juiz da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Bandeira, além de representantes do Conselho Tutelar e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

O promotor da Infância e da Juventude da Comarca de Itabuna, Alan Góis, apresentou os objetivos do Programa de Combate à Evasão Escolar – Presente Garantindo o Futuro – que vem sendo implementado pelo Ministério Público Estadual, cuja proposta é tornar o juízo da Infância e da Juventude mais próximo da escola. “Queremos estreitar a parceria com as escolas e os educadores, contribuindo para que todas as crianças e adolescentes possam permanecer na escola”.

O secretário Gustavo Joaquim Lisboa, avaliou o encontro como algo extremamente significativo para a Rede Municipal de Ensino de Itabuna, principalmente por suscitar o debate de um tema que faz parte da realidade das escolas. Quanto ao estreitamento da parceria com o Ministério Público, a Vara da Infância e da Juventude e o Conselho Tutelar, ele disse acreditar que não existe outro caminho que não seja o do envolvimento de todas as instituições visando à melhoria da qualidade social da Educação em Itabuna.

Nenhum comentário: