quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mutirão do Diabético integra campanha mundial de prevenção


De acordo com as estatísticas da IDF (International Diabetes Federation), atualmente o número de diabéticos no mundo já supera os 250 milhões. Se nenhuma atitude eficiente de prevenção for tomada, a IDF estima que em 2025 a quantidade chegará a 380 milhões de pessoas. A situação se agrava quando se leva em conta que metade das pessoas desconhece que são diabéticas, e nos países mais pobres, o índice de desconhecimento chega a 80% dos doentes. A cada ano, 3,8 milhões de mortes são atribuídas ao diabetes, considerada a quarta maior causa de mortes por doença no mundo.

O Mutirão tem o apoio da Associação dos Diabéticos de Itabuna (Asdita), Prefeitura de Itabuna, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Lions Clube de Itabuna, além da participação de empresas e de entidades, a exemplo da Unimed. O projeto é voltado a pessoas com diagnóstico de diabetes, visando atingir principalmente áreas carentes, com o objetivo de prevenir a cegueira causada pela doença.

As atividades ocorrerão em conjunto com mais de 150 países, todos voltados para o Dia Mundial do Diabetes. “Estamos totalmente empenhados em colaborar com esse mutirão, que promove um alerta importante para a necessidade do diagnóstico precoce do diabetes, de modo a permitir que o paciente conviva de maneira satisfatória com a enfermidade”, afirma o secretário de Saúde de Itabuna, Antônio Vieira. O governo municipal participará do mutirão, com apoio à infraestrutura que vai ser montada na Praça Rio Cachoeira, além da divulgação do evento.

Este ano, durante o 5º Mutirão do Diabético, será realizada a Feira de Saúde em Diabetes, na Praça Rio Cachoeira, em frente ao Hospital de Olhos Beira Rio. No local haverá espaço para atividades educativas, orientação e prevenção do diabetes, com a participação de estudantes e profissionais de medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia e educação física. Esse projeto está sendo realizado em parceria com a Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (Fenad), com respaldo da International Diabetes Federation (IDF) e aval da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nenhum comentário: