quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SEC inicia mais uma etapa do Programa Formação pela Escola


A Secretaria Municipal da Educação (SEC) de Itabuna iniciará na próxima terça-feira (03) as aulas para uma nova turma do curso do Programa Formação pela Escola, que é oferecido pelo Ministério da Educação. A intenção é capacitar pessoas com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da atuação de agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A proposta do curso é estimular a comunidade local, profissionais da rede pública de ensino, técnicos e gestores públicos a participarem proativamente para a melhoria da qualidade da educação. Em Itabuna, o Programa Formação pela Escola conta com duas tutoras, as professoras Maria Aparecida Alves da Silva e Fátima Cristina Vasconcelos. Divididas em módulos, as temáticas da capacitação estão focadas no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e no Programa do Livro (PLI), Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). Cada módulo tem duração de 40 horas, sendo 8 horas presenciais e 32 de estudos a distância.

Segundo a professora Maria Aparecida Alves, além destes programas, inicialmente cada cursista tem que fazer o módulo de Competências Básicas, que o habilitará para os demais módulos. Ela acrescenta que cada módulo possui dois encontros presenciais de 4 horas. Para esta segunda etapa do Programa de Formação pela Escola, estão inscritas 80 pessoas, entre educadores, sindicalistas, integrantes de conselhos escolares e representantes de outros segmentos da comunidade.

Nenhum comentário: