segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Comunidade do Zizo se mobiliza contra a dengue

O receio de que, com a proximidade do verão, a dengue volte a fazer novas vítimas no município, incentiva moradores de diversos bairros de Itabuna a se mobilizar no trabalho voluntário de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. No domingo (29), 40 voluntários participaram do mutirão de combate à dengue no bairro de Zizo.

A ação foi organizada pela Associação de Moradores local, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Comissão Municipal de Defesa Civil e Agentes Comunitários de Saúde. Durante aproximadamente seis horas, os voluntários, com apoio de homens e maquinas da Sedur e da Marquise, percorreram ruas e travessas do bairro, recolhendo garrafas, vasos e sacos plásticos, ou qualquer outro objeto capaz de manter água parada para a reprodução do mosquito.

Segundo a Comissão de Defesa Civil, foram distribuídos mil sacos plásticos de 60 litros para a coleta do material em quintais e terrenos baldios. O secretário da saúde Antonio Vieira, que esteve no local, destacou a importância da mobilização da comunidade para tornar eficientes as ações de combate a dengue no município.

“Com isso, a comunidade se sente responsável pela eliminação dos focos reprodutores da doença e, num mutirão como esse, é possível sensibilizar os moradores para que eles criem consciência sobre a importância de cada um fazer a sua parte”, pontuou Vieira. O secretário de Saúde lembrou que é necessário dizer a população itabunense que, com a proximidade do verão, se alguém deixar de fazer sua parte poderemos ter uma nova epidemia e, consequentemente, novas mortes poderão ocorrer.

Nenhum comentário: