quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Itabuna terá ajuda emergencial para a questão da falta de água



O prefeito Capitão Azevedo informou que Itabuna terá ajuda emergencial do Ministério da Integração Nacional para minimizar a questão da falta de água na cidade. A noticia foi dada depois que o ministro Geddel Vieira Lima ligou para o prefeito, na segunda-feira, 28, demonstrando sua preocupação com a falta de chuvas na cidade. O ministro ofereceu recursos e estrutura do seu mistério visando diminuir a situação de emergência e estado de alerta já foi formalizado através do Decreto Municipal 8842-A, de 21 de dezembro de 2009.

O prefeito já se reuniu com o presidente da Emasa, Alfredo Melo, e com o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Fernando Vita, para traçar as prioridades. Vita adiantou que a ajuda do ministério é bem vinda e poderá ser feita por meio de aluguel de carro pipa, do bombardeamento de nuvens ou da aquisição de bombas para captar água de Ferradas. Segundo o secretário, tudo vai depender apenas da Secretaria de Defesa Civil em Brasília, para onde já foram passadas as sugestões, segundo o secretário.

Alfredo Melo informou, ainda, que desde o inicio de dezembro, a falta de chuvas vem provocando uma redução da vazão no Rio Almada, o que resultou no desligamento das três bombas de captação da Estação de Rio do Braço. Mesmo com o sistema emergencial de Castelo Novo já acionado, a oferta de água na cidade é de 50%.  O abastecimento normal está garantido apenas para hospitais, creches, escolas e outros órgãos públicos que prestam serviços essenciais à população, segundo o secretário.

Nenhum comentário: