domingo, 31 de janeiro de 2010

Estudo diz que correr descalço é melhor


Escolher o tênis adequado para prática de corrida é tarefa que demanda tempo, pois é necessário saber o tipo da pisada (se neutra, pronada ou supinada), o tipo de solo onde o esporte será praticado, além do objetivo: se é percorrer longas distâncias ou ganhar velocidade, como nas provas de metros rasos. Mas segundo estudo de um grupo de pesquisadores de oito cidades em todo o mundo, incluindo um da Universidade de Harvard, divulgada nesta semana, esqueça todo esse arsenal de tecnologia e corra descalço.

A pesquisa, questionada por especialista brasileiro, baseia-se na observação de que os corredores que usam tênis costumam iniciar o impacto no solo pelos calcanhares irradiando ondas de dor pelo corpo. Já com os pés nus, o meio do pé ou sua parte frontal tocaria o chão, diminuindo esse efeito.

O estudo partiu do princípio de que o homem sempre praticou corrida descalço ou usando calçados leves como mocassins, e o exemplo de atletas, como o etíope Abebe Bikila, maratonista que conquistou títulos correndo com os pés no chão. Para isso analisou atletas que sempre usaram tênis, outros que sempre correram descalços e alguns que deixaram os calçados e adotaram a prática sem eles.

Um dos pontos do estudo seria de que os usuários de tênis batem pelo menos mil vezes os calcanhares contra o solo causando uma grande e abrupta colisão a cada milha (1,6 km) percorrida. Correr descalço também trabalha diferentes músculos do corpo. Por isso o pesquisador alerta que se quiser largar os tênis é necessário ir com cautela. "Se usou tênis a vida toda, faça a transição aos poucos para fortalecer barriga da perna e músculos dos pés", disse Lieberman.

Nenhum comentário: