sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Pesquisa diz que antioxidantes em excesso são prejudiciais à saúde


A quantidade de informações e o número de pesquisas sobre como se alimentar corretamente gera muitas vezes mais dúvidas do que aponta caminhos práticos para mudança de hábitos no dia a dia. Mas, cada vez mais, sabe-se que o caminho do equilíbrio é o mais indicado.

a recomendação de consumir tudo moderadamente chega até mesmo a grupos de alimentos indicados como fundamentais para manutenção da boa saúde. Pesquisa divulgada pela Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, e publicada pelo Journal of Applied Physiology, diz que o consumo de alimentos que contêm boas quantidades de antioxidantes pode ter efeitos nocivos a longo prazo.

O grupo de substâncias formado por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e enzimas são reconhecidos pelos cientistas por bloquear o efeito danoso dos radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento das células do corpo, e por ajudar a evitar doenças do coração e o câncer.

A pesquisa verificou que consumir antioxidantes em excesso diminui a quantidade de substâncias vasodilatadoras que ajudam a manter a saúde de artérias e veias. Isso faz com que os músculos não recebam a quantidade necessária de oxigênio, deixando-os rígidos e doloridos, principalmente durante a realização de exercícios.

O estudo sugere ter cautela na prescrição de uma alimentação carregada de antioxidantes e lembra que muitos itens fornecem quantidades superiores de nutrientes às recomendadas diariamente.

(*Foto: Getty Images)

Nenhum comentário: