sábado, 27 de fevereiro de 2010

Em blog oficial, Microsoft ataca atuação do Google



A Microsoft deixou poucas dúvidas nesta sexta-feira (26) de que foi uma das empresas que liderou a acusação de práticas antitruste contra o Google em todo o mundo.

Em um post intitulado “Autoridades de concorrência e Busca”, o vice-presidente e conselheiro-geral da Microsoft, Dave Heiner, disse que parte da motivação para o acordo de buscas feito por Microsoft e Yahoo foi a preocupação “com práticas de negócios do Google, que tendem a bloquear os editores e anunciantes e tornar mais difícil para a Microsoft para ganhar volume de buscas”.

“A Microsoft, obviamente, estaria entre as primeiras a dizer que as empresas líderes não devem ser punidas por seu sucesso”, escreveu Heiner em blog, em uma das mais fortes declarações públicas da Microsoft sobre o Google até o momento, segundo a “CNet”. “Nossas preocupações referem-se apenas às práticas do Google, que tendem a assegurar exclusividade em relação a parceiros de negócios e a seu conteúdo (como o Google Books), e excluir os concorrentes, comprometendo assim a concorrência de forma mais ampla”, argumentou.

O post vem no final de uma semana em que as autoridades europeias pediram ao Google para explicar seus algoritmos de pesquisa depois de reclamações de concorrentes – uma das quais de propriedade da Microsoft.

A Comissão Europeia informou na quarta-feira (24) que está estudando três queixas antitruste recebidas contra o Google. De acordo com a gigante, as queixas foram feitas pela Ciao.de, uma subsidiária da Microsoft na Alemanha, pela Foundem.co.uk, um site britânico de comparação de preços, e pela EJustice.fr, um site francês especializado em buscas legais.

Nenhum comentário: