sábado, 27 de fevereiro de 2010

Ingá não autoriza cobertura do córrego Lava-pés


De acordo com estudos técnicos do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), o canal estrangula a vazão do rio, aumentando o risco de transbordamentos e inundações no trecho após a obra.

Após constatar, por estudos técnicos, a inviabilidade do projeto de cobertura do córrego Lava-pés, no município de Itabuna, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) negou à prefeitura local a autorização para realização da obra. O Lava- pés é afluente do rio Cachoeira, passa no centro da cidade, na avenida Ana Amélia, e tem 1.356 metros. O projeto de macrodrenagem da prefeitura pretendia cobrir, com concreto, um trecho de 1.180 metros, além de impermeabilizar o leito.

De acordo com o projeto, a velocidade média de escoamento da água após a canalização é alta, superior ao máximo permitido para canais revestidos em concreto, que é de quatro metros por segundo, o que pode provocar aumento de inundação nas regiões à frente da intervenção, tornando o projeto inviável do ponto de vista hidráulico. O canal estrangula a vazão do rio, aumentando o risco de transbordamentos e inundações no trecho após a obra.

(Radar Notícias)

Nenhum comentário: