quarta-feira, 31 de março de 2010

Suco de laranja ­pode prejudicar o esmalte dos dentes


Quem diria que essa bebida vitaminada e super-saudável fosse passar de mocinha a vilã! Isso mesmo, uma pesquisa recente da Universidade de Rochester, em Nova York, comprovou que o consumo do suco de laranja é mais prejudicial para o esmalte dos dentes do que o clareamento feito com peróxido de hidrogênio, um dos agentes oxidantes mais utilizados no processo de branqueamento dental. “Apesar de seguro, o tratamento pode provocar, em alguns casos, sensibilidade nos dentes e irritações na gengiva passageiras. Outra conseqüência é a diminuição na dureza momentânea do esmalte do dente”, explica a cirurgiã-dentista Ivany Kabbach, professora do curso de especialização em Dentística Restauradora do CETAO-SP e sócio-diretora da clínica Smile Again (www.smileagain.com.br), em São Paulo.

Acontece que foi descoberto que os sucos de frutas ácidas, como laranja e limão, também fazem essa desmineralização dental – semelhante ou até pior do que as soluções clareadoras.

Nessa pesquisa americana, que comparou os efeitos do peróxido de hidrogênio a 6% e do suco de laranja sobre o esmalte dos dentes, ficou concluído que o esmalte em contato com o suco, 20 minutos diários, durante cinco dias, apresenta uma redução de 84% na dureza superficial e o aumento significativo da textura, criando rugosidade e asperezas.

Já as superfícies expostas ao gel clareador, pelo mesmo período, não mostraram alterações significativas. Resumindo, o suco de laranja provoca uma corrosão química destruidora do esmalte, claro que se ingerido em excesso, durante cinco dias e em contato com os dentes durante 20 minutos. Conselho da doutora: ao escolher seu suco, prefira os menos ácidos, ou, pelo menos, dê uma boa variada.

Nenhum comentário: