sexta-feira, 16 de abril de 2010

Medida provisória garante recursos para cidades atingidas pela chuva


Diante das fortes chuvas dos meses de abril e maio, que já castigam todo estado, o governador Jaques Wagner fez, nesta quinta-feira (15), dois sobrevôos nas regiões mais atingidas pelas recentes enxurradas. Logo após sobrevôo, ele ligou para o presidente da República informando os estragos causados pela chuva e pediu que os ministérios fossem acionados em apoio à Bahia. Em resposta, Lula garantiu o apoio necessário.

Wagner convocou os diversos órgãos que integram o grupo de trabalho, criado desde fevereiro, para definir ações futuras para amenizar os problemas nos municípios baianos. Participaram da reunião, na tarde desta quinta-feira, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec), a Secretaria de Infraestrutura, o Corpo de Bombeiros, o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Embasa, Polícia Militar e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgãos de resposta do Estado que estão disponíveis para atender à população e que adotarão, com base na meteorologia, as ações emergenciais cabíveis.

Baseado em estudo das ocorrências do ano passado, o Governo da Bahia solicitou, há 40 dias, R$ 101 milhões do governo federal. Esse valor foi ampliado para R$ 150 milhões, em função das últimas ocorrências.

Wagner determinou ao grupo de trabalho, que há duas semanas realizou uma reunião preparatória ao período de chuva, a adotar, diante da urgência, as providências prioritárias para minimizar os efeitos do temporal. Também na manhã desta quinta, a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Arany Santana, e o coordenador da Cordec, Antônio Rodrigues, fizeram uma visita técnica a Lauro de Freitas e Camaçari. O objetivo é minimizar os prejuízos nesses locais, além de deixar preparados todos os órgãos de resposta do estado.

Nenhum comentário: