quarta-feira, 16 de junho de 2010

Conheça os perigos de navegar em sites pornôs


Uma pesquisa realizada pela Secure System Lab, pelo Instituto Eurecom e pela Universidade da Califórnia, batizada de “A Internet é para a pornografia: uma visão da indústria de conteúdo adulto online” (livre tradução) revelou os perigos que se escondem nos sites de conteúdo adulto.

De acordo com o levantamento, mais de 10% dos sites pornôs pagos e 26,2% dos sites pornôs abertos utilizam links ocultos, ou seja, o endereço para o qual o internauta é direcionado não aparece. Isso é problemático não apenas por impedir o usuário de saber para onde está sendo levado, mas porque pode mascarar ataques.

O estudo mostra que um dos meios utilizados para a promoção de ataques inclui uma espécie de coletor de JavaScript, que sequestra o navegador e dificulta que determinada janela seja fechada. O JavaScript pode, por exemplo, simular a página de login do site, capturar os valores digitados por um próximo usuário desavisado e enviá-los a um site que os armazene.

Além disso, 34,4% dos sites pesquisados usam redirecionamento. Esse recurso potencializa a realizações de fraudes online e crimes cibernéticos.

Os próprios pesquisadores criaram dois sites de conteúdo adulto para o levantamento e pagaram apenas US$ 160 para receberem a visita de 49 mil pessoas da Europa e dos Estados Unidos, que foram redirecionadas para o canal. Desses, 20 mil tinham alguma vulnerabilidade no computador que poderia ser explorada por pessoas mal-intencionada. Mais de 5 mil tinham mais de uma vulnerabilidade que os deixava expostos.

Apesar dos sites de conteúdo adulto oferecerem um risco razoavelmente alto aos usuários, apenas 3,23% desencadearam ataques maliciosos tal como execução de código indevido, mudanças de registros ou downloads de arquivos não autorizados, incluindo programas espiões. Segundo a pesquisa, mesmo sendo baixo, esse percentual é preocupante. Isso porque em levantamento anterior apenas 0,6% dos sites de conteúdo adulto foram classificados como maliciosos.

Nenhum comentário: