quarta-feira, 30 de junho de 2010

Maioria dos ouvintes de rádio é de homens, revela pesquisa


Uma pesquisa sobre o comportamento dos soteropolitanos revelou que 52% dos ouvintes de rádio são homens e que o meio de comunicação é mais escutado nos finais de semana. A maioria ouve rádio em casa, em aparelhos de rádio, mas 15,3% das pessoas já escuta sua emissora preferida pelo celular. O levantamento também procurou identificar quanto tempo as pessoas costumam ficar sintonizadas e o estilo de programação e de música que preferem. A Potencial Pesquisas ouviu uma amostra de 603 indivíduos de ambos os sexos e diferentes classes sociais, de 17, das 18 regiões administrativas de Salvador.

Dos entrevistados, 84,4% disseram ser ouvintes de rádio. Destes, 61,1% ouvem sempre ou quase sempre e 43,6%, escutam todos os dias. Entre as mulheres, 67% declararam ouvir sempre ou quase sempre, contra 54,2% dos homens. No entanto, 18,5% delas disseram nunca ouvir rádio, já entre os homens este percentual cai para 11,9%.

A pesquisa também revelou que 75,6% das pessoas ouvem rádio em casa. O ambiente de trabalho e o carro ocuparam a segunda e terceira colocações, respectivamente com 12% e 8%. Este resultado muda quando se segmenta por classe social. A maioria dos entrevistados (76,7%) considerados da classe A, disseram ouvir rádio no carro. Já um comportamento típico dos jovens da classe C é o de escutar rádio pelo celular. “O telefone celular é uma realidade e, com os avanços da tecnologia, a tendência é que este percentual aumente nos próximos anos”, analisa José Carlos Martins Leite, professor da Faculdade Ruy Barbosa e diretor da Potencial Pesquisas.

No que diz respeito aos dias da semana, o sábado é quando mais pessoas estão ouvindo rádio em Salvador (62,1%). O domingo e a segunda-feira vêm em seguida com 61,9% e 51,7% da preferência, respectivamente. O soteropolitano fica, em média, 3 horas e 10 minutos ouvindo rádio, número que diminui consideravelmente, quando se trata de solteiros. Estes ficam, em média, 2 horas e 46 minutos sintonizados, enquanto os casados permanecem por 3 horas e 17 minutos. As mulheres que disseram ouvir rádio ficam sintonizadas, em média, 42 minutos a mais que os homens.

Pela manhã é quando mais pessoas dizem escutar rádio (61,5%). O horário com maior número de ouvintes é entre as 10h e o meio-dia, quando 28,9% dos entrevistados disseram estar sintonizados.

Nenhum comentário: