quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Eleitor não poderá votar se levar só o título, diz presidente do TSE


O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira que o cidadão que estiver portando apenas o título de eleitor não poderá votar no próximo domingo.

Nesta quinta, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o eleitor pode votar se não estiver portando o título. Ao ser perguntado se na prática a decisão não derruba a utilidade do título, Lewandowski afirmou que o documento “não perde sua utilidade, mas que a médio prazo, com o advento da urna biométrica, ele será obsoleto”. Neste ano, mais de 1 milhão de pessoas votarão pelo sistema de identificação de digital.

Sobre a possibilidade de a decisão causar confusão no eleitor, Lewandowski afirmou que o STF apenas desobrigou a apresentação de um dos documentos. “A grande maioria dos eleitores já estava informada de que precisaria levar os dois documentos, o que não é afetado com a decisão de hoje”, disse. O presidente ainda afirmou que o TSE já está colocando no rádio e na TV uma campanha para explicar a decisão.

São documentos válidos para identificação: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto, passaporte e certificado de reservista. É proibida a apresentação de certidão de nascimento ou casamento com intuito de provar a identidade.

Nenhum comentário: