quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ibametro alerta população sobre prática criminosa


O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro, alerta a população baiana sobre prática criminosa cometida por falsos agentes do Inmetro em residências brasileiras.

A Polícia de Campo Grande (MS) registrou ocorrências de pessoas que, se passando por profissionais do Inmetro, estão comercializando mangueiras GLP, mais conhecidas como mangueira de gás de cozinha. O Ibametro esclarece que não cabe ao órgão delegado do Inmetro comercializar ou fiscalizar em residências nenhum tipo de produto. Esse tipo de crime pode estar ocorrendo em outras cidades brasileiras, por isso o alerta dos órgãos delegados do Inmetro em todo o país.

O Ibametro, que tem entre as atribuições verificar periodicamente a conformidade de produtos regulamentados pelo Inmetro, é responsável pela fiscalização das mangueiras, o que é feito somente em estabelecimentos comerciais. O comércio deve vender a mangueira correta, que é transparente com uma tarja amarela, e deve apresentar o nome ou logomarca do fabricante, símbolo de certificação (Inmetro e Organismo de Certificação de Produto - OCP), a inscrição NBR8613, número do lote e expressões "mangueira para gás GLP" ou " gás GLP - uso doméstico com regulador". O prazo de validade do produto é de cinco anos. As especificações atestam a segurança do produto.

Segundo o coordenador de fiscalização de qualidade do Ibametro, Rubem Dourado, “existe uma norma a ser seguida, com instruções claras e objetivas a respeito da correta instalação e utilização da mangueira”, esclarece. O especialista em qualidade informa que os criminosos estavam comercializando a mangueira em rolo, que é cortada conforme a necessidade do cliente. “Essa venda é proibida".

Segundo Dourado, a mangueira de uso doméstico tem o comprimento padrão de 0,80m a 1,25m. Ele lembra que o regulador de pressão que integra o kit utilizado no gás de cozinha também é normatizado pelo Inmetro. Para fazer denúncias, o consumidor pode ligar para o Disque-Ibametro 0800-071-1888.

Nenhum comentário: