domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma vence segundo turno das eleições em Berlim


Se as eleições presidenciais fossem apenas em Berlim, o próximo presidente do Brasil seria a petista Dilma Rousseff. Com 48% (371 dos 763 votos), Dilma bateu o concorrente tucano José Serra, que obteve 45% (343) dos votos - Dilma obteve 51,96% votos válidos, contra 48,04% para Serra.

O resultado seguiu a tendência do primeiro turno, em que, apenas em Berlim, Dilma também obteve a maioria dos votos: 37% (306 dos 828 votos).

O período de votações ocorreu de maneira tranquila e sem transtornos, como comentou o embaixador Everton Vargas. "A eleição foi muito importante pela participação e engajamento da comunidade. Isso mostra que mesmo que as pessoas vivam fora, elas continuam interessadas no destino do país", afirma.

Além dos moradores de Berlim, um grupo de brasileiros residentes em Hamburgo veio especialmente para votar. Marcos Romão, coordenador do Conselho de Cidadãos de Hamburgo, contou como a mobilização funciona. "Vem católico, macumbeiro, tudo junto no trem falando 'Vota nesse! Não, vota naquele!" - diverte-se.

Do lado de fora da embaixada, muitos dos brasileiros aproveitam para conversar com seus conterrâneos. Agentes de turismo e de TV a cabo brasileiros também aproveitaram para divulgar seus produtos direto para o seu público alvo. E, para matar a saudade do gostinho brasileiro, Maria Graça dos Santos, de Viçosa (MG), trouxe coxinhas de galinha para vender. "No primeiro turno vendi tudo em duas horas. Dessa vez, dobrei a produção. Só ficou faltando o pão de queijo e o cafezinho", brinca.

Nenhum comentário: