quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Reveillon pode ser com chuvas fracas e nebulosidade na Bahia


Quem deseja que o calor deste verão fique mais ameno, pode contar com um pouco de chuva para passar a entrada do Ano Novo. As condições do tempo previstas para a capital baiana e região metropolitana, entre sexta-feira e domingo (31 a 2), são de céu com nebulosidade variável e possibilidades de chuvas fracas.

De acordo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) a explicação para as condições do tempo na Bahia está associada às instabilidades provocadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) - uma banda de nebulosidade que se estende desde a região amazônica até as regiões Sudeste e Centro-Oeste, deixando o céu encoberto no setor centro-sul do Nordeste brasileiro.

A nebulosidade provocada pela ZCAS influencia as regiões oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, sudoeste e sul do estado, mantendo o céu nublado a parcialmente nublado, onde são esperadas chuvas com intensidade variando de fraca a moderada. Este mesmo sistema associado ao calor também reforçará o aumento da nebulosidade nas regiões do Recôncavo e nordeste, porém, eventos de chuvas significativas podem ser registrados em algumas áreas dessas regiões.

As temperaturas máximas deverão variar de 28°C a 30°C em todo o estado, exceto no setor nordeste, onde se espera que as máximas cheguem aos 34°C. As menores temperaturas previstas deverão variar de 20°C a 23°C, com valores podendo atingir 18°C nas áreas mais elevadas da Bahia.

Maré
A elevação das marés no final de semana deverá oscilar entre 1,8 metros e 2,1 metros (maré alta) em torno das 1h e 13h e entre 0,2 metro e 0,6 metro (maré baixa) em torno das 7h e 19h. Em toda a faixa litorânea da Bahia, a agitação das ondas será de intensidade fraca e a altura média em torno de 1,5m.

Radiação Ultravioleta
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) durante este período deverão ficar na categoria de intensidade extrema (com índices oscilando entre 12 e 13) em toda a região Nordeste do Brasil. Isto significa que os cuidados de não se expor ao sol entre 10h e 16h, usar protetor solar, bonés, óculos escuros e roupas leves são recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção de câncer de pele, envelhecimento precoce, cegueira, entre outros problemas de saúde.

Nenhum comentário: