quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Nasa descobre novo planeta a 20 trilhões de km da Terra


A Nasa, Agência Espacial Americana, divulgou nesta quinta-feira, dia 30, a descoberta de um novo planeta. Ele fica a 20 trilhões de quilômetros da Terra. A distância é quase 1500 vezes o tamanho do sistema solar.

O Gliese 581 G fica na constelação de Libra, no limite da região conhecida como "zona habitável". Ou seja, o planeta pode ter condições parecidas com as que permitiram a vida na Terra. O Gliese G orbita uma estrela com outros astros já conhecidos, teria água líquida, gravidade e uma superfície rochosa. Além disso, a temperatura varia entre -30 e 70°C.

Uefs abre vagas em janeiro para três novos cursos


O Conselho Superior da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) aprovou a implantação de três de novos cursos a serem oferecidos no vestibular de janeiro de 2011. São eles: Licenciatura em Química (30 vagas por semestre), Licenciatura e Bacharelado em Filosofia (40 vagas por semestre) e Licenciatura em Música (20 vagas por semestre).

Também foi aprovada a oferta de mais uma turma do curso de Engenharia de Computação, que passa a realizar dois e não mais um vestibular por ano, aumentando a oferta de vagas de 40 para 80 vagas anuais. Com essa turma e a implantação dos novos cursos, a Uefs disponibilizará mais 220 vagas em 2011.

O vice-reitor, Washington Almeida Moura, informou que o número de vagas poderá ser maior, já que existe a possibilidade de implantação de mais um curso ainda em 2011, o de Agronomia, o que poderá ocorrer no segundo semestre.

Ibametro alerta população sobre prática criminosa


O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro, alerta a população baiana sobre prática criminosa cometida por falsos agentes do Inmetro em residências brasileiras.

A Polícia de Campo Grande (MS) registrou ocorrências de pessoas que, se passando por profissionais do Inmetro, estão comercializando mangueiras GLP, mais conhecidas como mangueira de gás de cozinha. O Ibametro esclarece que não cabe ao órgão delegado do Inmetro comercializar ou fiscalizar em residências nenhum tipo de produto. Esse tipo de crime pode estar ocorrendo em outras cidades brasileiras, por isso o alerta dos órgãos delegados do Inmetro em todo o país.

O Ibametro, que tem entre as atribuições verificar periodicamente a conformidade de produtos regulamentados pelo Inmetro, é responsável pela fiscalização das mangueiras, o que é feito somente em estabelecimentos comerciais. O comércio deve vender a mangueira correta, que é transparente com uma tarja amarela, e deve apresentar o nome ou logomarca do fabricante, símbolo de certificação (Inmetro e Organismo de Certificação de Produto - OCP), a inscrição NBR8613, número do lote e expressões "mangueira para gás GLP" ou " gás GLP - uso doméstico com regulador". O prazo de validade do produto é de cinco anos. As especificações atestam a segurança do produto.

Segundo o coordenador de fiscalização de qualidade do Ibametro, Rubem Dourado, “existe uma norma a ser seguida, com instruções claras e objetivas a respeito da correta instalação e utilização da mangueira”, esclarece. O especialista em qualidade informa que os criminosos estavam comercializando a mangueira em rolo, que é cortada conforme a necessidade do cliente. “Essa venda é proibida".

Segundo Dourado, a mangueira de uso doméstico tem o comprimento padrão de 0,80m a 1,25m. Ele lembra que o regulador de pressão que integra o kit utilizado no gás de cozinha também é normatizado pelo Inmetro. Para fazer denúncias, o consumidor pode ligar para o Disque-Ibametro 0800-071-1888.

Eleitor não poderá votar se levar só o título, diz presidente do TSE


O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira que o cidadão que estiver portando apenas o título de eleitor não poderá votar no próximo domingo.

Nesta quinta, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o eleitor pode votar se não estiver portando o título. Ao ser perguntado se na prática a decisão não derruba a utilidade do título, Lewandowski afirmou que o documento “não perde sua utilidade, mas que a médio prazo, com o advento da urna biométrica, ele será obsoleto”. Neste ano, mais de 1 milhão de pessoas votarão pelo sistema de identificação de digital.

Sobre a possibilidade de a decisão causar confusão no eleitor, Lewandowski afirmou que o STF apenas desobrigou a apresentação de um dos documentos. “A grande maioria dos eleitores já estava informada de que precisaria levar os dois documentos, o que não é afetado com a decisão de hoje”, disse. O presidente ainda afirmou que o TSE já está colocando no rádio e na TV uma campanha para explicar a decisão.

São documentos válidos para identificação: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto, passaporte e certificado de reservista. É proibida a apresentação de certidão de nascimento ou casamento com intuito de provar a identidade.

Polícia Civil reforça a segurança durante as eleições


Mais de 2.800 policiais, entre delegados, agentes e escrivães, além de toda a cúpula da Polícia Civil, estarão trabalhando neste domingo (3), reservado às eleições gerais no país. Todas as unidades de Salvador, da Região Metropolitana e do interior da Bahia estarão funcionando normalmente, exercendo as atividades de Polícia Judiciária e garantindo a tranquilidade do período eleitoral.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva, que estará acompanhando com a sua equipe o trabalho desse contingente de profissionais, a instituição vai atuar com base na legislação eleitoral, dando suporte ao exercício da cidadania, sempre em harmonia e de forma integrada com a Polícia Militar, juízes e promotores eleitorais.

Isenção
Além das diretrizes básicas previstas na legislação em vigor, o delegado Joselito Bispo recomenda aos servidores policiais uma postura isenta, sem qualquer envolvimento partidário, pois é vedado ao policial Civil assumir posições político-partidárias durante o processo eleitoral.

“A Polícia Civil estará atuando em todos os municípios baianos, preservando o direito ao voto e garantindo a ordem pública”, disse Bispo. Ele explicou que nos casos de crimes eleitorais será aplicada a legislação especial que rege a matéria, enquanto os crimes comuns serão com base no Código Penal Brasileiro (CPB), respeitando as exceções contempladas pela legislação eleitoral.

Datafolha aponta Jaques Wagner com 50% das intenções de voto na BA


O candidato petista, Jaques Wagner, é o líder na disputa pelo governo do Estado da Bahia. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, Wagner aparece com 50% das intenções de voto. Paulo Souto, do DEM, vem em seguida com 19%.

Geddel Vieira (PMDB) aparece com 15%, Bassuma (PV) tem 2% e Professor Carlos (PSTU) apresenta 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

Brancos e nulos somam 4% e 8% são os indecisos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, entrevistou 1.198 eleitores entre os dias 28 e 29 deste mês. O levantamento está registrado no TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia) sob o protocolo número 43540/2010.

Seis pessoas presas no bairro Califórnia


Policiais do CETO prenderam na tarde desta quinta-feira (30/09) 6 pessoas sob a suspeita de associação com o tráfico. A operação dos PMs aconteceu na Rua da Coelba, bairro Califórnia

Entre os detidos estava Reinan Neri Santos “o rei do arrombamento” e sua esposa Macicleia Santana Jouget vulgo “índia”. Segundo os soldados Reinan e Índia haviam roubado algumas roupas de uma loja, em seguida trocou por pedras de crack.

Próximo a eles estavam outras 4 pessoas, deles, um menor portava 23 pedras de crack, 18 buchas de maconha, R$ 49,35 além de 9 peças de roupa nova.

Os policiais informaram ainda que o jovem que portava a droga seria o traficante do local, e os outros usuários.

Após a apreensão, todos foram encaminhados para o Complexo Policial de Itabuna e em seguida liberados.

http://www.radarnoticias.com/ver.php?id=1489

Mulheres traem e colocam a culpa nos homens, diz pesquisa


Quando o assunto é traição a polêmica é inevitável. Entre os que pensam que uma atitude dessas não é digna de perdão há sempre os que aceitariam dar uma segunda chance. Pesquisa realizada com 1.279 pessoas da classe média do Rio de Janeiro mostrou que a principal justificativa para a traição feminina é a insatisfação com o parceiro. A autora do estudo é a antropóloga Mirian Goldenberg, autora de vários livros sobre o assunto, entre eles "Por que homens e mulheres traem?".

De acordo com os dados levantados pela especialista, quase a totalidade das mulheres entrevistadas atribuem a culpa ao homem dizendo que faltava amor, romance e atenção. Algumas alegaram ainda vingança e melhora da auto-estima. As respostas dos homens foram completamente diferentes. Simplesmente disseram que traem por instinto, atração física e vocação.

Diante da pergunta "Se você traísse contaria ao seu parceiro/a?", a resposta foi de que apenas 47% das mulheres teriam coragem de assumir que foram infiéis, enquanto que 60% dos homens declarariam a traição. "Para as mulheres a falta de intimidade emocional com os parceiros é uma das maiores barreiras para que elas assumam uma traição, já para os homens seria a falta de compreensão por parte das parceiras", disse a antropóloga.

E quando se fala em perdão os homens são os mais durões. A pesquisa mostrou que apenas 40% deles disseram que perdoariam a parceira numa situação hipotética de traição. Já 80% das mulheres aceitariam seus parceiros de volta. "Essa dureza masculina se deve ao fato de que para os homens a pior situação que existe é se passar por corno", afirma Mirian.

Segundo dados do IBGE um índice de 71% das separações solicitadas por mulheres são motivadas por traição masculina. "Todos esses dados só nos mostram que em relação à infidelidade ainda há um privilégio masculino, já que ele é o único que se percebe e é percebido como sujeito da traição. Enquanto a mulher, mesmo quando trai, continua se percebendo como uma vítima", conclui a antropóloga.

CBF afasta bandeirinha que anulou gol do Botafogo


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou no fim da tarde desta quinta-feira o afastamento do assistente Erich Bandeira (FIFA-PR), que marcou impedimento de maneira equivocada no gol marcado por Herrera. Este seria o segundo do Botafogo no empate por 1 a 1 com o Corinthians, na quarta-feira. A entidade divulgou outras punições em um comunicado oficial. Confira:

"A CBF tem como procedimento habitual analisar o desempenho de árbitros e assistentes nas competições coordenadas pela entidade - Copa do Brasil, Copa do Brasil de Futebol Feminino e Campeonato Brasileiro das Séries A, B. C e D - tomando as medidas cabíveis que cada caso requer, de acordo com os relatos dos observadores, e também, nos casos de reclamações oficiais dos clubes através das Federações filiadas, do parecer da Comissão de Análise.

De acordo com esse procedimento, e tendo em vista as três últimas rodadas, a Comissão de Arbitragem da CBF decidiu pelo afastamento de árbitros e assistentes durante 20 dias, período este em que serão submetidos a treinamentos específicos, o que já foi informado às suas respectivas Federações".

Confira os outros árbitros e assistentes afastados pela CBF:

Francisco Nascimento (AL) - erro em Vitória x Fluminense
Andrey da Silva e Silva (PA) - erro em Vila Nova x Paraná
Suelson Medeiros (RN) - erro em Ponte Preta x Coritiba
Marcos Pessanha (RJ) - erro em Santos x Cruzeiro
Cleriston Rios (SE) - erro emCruzeiro x Ceará
Paulo Conceição (RS) - erro em Cruzeiro x Ceará
Elan Souza (PE) - erro em Ceará x Goiás

Bahia terá seções especiais para deficientes


Para atender a demanda de cerca de 7 mil eleitores que precisarão de estrutura diferenciada para votar no próximo domingo (3), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) instalou 612 sessões eleitorais acessíveis a pessoas com deficiência em todo o estado.

Em Salvador, 198 seções especiais vão atender as 3.781 pessoas com deficiência se cadastraram este ano o TRE-BA. No interior são 414 locais de votação adaptados.

As chamadas seções especiais são salas adaptadas com rampas, portas mais largas e situadas no andar térreo do local de votação. Segundo o TRE-BA, os espaços alocados pelo tribunal estão preparados para assegurar o conforto e acessibilidade dos eleitores durante o pleito.

Para garantir a mudança do eleitor com deficiência física para outra seção adaptada às suas necessidades é preciso informar as limitações ao Cartório Eleitoral da zona de votação durante o período de alistamento. Na última eleição, 3.693 eleitores com deficiência física votaram no estado. As informações são da Agência Brasil.

Google Street View chega ao Brasil. O que fazer com ele?


Eis que o tão aguardado Street View chegou oficialmente ao Brasil, inicialmente em 15 municípios do país, o primeiro da América Latina a contar com o serviço. Hoje pela manhã, após o anúncio, milhares de usuários começaram a caçar suas casas, locais de trabalho e outras bizarrices que o sistema traz. Mas, depois de dar algumas risadas com uma ou outra situação engraçada, o que dá para realmente fazer com o Street View e suas imagens em alta resolução?

Netinho ataca imprensa e critica ação da polícia em sua casa


O candidato do PCdoB paulista ao Senado, Netinho de Paula, abriu o comício da noite desta quinta-feira (30), em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, atacando a imprensa e disse que todos sabem de onde vem o seu dinheiro. O candidato se queixou da forma com que a polícia agiu na quarta (29), quando foi à sua casa, em Alphaville, tirar fotos do imóvel. Pesa contra ele a acusação de não ter colocado a casa em sua declaração de bens.

"Eu senti na pele o que é o preconceito, de uma parte da imprensa. Essa imprensa que tem servido um papel muito feio. Ela tem de se assumir partidária e se diz isenta, não respeita... Inventam mentiras e calúnias. Todos vocês sabem de onde vem o meu dinheiro, muito diferente dos que estão aí", disse o candidato em comício ao lado do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do candidato ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante (PT) e Marta Suplicy (PT), também candidata ao Senado.

Netinho também afirmou que o povo tem orgulho da casa dele. "O povo do gueto não é invejoso", afirmou. "Nunca fugi na hora do vamos ver. Tudo o que eu tenho, o povo tem orgulho. Foram na minha casa com a policia, por conta de uma dívida fiscal. A polícia mandou abrir e foi entrando pela janela. Meus filhos passaram mal, invadiram a minha casa, dizendo que foram lá tirar fotos. Não tinham mandado para isso", explicou.

Segundo Netinho, o fato de ele poder vencer a eleição pode estar incomodando. "Não vou agir com ódio. Sofri com isso. Vou mostrar para parte da imprensa e a elite paulistana. Vou ser um bom senador para eles."

Madonna posa de lingerie ao lado de gato em nova imagem de campanha


A cantora Madonna estampa mais uma imagem em comercial para a grife Dolce e Gabbana. A foto da cantora foi divulgada nesta quinta-feira, 30. Na última quarta-feira, imagens sem retoque da popstar de 51 anos vazaram na internet. As informações são do Ego.

Polícia: Dolabella diz que droga apreendida é de uso pessoal


O delegado-adjunto da 14ª DP do Rio de Janeiro Alessandro Thiers disse, na noite desta quinta-feira, que o ator Dado Dolabella, 30 anos, confirmou ter comprado maconha na Praia de São Conrado, na zona sul da cidade, e que o entorpecente encontrado em um pote de vitamina C em seu carro seria para uso próprio. O ator afirmou que estava indo para casa, depois de comprar a droga.

Dolabella foi autuado por porte e uso de drogas. Um laudo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) provou que o material encontrado no veículo do ator é maconha e a quantidade apreendida foi de 3,5 g.

A droga, encontrada dentro de um recipiente de vitamina C, estava escondido na bomba de gasolina da Pajero dirigida pelo ator durante uma blitz da PM no início da tarde. Ele estava sozinho, quando foi abordado pela tenente Julia Liers, que afirmou não saber que o motorista era Dolabella.

Outras polêmicas de Dado Dolabella
Há pouco mais de uma semana, o ator perdeu a carteira de motorista depois de ser parado numa blitz da Lei Seca, na Gávea, e ter se recusado a soprar do bafômetro. Por estar dirigindo sem os documentos de seu Dodge Ram 2500, a multa chegou a R$ 1.010,20. Ele perdeu 10 pontos na habilitação, sendo sete por não ter feito o teste e mais 3 por não ter o Certificado de Registro e Licenciamento Anual.

Bancários não aceitam proposta da Fenaban e greve continua


Depois de quatro rodadas de negociação, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propôs aos bancários um reajuste salarial de 4,29%, não aceito pela categoria, que exige aumento de 11%, dentre outros benefícios.

A greve dos bancários chega ao terceiro dia nesta sexta-feira (01). O valor proposto pela Fenaban equivale à inflação do período de reajuste, mas os bancários exigem este valor corrigido com um aumento real, além de melhoras na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), garantia de emprego e fim das metas e outros.

Segundo o sindicato, em Salvador a greve teve 90% de adesão entre a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNB. No Comércio, nenhum banco funcionou nesta quinta e as filas para uso de caixas automáticos e também nas lotéricas são imensas.

Pesquisa diária Vox /Band/iG: Dilma venceria no 1º turno com 47%


A candidata do PT à Presidência, Dilma Rouseff, estaria eleita no primeiro turno se o pleito fosse hoje, segundo pesquisa diária Vox Populi/Band/iG divulgada nesta quinta-feira.

De acordo com os números fechados ontem, a petista permanece com 49% das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB) se mantém com 26% e Marina Silva (PV) segue com 12%.

Votos brancos e nulos somam 4%, e os indecisos são 8%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Esse tipo de levantamento, chamado de "tracking", é atualizado todos os dias e serve para antecipar as tendências do eleitorado. Na pesquisa, o Vox Populi faz 500 entrevistas diárias e trabalha com uma amostra consolidada de 2.000 entrevistas a cada quatro dias. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 27.428/10.

Homem é preso após roubar moto em Buerarema


Foi preso pelos policiais da ROTAM, por volta 10h desta quinta-feira, um indivíduo conhecido como “Rafinha do Santa Inês”.

Segundo informações preliminares, o acusado roubou uma moto CG Titan prata na cidade de Buerarema, mas por azar dele a gasolina da motocicleta acabou na entrada de Itabuna, quando foi alcançado pelos policiais. Ainda segundo informações, Rafinha já tem passagens pela polícia.

Após ser apreendido, ele foi encaminhado ao Complexo Policial de Itabuna e depois encaminhado ao Conjunto Penal da cidade.

www.radarnoticias.com

Dado Dolabella é detido com maconha em blitz no Rio


O ator Dado Dolabella, 30 anos, foi detido com maconha em uma blitz da Polícia Militar na tarde desta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Segundo a major Fabiana Silva, chefe do planejamento operacional do 23º BPM, a droga estava guardada em um recipiente de vitamina C escondido na bomba de gasolina.

O ator foi parado pelos PMs na Avenida Epitácio Pessoa com Joana Angélica, na Lagoa, zona sul do Rio, e encaminhado para a 14ª Delegacia de Polícia.

Em setembro deste ano, Dado Dolabella perdeu a carteira de motorista depois de ser parado numa blitz da Lei Seca, na Gávea, e ter se recusado a soprar do bafômetro. Por estar dirigindo sem os documentos de seu Dodge Ram 2500, a multa chegou a R$ 1.010,20. Ao todo, ele perdeu 10 pontos na habilitação, sendo sete por não ter feito o teste e mais três por não ter o Certificado de Registro e Licenciamento Anual.

Nesta ocasião, Dado teve o direito de dirigir suspenso por um ano, mas ainda pode recorrer. O carro só não foi rebocado porque o ator ligou para um amigo levar o documento até o local.

Música do R.E.M. é a faixa que mais faz os homens chorarem


A música “Everybody hurts”, do grupo de rock americano R.E.M., é a faixa que mais faz os homens chorarem, informa uma pesquisa realizada pela organização britânica de recolhimento de royalties PRS for Music.

A faixa, lançada no disco “Automatic for the people”, de 1992, ficou na frente de músicas como “Tears in heaven”, de Eric Clapton e “Hallellujah”, de Leonard Cohen. “Nothing compares 2 U”, de Sinead O’Connor, foi a única música cantada por uma mulher a entrar no top 10. A lista foi realizada na internet, elaborada a partir de respostas de mais de1.700 homens.

“As pessoas choram quando ouvem músicas com as quais se relacionam e sentem empatia. A conexão com a letra pode fazer até o mais forte dos homens chorar”, declarou Ellis Rich, presidente da organização.

Confira abaixo as dez músicas que mais fazem os homens chorarem:

1 – “Everybody hurts” (R.E.M.)
2 – “Tears in Heaven” (Eric Clapton)
3 – “Hallelujah” (Leonard Cohen)
4 – “Nothing compares 2 U” (Sinead O'Connor)
5 – “With or without you” (U2)
6 – “The drugs don't work” (The Verve)
7 – “Candle in the wind” (Elton John)
8 – “Streets of Philadelphia” (Bruce Springsteen)
9 – “'Unchained melody” (Todd Duncan)
10 – “Angels” (Robbie Williams)

Luxemburgo aceitaria convite do Flamengo, diz assessor


O técnico Vanderlei Luxemburgo ainda não foi sondado pelo Flamengo, mas estaria disposto a assumir o time carioca caso Silas seja demitido. A informação é do assessor do treinador, Luís Lombardi.

Segundo Lombardi, o técnico, que cogitou tirar um tempo para "reciclagem" após a demissão no Atlético-MG, não rejeitaria uma proposta da diretoria do clube da Gávea, mesmo com a equipe brigando na parte debaixo da tabela.

"O Vanderlei é profissional e não vai rejeitar trabalho, seja agora ou mais à frente. A luta contra o rebaixamento também não é um empecilho para ele, até porque ele lutou muito com o Atlético nessa faixa da tabela", comentou o assessor à Rádio Brasil.

Lombardi contou também que Luxemburgo foi sondado pelo São Paulo, ainda quando treinava o Atlético-MG. Com o Flamengo, no entanto, não teria havido nenhum contato. O assessor lembrou que o técnico já admitiu várias vezes que deseja conquistar um título pelo time rubro-negro - o que não alcançou nas duas vezes em que dirigiu o clube.

Fluminense oficializa desistência do Maracanã


O Fluminense deu entrada no pedido de desistência para julgar o Pleno em favor da reabertura do Estádio do Maracanã. O motivo dado pelo clube foi a demora para julgar o caso.

O clube deu entrada no dia 3 de setembro e o julgamento foi marcado para o dia 1 de outubro (sexta). O fato gerou revolta no clube, que afirmou que o tempo foi hábil para a retirada de todas as cadeiras tanto da arquibancada, quanto das cadeiras comuns.

Com isso, o Pleno em que o Fluminense tentava um mandado de garantia para a utilização do estádio até o final do ano será cancelado.

Em setembro, o clube já teve o seu pedido negado e uma data foi marcada para julgar o Pleno. O Fluminense argumentava que o precedente semelhante foi aberto na final da Copa do Brasil em 2006, entre Vasco e Flamengo.

O clube vai arquivar no processo uma imagem que mostra que o anel superior do estádio já foi todo removido, o que atrapalha os planos, já que mesmo que vencesse não poderia usar o local - exceto se optasse por portões fechados.

Disputa pelo Senado segue acirrada na Bahia: Borges e Lídice têm 34%, e Pinheiro 30%


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (30) sobre a disputa pelo Senado na Bahia mostra que Cesar Borges (PR) e Lídice da Mata (PSB) mantêm a liderança, ambos com 34% das intenções de voto cada um. Walter Pinheiro (PT) tem 30%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, há empate técnico entre os três primeiros colocados.

José Carlos Aleluia (DEM) tem 13% das intenções de voto. José Ronaldo (DEM) aparece com 12%, Edvaldo Brito (PTB), com 11% e Edson Duarte (PV), com 3%. Os candidatos Zilmar e França, ambos do PSOL, têm 1% das intenções de voto cada um. Albione (PSOL) não pontuou.

O percentual de eleitores que diz não saber em quem votar ao Senado na Bahia é de 26% para uma vaga, e 18% para as duas vagas. Entre os entrevistados, 11% declararam que irão votar em branco ou nulo para uma das vagas, e 6%, para as duas vagas em disputa. Como nesta eleição são dois votos para senador, a soma das taxas é de 200%.

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo" e foi realizada nos dias 28 e 29 de setembro. A pesquisa está registrada no TRE-BA sob o número 43540/2010.

Tríduo e Festa de São Francisco de Assis‏


Programação

Tema Central: "Com Francisco levanta-te e vai anunciar a Palavra de Deus".


30/09 (Quinta-feira) - 19 horas

Tema: "Erguei-vos, acendei uma luz sobre as trevas do mundo".

Liturgia: Legião de Maria.

Quermesse: Equipe do Dízimo.


01/10 (Sexta-feira) - 19h

Tema: "Francisco não quis saber de riquezas: deixou tudo e se converteu".

Liturgia: Equipe do Dízimo.

Quermesse: Legião de Maria.


02/10 (Sábado) - 19h

Tema: "De Francisco as virtudes e os exemplos".

Liturgia: A Comunidade.

Quermesse: A Comunidade.


03/10 - Domingo - 19h

Tema: "Com Francisco levanta-te e vai anunciar a Palavra de Deus"

Liturgia: A Comunidade.


04/10 - Segunda-feira - Dia da Festa

06h - Repicar do sino e fogos.

09h - Momento de louvor a criação

17h30 - Procissão pelas ruas do bairro em direção à Paróquia Santa Rita de Cássia, onde será celebrada a Missa Festiva.

Todos os paroquianos de Santa Rita de Cássia e devotos de São Francisco de Assis são nossos convidados.

No dia 04/10 a Igreja São Francisco de Assis ficará aberta durante todo o dia para adoração ao Santíssimo Sacramento.

Por 8 a 2, STF derruba exigência de dois documentos para votar


O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quarta-feira (29), três dias antes da eleição, a exigência de que o eleitor apresente, no momento do voto, o título de eleitor e um documento com foto. Por 8 votos a 2, os ministros entenderam que o cidadão será obrigado a levar apenas um documento oficial que comprove sua identidade.

A determinação de apresentar dois documentos na hora de votar foi fixada pela minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado. A norma foi questionada pelo PT em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF. O julgamento começou nesta quarta-feira (29), mas foi suspenso por causa do pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, quando o placar era de 7 a 0.

Antes de começar a votar na sessão desta quinta, Mendes citou reportagem do jornal “Folha de S.Paulo”, publicada nesta quinta, que diz que o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, teria ligado para o ministro antes do julgamento. Ele negou que seu pedido de vista tenha tido motivações político-partidárias.

Em seu voto, o ministro negou o pedido de liminar do PT para flexibilizar a exigência e afirmou que uma novidade normativa, a essa altura, pode ser um fator de “desestabilização do processo eleitoral”. Segundo Mendes, haveria ainda “noção de oportunidade política” na ação proposta pelo PT.

O ministro disse ter dúvidas sobre a inconstitucionalidade da lei e citou ainda o gasto de R$ 3,2 milhões do TSE com a campanha publicitária para as eleições deste ano, inclusive com propaganda para informar os eleitores sobre a necessidade de apresentar título de eleitor e documento oficial com foto na hora de votar.

Ex-BBBs Fani e Natália Casassola posarão nuas juntas, diz jornal


Lindas, loiras e ex-BBBs, Fani Pacheco e Natália Casassola posarão nuas juntas para a edição de novembro da revista “Playboy”. De acordo com a coluna “Olá!” do jornal “Agora”, Natália substitui Priscila Pires (BBB 9), que, inicialmente, era quem estamparia a capa da revista ao lado de Fani.

Tanto Fani (BBB 7), quanto Natália (BBB 8) já posaram nuas para a “Playboy”. As informações são do Ego.

Sebrae/BA oferece 27 vagas para profissionais de nível superior


Estão abertas, até o próximo sábado (2), as inscrições para o processo seletivo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado da Bahia (Sebrae/BA). São oferecidas 27 vagas para profissionais de nível superior em diversas áreas, sendo 15 para Salvador, nove para Feira de Santana e três para Vitória da Conquista.

Do número total de oportunidades, sete são para atuação imediata e 20 para formação de cadastro reserva. As chances são para o cargo de agente local de inovação, nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Processos, Engenharia Química, Desenho Industrial, Design, Gerência de Moda, Administração de Empresas e Economia.

Podem participar graduados entre janeiro de 2007 e junho deste ano. A carga de trabalho é de 40 horas semanais e a bolsa é de R$ 2 mil. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fapes. A taxa é de 50. Os candidatos passarão por prova objetiva em 27 de outubro nas cidades de Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana.

Consumo de bebida alcoólica é liberado nas eleições da Bahia


A Bahia não está relacionada entre os estados do país que irão aplicar a Lei Seca durante as eleições no próximo domingo (3). Diferente de anos anteriores, neste ano, não há restrição a venda e ao consumo de álcool nas proximidades das zonas eleitorais durante o tempo de votação, de 8h ás 17h.

Caberá à Polícia Militar garantir o reforço da segurança nos locais de apuração de votos e nas comemorações pelo resultado das apurações. As ações incluem ainda a escolta das mais de 30 mil urnas para as zonas eleitorais.

São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também optaram por não fiscalizar o consumo e venda de bebidas alcoólicas. No caso de Tocantins e Mato Grosso, a aplicação da lei ficará a critério dos juízes eleitorais de cada município.

Prefeito defende municipalização do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães


O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, voltou a defender a municipalização do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães em entrevista ao Programa Alerta Total, da TV Cabrália.

Lembrou que o HdB é propriedade da população itabunense e funciona como uma unidade de referência para 120 municípios da região, suprindo as deficiências da própria rede estadual.

Para o prefeito, o Hospital de Base não tem problemas de gestão, “mas da falta crônica de recursos”, pois “vive apenas com os repasses de produtividade do Sistema Único de Saúde e que não remuneram os custos operacionais”.

Prefeitura faz patrolamento de ruas no Nova Itabuna


Homens e máquinas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) iniciaram a recuperação das ruas do bairro Nova Itabuna, que está recebendo uma equipe de terraplenagem para patrolamento e encascalhamento das vias.

Segundo o diretor de terraplenagem da Sedur, Israel Nunes, estão sendo utilizadas nas oito ruas e travessas 120 caçambas de cascalho e uma patrol. A Emasa também participa do trabalho recuperando o sistema de esgotamento sanitário.

Para o aposentado, Oduvaldo Lemos, que reside na rua “A” há oito anos, o trabalho da Prefeitura merece elogios: “Principalmente porque aqui é corredor de ônibus, e uma das ruas principais do bairro. Antes, nós sofríamos com buracos e muito mato na margem da pista. Hoje, já mudou o visual e esperamos que o governo continue trabalhando desta maneira, dando prioridade aos bairros mais necessitados”.

Curso capacita integrantes do Conselho de Assistência Social


A Prefeitura de Itabuna está promovendo, através da Secretaria de Assistência Social, um curso de capacitação dos integrantes do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS). O evento reúne 36 representantes do governo municipal e da sociedade civil.

Segundo a diretora de projetos da Fundação Marimbeta, Bernizeth Zorthéa, a ideia do curso é oferecer aos conselheiros uma visão do seu papel na sociedade e no governo, promovendo ao mesmo tempo o controle social sobre a política pública de assistência social, e contribuindo para o seu permanente aprimoramento em consonância com as necessidades da população.

Ficc confirma tombamento de casarão da Bananeira pelo Iphan


Já está decidido: o casarão da Fazenda Valparaiso, no bairro da Bananeira, que pertenceu ao Coronel Tertuliano Guedes de Pinho, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prédio será transformado no Museu de Itabuna, um sonho antigo da população, principalmente a artística, que se transforma em realidade. O edital já foi publicado no Diário Oficial da União da segunda-feira (27).

O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Cyro de Mattos, disse que sempre esteve confiante de que mais cedo ou mais tarde os órgãos financiadores da cultura teriam um olhar especial para o projeto de que irá transformar o casarão centro historio da cultura grapiúna.

MPE acusa Lula de propaganda irregular a favor de Dilma


O MPE (Ministério Público Eleitoral) entrou com uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por propaganda irregular.

Segundo a acusação, Lula teria usado o programa “Coluna Semanal do Presidente Lula”, de 25 de maio, para fazer propaganda antecipada em favor da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. A lei eleitoral só permitiu a propaganda eleitoral a partir a partir do dia 6 de julho.

Na propaganda questionada, Lula teria dito a uma aposentada que a decisão sobre a continuidade do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) caberia ao próximo governo. Segundo a vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau, Lula e Dilma Rousseff adotaram como principal mote de campanha a alusão ao PAC.

O Ministério Público pede aplicação de multa ao presidente Lula no valor entre R$ 5 mil e R$ 25 mil e, como a suposta publicidade teria sido reproduzida na página oficial da Presidência da República na internet, pede ainda cobrança de outra multa no valor de R$ 5 mil a R$ 30 mil.

Prefeitura não convoca aprovados em concurso do SETRAN


Após dois anos da realização do concurso para agente do SETRAN, a prefeitura municipal de Itabuna ainda não convocou e nem deu posição de quando serão chamados os aprovados no concurso.

De acordo com um dos candidatos aprovados, é grande a insatisfação por parte de todos os que participaram, pois além de terem pagado uma taxa de R$ 40,00 reais de inscrição, grande parte deles estão desempregados e sequer existe esperança se realmente serão chamados algum dia.

Vale ressaltar que, desde o ano passado, um considerável número de agentes do SETRAN foram exonerados do cargo em virtude de terem passado em outros concursos.

Procurado pela nossa equipe de reportagem para falar sobre o assunto, o secretário de transporte e trânsito do município Wesley Melo não foi encontrado.

http://www.radarnoticias.com/ver.php?id=1486

Bahia embarca para o Rio com a volta de reforços


O técnico Márcio Araújo terá importantes reforços para a partida deste sábado (2), contra o Duque de Caxias, às 18h30, em São Januário. De fora dos dois últimos jogos do Bahia, o lateral esquerdo Ávine e o atacante Jael estão recuperados de lesão e voltam aos gramados. Já o meia Rogerinho, também liberado pelo Departamento Médico, e Rodrigo Gral, que conseguiu o efeito suspensivo, não embarcam para o Rio de Janeiro com a delegação tricolor por opção do treinador.

Na lista de relacionados para a partida contra o time carioca, a outra novidade é a entrada do atacante Éverton, recém-contratado e já regularizado. Hoje a tarde, embarcam para o Rio de Janeiro os goleiros Fernando e Omar; os laterais Ávine, Arilton e Diego Corrêa; os zagueiros Alison, Nen e Vagner; os volantes Bruno Octávio, Fábio Bahia e Hélder; os meias Ananias, Morais e Vander; e os atacantes Adriano, Everton, Mendes e Jael.

O Bahia, atual terceiro colocado na tabela, enfrenta o Duque de Caxias, 10° colocado no Campeonato Brasileiro da Série B, pela 26ª rodada da competição.

Band TV é indicada ao Prêmio Caboré 2010


A "Band TV", do Grupo Bandeirantes de Comunicação, irá concorrer ao Prêmio Caboré 2010 na categoria Veículo de Comunicação – Mídia Eletrônica. A seleção foi feita pelos editores do Meio & Mensagem após ampla consulta junto ao mercado publicitário.

A emissora é uma das três finalistas para o troféu, que será concedido durante a Festa do Dia Mundial da Propaganda. A cerimônia será realizada no dia 6 de dezembro, na qual serão homenageados os indicados e revelados os vencedores do Prêmio Caboré 2010.

Também serão premiados Empresário ou Dirigente da Indústria da Comunicação, Agência de Propaganda, Profissional de Criação, Profissional de Atendimento e Profissional de Planejamento. Outras categorias são Veículo de Comunicação – Mídia Impressa, Profissional de Mídia, Profissional de Veículo, Anunciante, Profissional de Marketing, Serviço especializado e Produção Publicitária.

Caboré

O prêmio foi instituído pelo jornal Meio & Mensagem em 1980 com o intuito de homenagear profissionais e empresas que se destacam em seus respectivos setores. São lembradas aquelas que contribuem para o avanço da indústria da propaganda e o desenvolvimento do marketing e da comunicação no mercado brasileiro.

O Caboré hoje é um dos mais importantes e cobiçados troféus do mercado publicitário. A lista completa dos indicados deste ano ainda não foi divulgada.

Espanha desarticula mais uma rede de prostituição de brasileiros


A polícia da Espanha anunciou nesta quinta-feira (30) que desbaratou na semana passada na província de Gerona uma rede de prostituição que tinha integrantes e vítimas brasileiros.

Foram presas 22 pessoas, suspeitas de favorecer a imigração ilegal, cometer crimes de prostituição, formar quadrilha e atentar contra os direitos dos trabalhadores. Também foram detidas 18 prostitutas, a maioria brasileiras, que não tinham permissão para morar e trabalhar na Espanha. Foi aberto um processo administrativo para a deportação delas.

As vítimas eram atraídas à Espanha por e-mail e por redes sociais, segundo as autoridades. Mais de 100 homens e mulheres teriam sido atraídos pela quadrilha. Elas chegavam à Europa via Paris e depois eram levadas de carro para a Espanha. As prisões ocorreram nas cidades de Fontcoberta, Mont-Ras, Medinyà e Gerona.

Os depoimentos de seis pessoas que tinham sido vítimas da organização deram início às investigações, em abril de 2009, nas cidades de Gerona e Barcelona.

Após um ano e meio de investigações em colaboração com as autoridades brasileiras, a polícia espanhola conseguiu desarticular a rede, que explorava sexualmente tanto mulheres, homens e transexuais.

As vítimas contraíam dívida com os membros da organização, que oscilava entre 2,5 mil e 9 mil euros. Elas tinham de pagar com a venda do próprio corpo.

Engenheira estaria na mão de traficantes


A polícia recebeu uma denúncia anônima, através do Disque-Denúncia (3235-0000), de que a engenheira ambiental Marleide de Oliveira Junqueira, 36, sumida há 40 dias, estaria em poder de traficantes. O que chegou à polícia é que seu namorado, Antônio Luiz Santos de Jesus, 44, teria a entregue a um grupo de homens armados, que comandam o tráfico no bairro de Fazenda Grande IV. Na tarde desta quarta-feira (29), agentes foram à região fazer buscas. Eles trabalham com a hipótese de que a engenheira estaria em um cativeiro. Preso, acusado de envolvimento no sumiço de Marleide, Antônio passou por duas acareações, nas quais foi desmentido. Ele está preso na 11ª Delegacia, em Tancredo Neves.


www.bahianoticias.com.br

Professores paralisam atividades por 24h na Bahia


As escolas da rede estadual de ensino amanheceram fechadas nos 417 municípios da Bahia, nesta quinta-feira, 30, por conta da paralisação de 24h dos professores. A categoria reivindica o julgamento do pagamento da conversão da Unidade Real de Valor (URV) para a atual moeda, o real, com juros e correção desde 1999. Por causa da paralisação, cerca de 1,1 milhão de alunos ficaram sem aulas na rede pública estadual de ensino.

De acordo com a vice-presidente da APLB, sindicato dos docentes, Marilene Betros, a categoria está unida para conseguir o pagamento. "Nós mais uma vez nos mobilizamos para pressionar pela realização do julgamento do nosso processo da URV. Pedimos à presidente do Tribunal de Justiça agilidade na nossa causa", afirma.

Ainda segundo Marilene, apesar da paralisação, não há outras atividades de manifestação programadas para os próximos dias. "Devido ao período eleitoral, não podemos programar manifestações, já que as comitivas do interior não podem se deslocar para a capital. Por isso, após as eleições, convocaremos a categoria para definir novas atividades e dar continuidade à mobilização", finaliza.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do Estado informou que o órgão não irá se manifestar sobre a mobilização dos professores, pois quem irá decidir sobre a causa é a Justiça.

Mãe de Adriano diz a jornal que atacante pensou em suicídio


O período de depressão que Adriano passou nos últimos meses de Inter de Milão é conhecido por todos, mas a mãe do jogador, dona Rosilda, relembrou os difícieis momentos que o atacante passou em entrevista ao jornal italiano "Gazzetta dello Sport". Segundo ela, Adriano chegou a falar em se matar, por isso voltou para o Brasil (para as suas raízes, como disse à época), chegou a afirmar que abandonaria o futebol, mas pouco tempo depois assinou contrato com o Flamengo, onde ficou por cerca de um ano. Mas segundo a mãe do atleta foi o Roma que o fez renascer.

- Um dia, quando estava na Itália, ele me ligou e disse não aguentar mais, ele queria parar com o futebol. Ele me disse que estava pensando em suicídio. Agora ele está de volta e claro que eu tenho que agradecer ao Roma, que lhe deu uma oportunidade - disse ela.

Como o próprio jogador já havia revelado, dona Rosilda diz que a origem da depressão do filho foi a morte do pai:

- Isso nunca passou. Seus críticos falavam mal sem saber realmente o que estava acontecendo, e ele entrou em colapso. Eu lhe disse para agir com o coração, porque nada é mais importante que a sua felicidade. E se tivesse que desistir do futebol para obtê-la, não há problema.

Apesar de o pior momento ter acontecido quando Adriano jogava pelo Inter de Milão, ela agradece ao clube:

- Nós seremos sempre gratos ao Inter. O clube marcou a sua vida e tornou-o rico e famoso. Mas, de acordo com ela, agora é hora de virar a página e começar de novo para voltar a ser um dos grandes atacantes do mundo:

- Meu filho vai fazer isso, tenho certeza. Vai vencer o desafio, ele e seu Roma ressuscitarão. Adriano hoje é um novo homem, uma pessoa com a cabeça no lugar.

Tiroteio no S. Antonio fere duas pessoas


Duas pessoas sairam feridas num tiroteio ontem à noite (29) no bairro Santo Antonio, em Itabuna. Diego Francisco, residente na rua D. Francisca, foi alvejado no pé esquerdo, foi atendido e liberado. A segunda vítima, não foi identificada e não deu entrada no Hospital de Base. A Policia Militar cercou as entradas e saídas da localidade para localizar os atiradores. Informações dão conta que um indivíduo, indentificado como Bozó (que não é o comerciante do bairro), seria o autor de quatro disparos contra duas pessoas.

www.jornalsportnews.blogspot.com

Hospital de Base suspende pequenas cirurgias


Segundo informou uma atendente do Hospital de Base que atende a mais de 100 cidades em toda região sul do estado, as pequenas cirurgias estão suspensas há dois meses. O motivo informado é a falta de médicos para realizar os procedimentos médicos.

De acordo com a funcionária do HBLEM, os médicos residentes estão em greve nesse mesmo período, afetando diretamente o quadro de médicos do Base.

www.xilindroweb.com.br

Terminam hoje as inscrições da Uesc


Encerra-se nesta quinta-feira, às 20 horas, o prazo para inscrição no vestibular da Universidade Estadual de Santa Cruz. O candidato deve inscrever-se no site www.uesc.br e imprimir o boleto no valor de R$ 85 para pagar no banco.

A universidade oferece 1.600 vagas em 33 cursos de graduação. 50% das vagas serão destinadas para os candidatos cotistas, negros e indígenas que estudaram em escolas públicas.

Há rumores de que a Uesc estuda prorrogar o prazo para inscrição no vestibular 2011 por causa da greve nos bancos, o período eleitoral e a procura abaixo da espectativa. As provas estão previstas os dias 16 a 18 de janeiro.

Dilma tem 47%, Serra, 28%, e Marina, 14%, aponta Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (30) mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 47% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 28%, e Marina Silva, do PV, tem 14%, segundo o levantamento, encomendado pela TV Globo em parceria com o jornal "Folha de S.Paulo".

Em relação à pesquisa anterior, realizada na segunda-feira (27), Dilma oscilou um ponto para cima; Serra e Marina mantiveram os percentuais registrados anteriormente.

Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter de 45% a 49%, Serra, de 26% a 30%, e Marina, de 12% a 16%.

De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somaram 3%, e indecisos, 6%.

Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) obteve 1%.

Dentre os outros candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) –, nenhum atingiu 1% das intenções de voto, mas juntos eles alcançaram 1%.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Conca garante vitória para o Flu contra o Avaí


Com pouca inspiração, mas muita vontade, o Fluminense lutou até os minutos finais para furar a forte marcação do Avaí e garantir a vitória e a liderança do Campeonato Brasileiro. O argentino Conca, aproveitando rebote em jogada de escanteio, marcou o único gol do triunfo por 1 a 0 sobre os catarinenses, nesta quarta, no Raulino de Oliveira.

Com 51 pontos, o Flu se mantém líder até o fim desta rodada. O Avaí é o 16º, com 28 pontos.

O Tricolor agora se prepara para voltar a campo no sábado, quando enfrenta o Grêmio Prudente, em São Paulo. No mesmo dia, o Avaí recebe o São Paulo, na Ressacada.

Marina acusa Dilma de mudar discurso sobre aborto para ganhar votos


A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, acusou nesta quarta-feira a adversária Dilma Rousseff (PT) de mudar seu discurso sobre a legalização do aborto para ganhar votos.

"Eu não faço discurso de conveniência. A ministra Dilma já disse que era a favor e depois mudou de posição. Não acho que em temas como esse se deva fazer um discurso uma hora de uma forma e outra hora de outra só para agradar o eleitor".

A senadora reafirmou que é a favor de um plebiscito sobre o assunto. Ela se diz pessoalmente contrária à liberação do aborto por motivos religiosos.

Marina fez uma rápida aparição na Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. Cercada por muitos jornalistas e assessores, não conseguiu fazer corpo a corpo com eleitores que passavam pela estação.

Uma criança de apenas 3 anos morre carbonizada


Uma criança de apenas 3 anos morre carbonizada e outra de 6 saiu gravemente ferida em um incêndio no bairro Maria Pinheiro.

Segundo informações de populares, a mãe deixou as crianças dormindo enquanto ela foi assistir novela na casa da vizinha. As crianças estavam em um cômodo que tinha uma vela acesa devido a falta de energia na casa.

Pouco depois da saída da mãe a vela caiu, e começou a queimar a casa, que era feita de madeira.

Os vizinhos viram fumaças e princípio de incêndio e tentaram apagar o fogo, Mas infelizmente o pequeno Daniel de Apenas 3 anos já estava em óbito. Matheus de 6 foi encaminhado para o hospital Manoel Novais.

www.radarnoticias.com

Ministros do STF consideram exagero 2 documentos para votar


Um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes interrompeu nesta quarta-feira, 29, o julgamento de ação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que questiona a obrigatoriedade de apresentação de dois documentos no momento da votação. A questão foi levantada por uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) apresentada pelo PT, na qual o partido questiona essa exigência.

Relatora da ação, movida pelo PT, Ellen Gracie defendeu a obrigatoriedade de apresentação de um documento com foto, mas considerou dispensável a apresentação do título eleitoral pelo cidadão. Segundo a votar, o ministro Marco Aurélio acompanhou relatora e se manifestou pela não obrigatoriedade da apresentação do título de eleitor.

A lei dispõe que "no momento da votação, além da exibição do respectivo título, o eleitor deverá apresentar documento de identificação com fotografia." O PT sustenta que a medida é desnecessária, injustificável e irrazoável. Para o partido é "perfeitamente possível garantir a autenticidade do processo de votação, sem comprometer a universalidade do voto, mediante a consulta a um documento oficial com foto".

Após suspensão da sessão, o ministro Dias Toffoli retomou o julgamento adiantando que seguiria o voto da relatora. A ministra Cármen Lúcia também teve o mesmo entendimento. Segundo ela, a exigência de apresentação de dois documentos, embora bem intencionada, pode complicar o processo eleitoral.

Embora o ministro Ricardo Lewandowski também tenha acompanhado a relatora, ele sugeriu que eleitor possa votar também só com título, desde que identificado pelo mesário por outros meios.

Atlético-PR bate Vitória e continua subindo


Sem medo de atacar, o Atlético-PR derrotou o Vitória por 1 a 0, nesta quarta-feira, na Arena da Baixada, e subiu ainda mais na tabela. Em quinto lugar, o Furacão chegou a 41 pontos e continua vivo na briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Já o Leão permaneceu com 31 e se preocupa com a zona de rebaixamento.

A postura ofensiva do Atlético-PR não ficou só na teoria. Assim que o árbitro Marcelo de Lima Henrique apitou pela primeira vez, o Vitória teve de suportar um verdadeiro Furacão. Com a velocidade de Branquinho, Guerrón e Maikon Leite, os donos da casa tomaram o controle total do jogo e partiram para cima do rival.

As duas primeiras chances claras saíram do pé direito do meia Branquinho. Em duas jogadas muito parecidas, nas quais o meia-atacante saiu do lado esquerdo, trouxe para dentro e finalizou, a bola tirou tinta do gol defendido por Lee. Acuado, o Vitória tentava criar algumas jogadas em cima do centroavante Júnior, mas não chegada a incomodar.

Confira os números da Mega-Sena sorteados nesta quarta-feira


Caixa Econômica Federal sorteou, nesta quarta-feira (29), as dezenas do concurso número 1.218 da Mega-Sena.

Confira os números: 10 - 23 - 29 - 31 - 33 - 46.

O prêmio acumulado chegou a R$ 62,5 milhões. Até as 21h40 desta quarta, a Caixa ainda não havia informado o rateio.

Jean rebate críticas de Silas e clima piora ainda mais no Flamengo


O clima no Flamengo é dos piores. Após o empate com o Goiás por 1 a 1 na terça, o técnico Silas culpou os jogadores pela derrota. Durante a coletiva de imprensa, disse que as vaias dos torcedores não eram para ele. “Eu não faço gol contra, não chuto a gol”, comentou.

Principal alvo do comentário, o zagueiro Jean, autor do gol contra, mandou a batata quente de volta para Silas. “Primeiro, o Silas me contou que não disse nada. Só que cheguei ao Rio e vi que existe uma gravação. Isso é lamentável. Em momento algum o treinador pode expor um jogador dessa forma", comentou o jogador ao desembarcar no Rio de Janeiro nesta quarta.

"O jogador tem dois segundos para decidir. Já o treinador tem dois ou três dias antes da partida, às vezes até uma semana e erra mais do que o atleta em campo”, finalizou.

Jean, agora, não sabe como ficará o clima no Flamengo. “Nunca fui amigo de treinador. Apenas cumpro ordens e será assim daqui para frente se ele continuar, o que acredito que irá acontecer”, finalizou.