segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Saúde vai vacinar jovens de Salvador contra meningite C

A Secretaria da Saúde da Bahia anunciou que vai vacinar jovens de Salvador, ehtre 15 e 24 anos, contra a meningite C. Nos dias 12 e 13 de fevereiro, 58 postos de vacinação estarão abertos na cidade para aplicação das vacinas. As datas fazem parte da estratégia complementar de imunização montada pelas secretarias da Saúde do Estado e do município de Salvador.

Essa é a segunda campanha de vacinação contra meningite C destinada aos jovens de 15 a 24 anos. Em 2010, quando foram reservados três finais de semana para a população desta faixa etária, foram imunizadas mais de 400 mil pessoas, representando uma cobertura de 52,63% da meta, que era de cerca de 776 mil pessoas. Essa vacinação será disponibilizada apenas para os jovens de Salvador.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Alcina Andrade, a preocupação de se disponibilizar novamente a vacina para os jovens é por conta da baixa cobertura alcançada na vacinação do ano passado. Dados apontam que na faixa etária de 20 a 24 anos apenas 30% da meta de cobertura foi atingida. “Resolvemos incluir a população de 15 a 19 anos pela baixa cobertura registrada também entre esses indivíduos”, ressalta Alcina. A diretora explica que entre os adolescentes de 10 a 15 anos a cobertura alcançou níveis satisfatórios, por isso essa população não foi incluída desta vez.

Em 2011, a vacina contra a meningite C entrou no calendário nacional de imunização. As doses estão disponíveis nos postos de vacinação de todo o estado, durante todo o ano, para crianças de até dois anos.

Nenhum comentário: