quinta-feira, 31 de março de 2011

Cemae oferece Núcleo para pacientes com doença falciforme


Diretores e coordenadores da Secretaria da Saúde de Ilhéus participaram da apresentação do Núcleo de Doença Falciforme, no auditório do Centro de Testagem e Amostragem (CTA), na antiga Fundação Sesp. Na oportunidade, os profissionais conheceram o trabalho realizado pelo Núcleo, obtiveram informações sobre a doença, formas de tratamento, e os procedimentos quanto ao encaminhamento do paciente.

O Núcleo de Doença Falciforme no município atende a cerca de 150 pacientes, prestando acompanhamento multidisciplinar, com assistência médica, nutricionional, assistência social e enfermagem.

Segundo explica a coordenadora do Núcleo, a enfermeira Manuela Mesquita, é importante que os diversos setores da secretaria, e em especial o departamento de atenção básica, tenham conhecimento sobre o trabalho do núcleo, tendo em vista que, mesmo com o acompanhamento especializado, o paciente não perde a referência com a unidade ou posto de saúde do seu bairro, e esses profissionais precisam estar preparados para atender à demanda.

Nenhum comentário: