quinta-feira, 31 de março de 2011

Prefeitura de Itabuna investe na inclusão social de jovens


A terça e a quarta, dias 30 e 31, foram certamente marcantes para 200 jovens e adolescentes moradores de bairros periféricos de Itabuna. Eles puderam participar de um curso para formação de lideranças, realizado na Igreja Santa Rita de Cássia, São Caetano. A capacitação foi promovida pela Secretaria de Assistência Social, através do Departamento de Políticas Sociais – Divisão para juventude, em parceria com as secretarias de Educação e Saúde do município.

O critério para participar das discussões foi se destacar em sua comunidade, “enquanto liderança estudantil, religiosa ou comunitária”. “O prefeito Capitão Azevedo, quando criou essa divisão, tinha como preocupação a inclusão social, levando geração de renda e preparação para cursos de qualificação; é isso que nós estamos fazendo. Queremos jovens com espírito de liderança enfrentando o mercado de trabalho e qualquer tipo de circunstância”, explica Sérgio Fontes, diretor da citada divisão.

Próximos passos
Sérgio Fontes explica que o próximo passo é oferecer um curso voltado para a inclusão digital, que abrangerá desde a informática básica até a avançada e manutenção de micros. Em seguida, serão promovidos cursos profissionalizantes para jovens, em parceria com a FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências).

Outra ponto que está entre as metas da Divisão para Juventude é a realização de pré-conferências preparatória para a Conferência Nacional da Juventude. Na oportunidade, serão abordados 69 temas. Entre eles, questões da família, colégio, bairro etc.

Nenhum comentário: