quinta-feira, 14 de abril de 2011

Educação investe em segurança escolar


Até o final deste ano todas as 112 unidades escolares da rede municipal de ensino estarão integradas ao sistema de monitoramento eletrônico, gerenciado através da Guarda Civil Municipal - GCM. A informação é do secretário de Educação, Gustavo Lisboa, que está investindo R$ 100 mil, nesta primeira etapa, para a instalação de sensores em 50 escolas, das quais 20 delas em fase operacional.

Ele explica que numa segunda etapa o sistema será ampliado para mais 40 escolas nos próximos meses e deve fechar o ano com todas as unidades em operação, aumentando a segurança para professores, alunos e o próprio patrimônio da SEC. Cada unidade contará com um alarme e um número variável de sensores de última geração, de acordo com o tamanho da escola.

Segundo o responsável pela equipe de monitoramento da Guarda Civil Municipal, Aldenor Góes, que também é eletrotécnico, o sistema funciona 24 horas, de forma inteligente, e é acompanhado pela GMC, que dispõe do suporte de três motos cedidas pela SEC e equipamentos da rádio.
A GCM também está licitando a aquisição de mais quatro motos, uma pick-up e dois veículos de quatro portas, que serão usados para o transporte das equipes de segurança.

Um aspecto salientado por ele é que o sistema permite intervenções contra roubo, vandalismo e quaisquer incidentes a partir de uma central instalada na base da GCM, na Vila Olímpica de Itabuna: “A partir do momento em que alarme for acionado a GCM também é acionada para uma resposta imediata”.

Nenhum comentário: