sexta-feira, 29 de abril de 2011

Itabuna mobilizada para Dia “D” de Vacinação


Neste sábado, dia 30 de abril, mais de 500 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, entre enfermeiros, agentes comunitários, técnicos de enfermagem e coordenadores da atenção básica, bem como da Vigilância Epidemiológica estarão mobilizados para o Dia “D” de Vacinação Contra Gripe (sazonal), cujo público alvo são os idosos com a idade a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a 1 ano e 11 meses, gestantes e profissionais de saúde.

No período das 7 às 17 horas estarão em funcionamento 33 postos fixos, instalados em diversos bairros e no centro da cidade, bem como nos distritos de Itamaracá e Mutuns, além de 07 unidades móveis que percorrerão abrigos, hospitais, casas de apoio e locais onde a população alvo da vacina não dispõe de unidades de saúde.

A meta, segundo o coordenador de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Dino Cezar Passos, é atingir 95% de cobertura vacinal em Itabuna. Para tanto, será necessário à imunização de 22 mil idosos, 4.500 crianças, 3.500 gestantes e 2.500 profissionais de saúde, totalizando 32.500 pessoas. A campanha, que foi iniciada no último dia 25 de abril, prosseguirá até o próximo dia 13 de maio.

Dino Cezar observa que às únicas restrições para que uma pessoa não receba a dose da vacina é o fato de ser alérgica a ovo de galinha e estar com febre alta. Quanto as possíveis reações após a imunização, a exemplo de dor, vermelhidão e aparecimento de pequeno nódulo no local da vacina, Passos destaca que é natural e que eles desaparecem da mesma forma que surgem, ou seja, espontaneamente.

Nenhum comentário: