terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pesquisa: brasileiro espera 19 min em média na fila do banco


Uma pesquisa da consultoria J.D. Power do Brasil apontou que os brasileiros são os menos satisfeitos com os serviços bancários em comparação com Canadá, Estados Unidos, China e Reino Unido. De acordo com o estudo divulgado nesta terça-feira, a satisfação dos correntistas de bancos no País atingiu 679 pontos, em uma escala que vai até 1.000, atrás de Canadá (756), EUA (752), China (685) e Reino Unido (683). Entre os pontos que pesaram contra as financeiras está o tempo médio de espera nas agências, que ficou com média de 19,2 minutos no Brasil, ante 3,1 minutos nos Estados Unidos.

Os brasileiros se mostraram mais contentes com atividades da conta, embora apenas 28% tenham aprovado os serviços. Nos outros cinco fatores, o desempenho das instituições foi pior - informações da conta (18%), oferta de produtos (18%), instalações físicas (15%), taxas (11%) e resolução de problemas (10%).

"A baixa satisfação dos clientes com relação aos bancos no Brasil deve-se, principalmente, ao maior número de problemas que os clientes vivenciam - 34% dos clientes brasileiros afirmam que tiveram um problema com o seu banco. Em comparação, problemas são relatados por apenas 16% dos clientes de bancos de varejo no Canadá, e 22% dos clientes nos Estados Unidos, em 2011", afirmou a J.D. Power do Brasil em nota.

Foi a primeira vez que a pesquisa foi feita no Brasil, com cerca de 3 mil clientes, entre maio e junho deste ano. Entre os sete bancos de varejo pesquisados, o Itaú Unibanco teve a maior nota. Já o Banco do Brasil ficou com a menor nota de satisfação entre os brasileiros.
Confira abaixo o ranking dos bancos pesquisados pela consultoria:

1. Itaú Unibanco - 707 pontos
2. HSBC - 693 pontos
3. Banrisul - 683 pontos
4. Santander - 681 pontos
5. Caixa Econômica Federal - 670 pontos
6. Bradesco - 667 pontos
7. Banco do Brasil - 661 pontos

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