segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Segurança em alerta! Milícias comandam 12 bairros de Salvador


O que todo soteropolitano já sabe começa a ganhar os noticiários de outras partes do País. Salvador vive problemas sérios de segurança e as milícias controlam, ao menos, 12 bairros da capital baiana, causando pânico entre a população que espera ações do poder público para combater o avanço da violência e a ousadia dos bandidos.

De acordo com o jornal O Globo, “as milícias estão organizadas na Paraíba, no Espírito Santo, no Ceará, em Mato Grosso do Sul, no Pará, em Pernambuco, em Alagoas, no Piauí, em Minas Gerais e em São Paulo, além da Bahia e do Rio”. Segundo a publicação, no caso da Bahia ainda há suspeita de envolvimento de políticos.

Investigações do Ministério Público apontam que milicianos têm controle de 12 bairros do subúrbio da capital, entre eles Águas Claras, Fazenda Grande do Retiro e Cosme de Farias. Eles exploram o transporte alternativo e a distribuição de serviços de internet, de TV a cabo e de gás. O modo de operar é semelhante ao de grupos paramilitares do Rio de Janeiro.

Vereadores, com base eleitoral na região, estão na mira dos promotores. Segundo o MP, os parlamentares estariam se beneficiando das milícias em eleições. Os grupos agem com características diferentes em cada estado. O discurso para controlar as comunidades é parecido: eles extorquem dinheiro de moradores e comerciantes para oferecer segurança privada ilegal. Em troca da proteção, os milicianos prometem expulsar ou matar traficantes.

Nenhum comentário: