quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Banco Central reduz Selic em 0,5 ponto percentual, que vai a 11%


O Banco Central reduziu, nesta quarta-feira, em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros, Selic, a 11% ao ano. Esta é a última reunião de 2011 do Comitê de Política Monetária (Copom) para ajustar a taxa, e a terceira queda seguida.

A decisão vem alinhada com a expectativa do mercado, que apostava neste corte. Na última reunião, em 19 de outubro, o BC cortou a taxa também em 0,5 ponto percentual.

Neste ano, o Copom elevou por cinco vezes seguidas a Selic até a taxa atingir 12,5% ao ano no dia 20 de julho. De lá para cá, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que indica a inflação oficial no País, começou a perder força, o que fez com que o Banco Central promovesse duas reduções de 0,5 ponto percentual cada, nas reuniões do fim de agosto e meados de outubro.

Pelo comunicado, o Copom informou que: "(...) o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 11% ao ano, sem viés. O Copom entende que, ao tempestivamente mitigar os efeitos vindos de um ambiente global mais restritivo, um ajuste moderado no nível da taxa básica é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012."

Nenhum comentário: