sábado, 30 de abril de 2011

Neymar e Ganso brilham, Peixe cala o Morumbi e despacha o São Paulo


O Santos é o primeiro finalista do Campeonato Paulista. Jogando com sua força máxima e contando com mais qualidade técnica do que o São Paulo, o Peixe soube suportar a pressão do Tricolor, que teve muita correria e pouca criatividade e, contando com uma ótima alteração de Muricy Ramalho no intervalo, venceu com justiça por 2 a 0, gols marcados por Elano e Ganso, no Morumbi.

Foi a sexta vitória alvinegra sobre o rival nos últimos sete jogos. O time da Baixada Santista agora espera o vencedor do duelo entre Corinthians e Palmeiras, que se enfrentam neste domingo, às 16h, no Pacaembu. Já o Tricolor, que terá a Copa do Brasil pela frente, amarga a quinta eliminação consecutiva em uma semifinal de estadual.

Presidente do PSDB rebate críticas de resolução petista


O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra, rebateu as críticas de que existe fragmentação nos partidos de oposição, feitas neste sábado pelo presidente do PT, Rui Falcão, após reunião do diretório nacional em Brasília. Em nota, o parlamentar afirmou que irá analisar nos próximos dias, ponto a ponto, a resolução política divulgada pelo Partido dos Trabalhadores. Para Guerra, "é saudável e útil que partidos políticos discutam temas nacionais".

Além disso, segundo Guerra, a intenção é recuperar a imagem do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, afastado da sigla em 2005, por suposto envolvimento no esquema conhecido como mensalão, e reintegrado ontem à legenda. "O que espanta é que tantos compromissos e tantas ideias como as divulgadas hoje não são capazes de desmontar o óbvio: o movimento para recuperar Delúbio Soares, enquanto o STF examina processo em que são identificados diversos crimes, inclusive o de formação de quadrilha", diz o texto da nota.

PSOL quer destituir presidente do Conselho de Ética do Senado

O PSOL pretende iniciar na próxima terça-feira (3), no plenário do Senado um movimento para tentar retirar João Alberto (PMDB-MA) da presidência do Conselho de Ética da Casa em virtude das denúncias contra o senador.

Nesta sexta-feira, 29, reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo mostrou que o senador maranhense assinou atos secretos para criar cargos e aumentar salários quando integrou a Mesa Diretora do Senado entre 2003 e 2007. João Alberto é homem de confiança do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).

O senador do PSOL Randolfe Rodrigues (AP) pretende procurar senadores de outros partidos para pedir a destituição do colega do cargo. "Para presidir o Conselho de Ética tem de ter precondições. A composição da comissão já não é adequada e a minha percepção é que podemos e devemos arguir sobre a suspeição do senador João Alberto presidir o Conselho devido ao seu histórico", disse Randolfe.

Ex-BBB posa nua com outra mulher em campanha contra violência


A ex-BBB Angélica Morango resolveu ficar nua para a campanha #EuSouGay. As fotos foram feitas neste sábado (30) e postadas no Twitter.

"Acho importante usar a visibilidade que tenho para causas importantes como essa contra o ódio, o preconceito e a homofobia", contou Morango, que é homossexual. "Temos que ser reconhecidos como o que somos, e se para chamar a atenção para isto eu preciso tirar a roupa, ok", contou.

O projeto #EuSouGay combate o ódio, a violência e não é um luta apenas contra a homofobia. É uma campanha contra a intolerância e a falta de respeito a toda e qualquer minoria.

Assaltantes são mortos e caixa eletrônico é recuperado após assalto em Rodelas



Fotos do site: Chico Sabe Tudo

Um caixa eletrônico localizado na Prefeitura de Rodelas, na microrregião de Paulo Afonso, a 540 km de Salvador, foi roubado por dez assaltantes durante a madrugada deste sábado (30). O grupo colocou o caixa em uma caminhonete L200 vermelha e fugiu no sentido Paulo Afonso.

A Polícia Militar foi acionada e encontrou o grupo na BA 210, a 45 km de Paulo Afonso. Houve troca de tiros, dois assaltantes foram atingidos e morreram no local. O restante do grupo fugiu para um matagal que margeia a pista. Na ação, uma viatura da PM ainda tombou provocando apenas danos materiais.

Segundo a polícia, a L200, placa MUP-9347, que havia sido roubada na cidade de Piranhas, no Ceará, foi abandonada na pista. Dentro dela, foi encontrado coletes balísticos, balaclavas e munições, além do caixa eletrônico. Os assaltantes que morreram portavam uma pistola e uma espingarda cal 12.

Policias da 45ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Curaçá), 20ª Batalhão da Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso), Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Caatinga) e o Grupamento Aéreo da PM participam das buscas aos demais membros da quadrilha.

Exoneração do coronel Mascarenhas pode sair próxima semana


Informações de bastidores que chegaram ao Teia de Notícias dão conta de que a exoneração do coronel Nilton Mascarenhas do comando geral da Polícia Militar da Bahia pode ser anunciada já na próxima semana. O informante, que tem livre circulação no Governo do Estado, disse que a demissão deve ser publicada no Diário Oficial de quarta (4) ou quinta-feira (5).

No entanto, a fonte disse ao Teia que o governo pode tentar despistar o fato, empurrando a substituição mais para frente, e o pedido de exoneração deve partir do próprio Mascarenhas.

O governo nega a informação, dizendo que tudo não passa de boato, sob o argumento de que o coronel Mascarenhas tem desenvolvido um trabalho que agrada o secretário de Segurança Pública, Mauricio Barbosa, e até do governador Jaques Wagner. Entretanto, a especulação tem ganhado corpo nos corredores do alto escalão da Polícia Militar e a modificação está praticamente sacramentada. O coronel Alfredo Castro é o mais cotado para assumir o posto.

Maria Rita diz que relacionamento por interesse a machucou


Maria Rita conta no programa Hebe, na próxima terça-feira (3), às 22h05, na RedeTV!, que seu coração já tem dono, mas que existem muitos homens "malandros". "Tive um relacionamento por interesse e me machucou muito. Então, aprendi a identificar esse comportamento, a aproximação por deslumbre".

Do filho, Antonio, fala cheia de orgulho: "ele é caseiro, tímido e uma companhia incrível. É a minha turma".

Deficiente mental é estuprada em Urandi-Ba


Nessa sexta-feira (29), Ana Paula, 21 anos, que é deficiente mental, foi estuprada, no município de Urandi, no sudoeste baiano. Segundo informações do Urandi News, o autor do crime foi Kleiton Marlon Marques de Souza e um menor, 17 anos, que estavam acompanhados de outras pessoas, no entanto, apenas os referidos praticaram o ato.

Além disso, o menor já havia passado, recentemente, pela delegacia de Licínio de Almeida, devido ao porte de 27 papelotes de cocaína. Kleiton foi preso em flagrante, o menor apreendido e estão à disposição da Justiça.

http://www.brumadonoticias.com.br/v1/

‘Sou o cara mais carente do mundo’, diz Latino, recém-separado


Ele passou os últimos 22 anos emendando um namoro no outro, e diz que agora está aprendendo a ser solteiro. Tarefa dura para Roberto Souza Rocha, o Latino, que se separou há quatro meses de sua ex-dançarina e agora apresentadora Mirella Santos.

“Sou o cara mais carente do mundo. Só vou sozinho à academia”, diz o cantor. “Quando me separei, fiquei dois meses mal, chorei muito. Sofro quando lembro da vida com ela. Seis anos é uma vida”, conta ele, que admite ficar chateado quando pintam boatos de que a ex estaria com outro. “Mas tenho que aprender a administrar isso”.

O fim do casamento foi anunciado por ele no Twitter. “Queria informar meus fãs primeiro, e ali falo direto no coração deles”. E pelo visto falou direto no coração de Mirella também, que depois contou ter recebido a notícia oficialmente através do microblog.

Foi decisão de Latino deixar a casa onde o então casal morava, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Pouco tempo depois, ele pediu para voltar. “Tentei uma reconciliação, mas não rolou. Fui eu que terminei e depois ela não quis mais. Não era para acontecer. Deus deve ter coisa melhor para mim”, acredita o cantor, que não crê em fidelidade e, apesar de afirmar que não guarda mágoas de Mirella, vez ou outra deixa escapar comentários difíceis de acreditar que não são para a ex.

Ilha de Itaparica é o maior reduto de casais gays da Bahia


O resultado do Censo 2010, divulgado nesta sexta-feira (29) pelo IBGE, traz uma revelação um tanto curiosa, para não dizer surpreendente: os dois municípios baianos que possuem mais casais homossexuais, num universo de 417, são vizinhos e dividem a mesma faixa de terra no meio do mar. Vera Cruz e Itaparica têm, por coincidência ou afinidade, 0,36% de cônjuges do mesmo sexo, e conseguem desbancar inclusive a capital, Salvador, terceira colocada com 0,33%.

Para o antropólogo Roberto Albergaria, uma das possíveis explicações para o pioneirismo da Ilha seria a grande quantidade de estrangeiros na região. "A Ilha tem muito estrangeiro, daquele tipo alternativo, que vai para lá para se libertar. (...) E o próprio fato de ser uma ilha, já traz essa ideia no imaginário de liberdade, de um espaço de lazer, ou libertinagem", comenta. No ranking dos 10 municípios com maior número de uniões estáveis gays, apenas dois - Itagibá e Santa Inês, no sudoeste - não são litorâneos. Para o antropólogo, o ambiente de praia favorece as alianças homossexuais. "São ambientes mais livres, propícios para estas relações", afirma.

Sobre Salvador ser a terceira no levantamento, e ainda por cima ser vizinha das líderes, ele considera uma possível complementaridade na relação entre os espaços. "A Ilha é o refúgio da banda B da macheza soteropolitana. Em Salvador o homem trabalha, é casado e tem filhos; na Ilha, ele se libera. (...) Podemos dizer então que Itaparica está para Salvador como Sodoma estava para Gomorra", supõe. Bahia Notícias - João Gabriel.

Carro capota na BR-101 próximo do município de Santo Antônio de Jesus


Um carro capotou nesta sexta-feira (29) no Km 300 da BR-101 próximo do município de Santo Antônio de Jesus, a 185 km de Salvador. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo de marca Toyota com placa DZI- 8381, estava com três passageiros quando capotou por volta das 23 horas.

Ainda segundo a PRF, o passageiro Carlos Alexandre Dória Rochinski, 29 anos, morreu no local. Já os outros dois passageiros, ainda não identificados, tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para um hospital regional.

De acordo com moradores, os passageiros do veículo eram traficantes. A polícia não confirmou a informação.

Torcedores do Grêmio invadem treino para cobrar equipe


Os últimos dias não tem sido muito bons para o Grêmio. Depois da derrota para a Universidad Católica por 2 a 1 na Copa Libertadores, o time teve a dispensa do meia Carlos Alberto e, neste sábado, o clima esquentou ainda mais. Exaltado, um grupo de torcedores invadiu o treinamento da equipe para cobrar os atletas, exigindo raça e uma vitória sobre o arquirrival Internacional, neste domingo, pelo Campeonato Gaúcho.

A torcida compareceu ao treinamento para empurrar a equipe na véspera do clássico contra os maiores rivais, cantando, tocando, estendendo bandeiras e faixas durante a atividade, no Estádio Olímpico.

A festa só mudou de rumo após o término do tradicional treinamento recreativo, quando alguns jogadores ainda executavam cobranças de faltas e pênaltis, além de fazerem alguns exercícios físicos. Neste momento, um grupo de, aproximadamente, 15 torcedores (entre os 400 que estiveram nas arquibancadas), invadiram o gramado.

Mesmo vaiados por seus companheiros de torcida, os invasores utilizaram placas de publicidade para passarem por cima do fosso do estádio e chegarem ao gramado, onde pediram raça aos jogadores, bateram palmas e cobraram o time.

PT ressalta ‘fragilidade’ da oposição

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou neste sábado (30) uma resolução política que ressalta dificuldades enfrentadas pelos partidos de oposição no Brasil. Segundo a legenda, os oponentes estariam em “profunda crise de identidade”.

O documento cita a criação de uma nova sigla, o PSD, e o esvaziamento do DEM. A legenda atribui os problemas enfrentados pelos oponentes a "sequelas" da derrota nas eleições presidenciais de 2010.

“Envoltos numa guerra de cúpula pelo comando do partido e às voltas com a debandada de seis vereadores paulistanos, os tucanos debatem-se à procura de um rumo para a oposição. (...) A dispersão, a tática confusa, a fragilidade aparente dos oponentes não nos deve levar a subestimá-los”, afirma o partido no documento.

A oposição parece ter perdido a sua perspectiva de projeto, muito devido à falência de algumas das ideias que defendiam e que entraram em crise no plano internacional, ideias conservadoras, neoliberais, diz ainda o documento.

População do São Lorenço fecha a BR 101




Os moradores do Bairro São Lourenço em Itabuna fecharam a BR 101 na tarde deste sábado, o abjetivo da comunidade foi chamar a atenção das autoridades para o auto índice de atropelamentos naquela região, os moradores querem que sejam colocados três quebra-molas para facilitar a passagem dos pedestres e diminuir a incidência de atropelos.

Os moradores fecharam a BR 101 por cerca de uma hora.

Bahia acumula dívida de R$ 683 milhões com o Fundeb

O governo da Bahia acumula uma dívida de R$ 683,9 milhões com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério (Fundeb), que engrossa o débito de 2,1 bilhão de outros 11 estados da federação. Os dados, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), revelam que o valor corresponde ao que seria gasto com a construção de aproximadamente 17 mil casas populares, a um custo estimado de R$ 40 mil.

A divulgação desses dados acontece na mesma semana em que o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, em evento que contou com a presença do governador Jaques Wagner (PT), convidou os prefeitos baianos a assumirem o pacote de compromissos previstos no pacto pela Educação – Todos pela Escola, programa estadual com foco na alfabetização plena das crianças com até oito anos de idade e que prevê a melhoria da qualidade das escolas e da educação pública.

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, os estados devedores, entre os quais a Bahia, estão deixando de repassar para os municípios o total dos 20% de parte dos tributos previstos na lei, sobretudo ICMS. “O débito é a diferença entre percentual devido da arrecadação real e o que é repassado para o Fundo e distribuído aos municípios”, assinalou. As informações são do Jornal A Tarde.

Reajuste do Bolsa Família injeta mais de R$ 250 milhões na economia baiana


O reajuste nos benefícios do Bolsa Família garantirá, somente este ano, acréscimo superior a R$ 250 milhões no pagamento aos cadastrados no programa na Bahia. O valor pago mensalmente passou de R$ 161 milhões para R$ 189 milhões em abril, contemplando quase 1,7 milhão de famílias no estado. Além de gerar incremento na renda da população assistida, injeta recursos na economia baiana, principalmente no comércio da capital e interior.

Na Bahia, o programa é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e beneficia famílias de todos os 417 municípios. Segundo o secretário Carlos Brasileiro, o incremento mensal no pagamento dos benefícios, após o reajuste, passa de 17%. Em abril, segundo ele, foram beneficiadas 1.670.069 famílias. O valor pago este ano às famílias baianas pelo programa deve chegar a R$ 2,2 bilhões. “A transferência direta de renda tem forte impacto na vida das famílias, que precisam de apoio, e também na economia dos municípios”.

Com o reajuste, o benefício médio passou de R$ 96 para R$ 115. Porém os novos valores do Bolsa Família agora variam de R$ 32 a R$ 242. Em março, eram de R$ 22 a R$ 200. Foram incorporados índices diferenciados para garantir maior correção aos benefícios pagos em relação a crianças e adolescentes de zero a 15 anos, que tiveram aumento de 45,5%. O valor concedido aos jovens entre 16 e 17 anos teve correção de 15,2%. O reajuste do Bolsa Família foi anunciado em março pela presidente Dilma Rousseff, ao lado do governador Jaques Wagner, no município de Irecê, sertão baiano.

Segurança alimentar

Um dos objetivos do programa é combater a fome e promover a segurança alimentar e nutricional das famílias. Para receber o benefício, é preciso que a família tenha renda mensal por integrante de até R$ 140. E é preciso se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais na prefeitura do município onde mora.

A manutenção do benefício está vinculada à permanência dos filhos de até 17 anos na escola e da agenda de saúde em dia, incluindo a vacinação. Os beneficiários também precisam atualizar as informações cadastrais a cada dois anos e sempre que houver modificação no núcleo familiar.

A família que encontra dificuldade para cumprir as condições exigidas deve, além de buscar orientação com o gestor municipal, procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) ou a equipe de assistência social do município. O objetivo é auxiliar a família a superar as dificuldades enfrentadas. Segundo dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 93% dos usuários do cartão são mulheres.

Receita recebeu 24,37 mi de declarações de Imposto de Renda


O prazo para a entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física 2011 (ano-base 2010) terminou à 0h de hoje, e a Receita Federal informou ter recebido 24.370.072 declarações. Apesar de o valor ter superado a estimativa da Receita, ele ficou abaixo de 2010, quando foram recebidas 24,67 milhões de declarações, e de 2009, com 25,56 milhões.

Até as 19h desta sexta-feira a Receita Federal havia recebido 23,7 milhões de declarações.

Segundo a secretária-adjunta da Receita Federal do Brasil, Zayda Manatta, a expectativa era de que o órgão recebesse até as 23h59min59s --quando terminou o prazo para o envio do documento--, entre 24 milhões e 300 mil e 24 milhões e 400 mil.

Como acontece desde 1996, o prazo de entrega não será prorrogado pela Receita Federal. Para os contribuintes que perderem o prazo, haverá pagamento de multa mínima de R$ 165,74 ou, no máximo, de 20% do imposto devido.

O horário em que a Receita Federal recebeu o maior número de declarações foi entre 13h e 15h de sexta-feira (29). Foram cerca de 300 mil.

Durante uma hora, o site da Receita Federal apresentou problemas. A página para acesso ao preenchimento e envio de declarações ficou intermitente.

O órgão detectou um problema técnico das 11h10 às 12h15. Segundo o órgão, o serviço já foi normalizado e a causa da falha será apurada pela Receita e pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

De acordo com a secretária-adjunta, a instabilidade no site não afetou a entrega das declarações. "A entrega correu normamelmente durante todo o dia. A instabilidade durou cerca de uma hora", afirmou.

Em site oficial, Fifa passa a considerar Flamengo como hexacampeão


Dois meses e meio depois da CBF decidir reconhecer o Flamengo como campeão brasileiro de 1987, juntamente com o Sport, a Fifa alterou o perfil do Rubro-Negro carioca em seu site oficial. Na lista dos principais títulos do clube, a entidade que controla o futebol mundial relaciona agora seis títulos nacionais (1980, 82, 83, 87, 92 e 2009).

A CBF também alterou a lista de campeões brasileiros em seu site oficial, colocando dois vencedores em 87 (Flamengo e Sport) e dois vice-campeões (Internacional e Guarani).

Na área dos campeões brasileiros da Série A, a CBF também incluiu os ganhadores da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata). As informações são do Globo Esporte.

Bahia já iniciou conversas para contratar Carlos Alberto dispensado pelo Grêmio


Dispensado pelo Grêmio, o meia Carlos Alberto, revelado pelo Fluminense e com passagens por Botafogo, Vasco, Porto (POR) e Werder Bremen (ALE) pode ser o mais novo reforço do Bahia para o Campeonato Brasileiro da Série A.

Segundo informações, o Bahia iniciou na tarde desta sexta-feira as negociações com o jogador, que ainda estão em estágio inicial. O empresário do atleta é Carlos Leite que possui boa amizade com Paulo Angioni, diretor de futebol do clube, e que já tem vários jogadores no Bahia como Souza, Bruno Paulo e Pedro Beda.

Carlos Alberto ainda está acertando sua saída do Grêmio, realizando todos os trâmites necessários para ser liberado do clube gaúcho. Ainda assim, o Bahia tem a esperança de fechar com o jogador na semana que vem, como atesta o repórter da Equipe Os Campeões da Bola da Rádio Metrópole, Jaílson Baraúna.

Especula-se que o salário do jogador seja de R$ 300 mil mensais, valor considerado irreal para os padrões do tricolor. O Vasco da Gama, clube o qual Carlos Alberto tem contrato até 2013 já afirmou que lá ele não joga e deverá arcar com a maior parte do seu salário.

Interesse no Jogador

Em entrevista a Rádio Brasil na tarde no fim da manhã desta terça-feira o diretor Paulo Angioni comentou que o clube está de portas abertas para o jogador.

"Trabalhei com o Carlos Alberto e a minha relação com ele é a melhor possível. Se tiver a possibilidade dele vir, seria ótimo. O Bahia está ressurgindo no mercado e estamos em busca de grande jogadores", encerrou.

Em contato com Márcio Ribeiro, assessor de imprensa do jogador, o mesmo disse que Carlos Alberto ainda está definindo sua saída do Grêmio e que não há nada envolvendo o jogador ao Bahia. "Nem extra-oficialmente foi comentado do Carlos [Alberto] no Bahia", afirmou.

44,87% dos baianos vivem com menos de meio salário mínimo


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (29) o censo de 2011. Segundo o IBGE, neste ano a Bahia é o 9º estado com maior número de domicílios onde a renda per capita (cada pessoa que mora no local) é menor do que meio salário mínimo.

Os baianos incluídos nesta estatística correspondem a quase 44,87% de toda a população, constituída por mais de 14 milhões de pessoas. Maranhão, Piauí, Alagoas, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe são os estados que estão a frente da Bahia neste censo.

Sobre o analfabetismo, o estado tem mais de 1,7 milhão de pessoas que não sabem ler nem escrever, cerca de 16% da população acima de 15 anos.

Economista baiano é denunciado pelo MPF-BA por pedofilia


Um economista baiano foi denunciado nesta sexta-feira (29), pelo Ministério Público Federal - BA, por manter e divulgar, via internet, fotografias e imagens pornográficas, relacionadas à cenas de sexo explícito envolvendo crianças, para membros de uma rede espalhada por 78 países.

As diligências tiveram início em meados de 2006, na cidade de São Francisco, estado da Califórnia, nos Estados Unidos, quando o Federal Bureau of Investigation (FBI) começou a investigar um quadro de mensagens de pornografia infantil chamado Ranchi.

Ficou comprovado que o Brasil era o local do crime e as autoridades foram comunicadas.

Em agosto de 2007, a Polícia Federal descobriu uma rede acessível via internet capaz de intercambiar arquivos pornográficos que envolviam crianças.

Foram identificados cerca de três mil usuários em 78 países e entre os usuários, 224 estavam no Brasil. A Polícia identificou o endereço do usuário, e localizou o economista baiano em seu endereço. No computador dele, foram ireconheidos os arquivos pornográficos envolvendo crianças.

A ação penal está em andamento, aguardando decisão da Justiça.

Codesal registra mais de cem deslizamentos de terra em Salvador

Os casos mais graves das ocorrências registradas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), por causa das chuvas desta sexta-feira (29) em Salvador são os dois desabamentos de imóveis no bairros Cajazeiras. Até o final da tarde de ontem foram 199 solicitações de emergência. No último balanço foram 13 alagamentos de área, 30 ameaças de desabamento de imóvel, nove desabamentos de muro e 102 deslizamento de terra. Não há registro de feridos.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o tempo deve permanecer nublado a parcialmente nublado com chuva fraca e a temperatura deverá variar entre 22ºC a 29ºC. A Codesal está de plantão 24 horas. Os atendimentos são gratuitos e podem ser feitos através do telefone 199.

Exército tem projeto de segurança para Copa

O Exército possui um projeto de R$ 2 bilhões para equipar até 2014 os sistemas de inteligência e de prevenção e combate ao terrorismo do país. O objetivo é garantir que os militares estejam preparados para atuar na segurança da Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Brasil.

O planejamento, denominado “Brigada Braço Forte”, ao qual o G1 teve acesso, estima que a aquisição de novos equipamentos é necessária porque “atualmente, o índice de obsolescência dos meios de comunicações (do Exército) ultrapassa 92%”, sendo que isso tem "afetado a capacidade de coordenação e controle até de simples emprego de tropa para ações emergenciais”.

Segundo o general Antonio Santos Guerra Neto, comandante do Centro de Guerra Eletrônica do Exército, o plano quer deixar os militares “aptos para contribuir para a segurança pública com informações e dissuasão” e deverá ser finalizado e apresentado à presidente Dilma Rousseff até 2012.

“A segurança na Copa é compartilhada e o Exército terá a sua parte, principalmente para garantir a questão logística do evento e a rápida difusão de dados sobre suspeitos ou alvos em potencial com a Polícia Federal e os outros órgãos de segurança pública. Teremos jogos em 12 capitais, equipes de todo o mundo estarão aqui e haverá chefes de Estado internacionais que teremos que fazer a proteção. Como o Exército está presente em todo o país, pode ajudar muito”, diz o general.

Dilma promete ‘jogar duro’ contra inflação


A presidente Dilma Rousseff afirmou na noite desta sexta (29), em pronunciamento em cadeia de rádio e TV dedicado ao Dia do Trabalho, que vai “jogar duro” contra a inflação. Ela também anunciou que lançará "nas próximas semanas” o programa "Brasil sem Miséria", destinado a erradicar a pobreza extrema, proposta da presidente na campanha eleitoral.

Segundo Dilma, além de gerar empregos, o governo precisa garantir a estabilidade dos preços. “Tão importante quanto garantir o emprego é garantir o poder de compra do salário, para que o trabalhador e a trabalhadora possam colocar boa comida na mesa, comprar sua geladeira nova, sua televisão e o seu carrinho. Garantir o poder de compra do salário significa jogar duro contra a inflação”, afirmou.

Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões neste sábado


A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (30), o prêmio acumulado de R$ 7 milhões para quem acertar as dezenas da faixa principal da loteria. O sorteio do concurso 1.279 acontece às 20h (horário de Brasília).

Os volantes com as apostas podem ser registrados até as 19h (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 2.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se aplicado na poupança, o prêmio renderia mais de R$ 42 mil por mês.

Presidente da Câmara Municipal de Cairu rebate informações inverídicas


O presidente da Câmara Municipal de Cairu, vereador Igor, sabedor da notícia infundada, veiculada pelo site do “jornal Rolando na Orla”, a qual afirma que o parlamentar está em vias de adquirir 10 jetsky’s e lancha para o Poder Legislativo Cairuense, vem rebater a brincadeira de mau gosto, produzida pelo proprietário do site, salientando que factoides desse gênero acabam desencadeando consequências lamentáveis, atingindo covardemente a imagem do Legislativo Municipal e a vida pública de homens e mulheres, que trabalham cotidianamente sob a inspiração da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ao contrário de se envolver em situações inacreditáveis, o presidente Igor tem empreendido, junto com seus pares, ações inovadoras no campo do desenvolvimento econômico, social, histórico e cultural de Cairu, como é o caso da futura restauração da antiga Casa de Câmara e Cadeia, que voltará em breve a abrigar os trabalhos do Legislativo, obra esta, que será custeada totalmente com recursos da Câmara Municipal de Cairu.

É no jornalismo plural e democrático que acreditamos! O que será da Nação sem o olhar investigativo e fiscalizador da imprensa? Entretanto, não se consolida o sentimento de equilíbrio republicano na sociedade com base em chacotas emitidas por quem se traveste, anarquicamente, de jornalista e se autointitula acima do bem e do mal. Assim como lutamos com ética e transparência na vida política, conclamamos a construção de uma imprensa leve, alegre, informativa e, acima de tudo, de olhar responsável sobre os atos das instituições públicas, para que o espalhado aos quatro ventos não seja tão maldito quanto a mentira anunciada na matéria em análise.

Atenciosamente,

Railton Ramos
Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Cairu

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Aumento da passagem em Itabuna


A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, diante dos questionamentos acerca do reajuste autorizado, no percentual de 10%, no preço da tarifa de transporte coletivo e que passa a vigorar neste sábado (30), vem prestar os esclarecimentos que entende devido à população.

A Secretaria inicialmente esclarece que o reajuste ora concedido é fruto de um acordo firmado, ainda no início deste governo, em janeiro de 2009, junto ao Conselho Municipal de Transporte, Conselho Municipal de Usuários de Transporte Coletivo (entidades compostas por membros da sociedade civil organizada) e Empresários do setor.

Naquela oportunidade, atendendo ao pedido das entidades, o Município assumiu o compromisso de que não autorizaria qualquer aumento de passagem na cidade pelos próximos dois anos. O que foi cumprido.

O Conselho de Transporte Público do Município, criado pela Lei 1.687, de 13/02/1995, alterada pela Lei 2.008, de 18/10/2006, é o órgão que tem em sua composição, além de representantes do Poder Executivo e da Câmara de Vereadores, um membro da União das Associações de Bairros de Itabuna, do Sindicato dos Transportes Rodoviários, do Diretório Central dos Estudantes, da API/APLB, do Sindicato dos Comerciários, de um representante discente do ensino médio, da CUT e da AETU.

É papel do Conselho de Trânsito promover a gestão democrática do sistema municipal de transportes, tendo sido pelo mesmo referendado, em votação unânime dos membros presentes, o reajuste de 10% concedido pelo Executivo que, diga-se de passagem, trata-se da menor elevação no setor, comparando-se os números dos últimos 20 anos.

Foi assim que em março de 2011, os representantes das empresas de transporte apresentaram planilhas, em reuniões com os conselhos, onde demonstraram que para manter o serviço vinham arcando com elevados custos, majorados em face da inflação, do aumento dos salários dos profissionais da categoria e, principalmente, de insumos como pneus, peças e combustível, comprovando, tecnicamente, a necessidade de um reajuste, tendo em vista o desequilíbrio econômico-financeiro do contrato.

É importante ressaltar, que as planilhas apresentadas pelas empresas justificavam uma elevação de 19,45% no custo da tarifa – o que socialmente ficaria inviável -, oportunidade em que interveio o Executivo Municipal para, em consenso com as entidades, aprovar um aumento de 10%, considerando principalmente o impacto que a população teria caso o aumento fosse maior.

A Administração Municipal de Itabuna reafirma o seu compromisso com a população e o fiel cumprimento das obrigações assumidas, zelando pela manutenção do equilíbrio econômico-financeiro e da qualidade dos serviços públicos municipais, tendo o dever de atender – e sanar – as necessidades que sejam legítimas para toda a população.

Prefeitura é parceira da Tv Cabrália no ‘Alerta Total no Meio do Povo’


A Prefeitura de Itabuna participa como parceira institucional, ao lado de várias empresas e instituições, do projeto Alerta Total no Meio do Povo, da TV Cabrália/Record News. O evento leva neste sábado, dia 30, para a Praça Rio Cachoeira, uma gama de serviços voltados para o atendimento à população carente. Atrai, tradicionalmente, um grande público e inclui shows com a participação de artistas da região e de projeção nacional.

O governo municipal estará proporcionando atendimento na área da Saúde, através de ações do Núcleo DST/AIDS, com a distribuição de material educativo e preservativos; realização do teste rápido de Hepatite Tipo C e vacinação contra a gripe, além de ações da campanha contra a dengue.

Justiça e Cultura
Na área jurídica, a Prefeitura oferece atendimento do Procon e da Secretaria de Assistência Social, atuando com a emissão de documentos, além de orientações sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Renda Municipal, Bolsa Família e do Programa Minha Casa, Minha Vida, Projovem Adolescente e Peti.

Na área cultural, a FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania) apóia uma apresentação de Street Dance, com o professor Marcelo Lobo, e do projeto Arte nos Bairros.
A Secretaria da Agricultura realiza uma mostra do Programa de Aquisição de Alimentos, em parceria com o governo federal e a Escola Profissionalizante de Itabuna (EPI) participa com serviços de beleza, inclusive corte de cabelo.

A Prefeitura de Itabuna oferece ainda os serviços de educação para o trânsito, através da unidade móvel da Educatran. Já a Secretaria de Esportes vai atuar com as ações do Projeto Esporte Vivo, na promoção de competições esportivas das diversas modalidades. A Emasa implanta uma unidade avançada para orientação aos consumidores e registro de solicitações à empresa

Acesso ampliado

O diretor de Comunicação Social, Juarez Nunes, destacou que a decisão da Prefeitura ao apoiar a iniciativa da TV Cabrália visa ampliar para a população as possibilidades de acesso a serviços essenciais nas mais diversas áreas.

Itabuna paga salários dos servidores municipais


Antecipando-se às comemorações do Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, determinou à Secretaria da Fazenda o pagamento dos salários dos servidores municipais, até às 18 horas desta sexta-feira (29).

A decisão foi repassada para todas as unidades da administração centralizada através do Gabinete do Prefeito, como reconhecimento pelos serviços prestados pelos servidores municipais ao governo e à população.

O dinheiro estará na conta de todos os servidores, incluindo ativos, inativos e pensionistas.

Itabuna mobilizada para Dia “D” de Vacinação


Neste sábado, dia 30 de abril, mais de 500 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, entre enfermeiros, agentes comunitários, técnicos de enfermagem e coordenadores da atenção básica, bem como da Vigilância Epidemiológica estarão mobilizados para o Dia “D” de Vacinação Contra Gripe (sazonal), cujo público alvo são os idosos com a idade a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a 1 ano e 11 meses, gestantes e profissionais de saúde.

No período das 7 às 17 horas estarão em funcionamento 33 postos fixos, instalados em diversos bairros e no centro da cidade, bem como nos distritos de Itamaracá e Mutuns, além de 07 unidades móveis que percorrerão abrigos, hospitais, casas de apoio e locais onde a população alvo da vacina não dispõe de unidades de saúde.

A meta, segundo o coordenador de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Dino Cezar Passos, é atingir 95% de cobertura vacinal em Itabuna. Para tanto, será necessário à imunização de 22 mil idosos, 4.500 crianças, 3.500 gestantes e 2.500 profissionais de saúde, totalizando 32.500 pessoas. A campanha, que foi iniciada no último dia 25 de abril, prosseguirá até o próximo dia 13 de maio.

Dino Cezar observa que às únicas restrições para que uma pessoa não receba a dose da vacina é o fato de ser alérgica a ovo de galinha e estar com febre alta. Quanto as possíveis reações após a imunização, a exemplo de dor, vermelhidão e aparecimento de pequeno nódulo no local da vacina, Passos destaca que é natural e que eles desaparecem da mesma forma que surgem, ou seja, espontaneamente.

Tombamento de prédio tem geração de emprego entre consequências


A comissão responsável pelos estudos do tombamento do prédio São Vicente de Paula – antigo Colégio Divina Providência –, no centro de Itabuna, continuará discutindo o assunto com a sociedade civil organizada, a exemplo do Grupo de Ação Comunitária e do Rotary Clube. O presidente da comissão, Sidenilton Pereira, adianta que a discussão será levada também aos demais segmentos da comunidade.
A expectativa é de que todo esse processo seja regularizado, com a finalidade de preservar a história e gerar em torno de 600 a 700 empregos com a instalação de novos empreendimentos que serão instalados no prédio.

Dr. Sidenilton ressalvou que a primeira preocupação do município é com a preservação da cultura e da memória do povo de Itabuna. Por isso, atendendo à sugestão da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), uma área de 20 metros quadrados, no prédio histórico, será destinada à construção de um memorial que conta a história de um dos mais importantes colégios do município, o Divina Providência.

O presidente da comissão lembrou que o decreto que declarou o tombamento do prédio São Vicente de Paula foi efetivado no final do ano de 2008. Mas o reconhecimento não foi legalizado, em função de que algumas diligências legais não serem levadas a efeito, como o registro do tombo no cartório da cidade.

Audiência pública
Em audiência pública já realizada em Itabuna, no último dia 20, o presidente da Comissão mostrou imagens do prédio histórico, que se encontra em situação precária, com infiltração, focos de dengue e a existência de plantas na área interna.

Na oportunidade, ele também apresentou um projeto de como deverá ficar a fachada do novo empreendimento, que inclui a preservação da frente do prédio, com as suas cores e objetos originais.

Ilhéus adquire máquina para ampliar sinalização horizontal


A máquina adquirida pela Prefeitura de Ilhéus para melhorar e ampliar a sinalização viária deve entrar em operação nos próximos dias. A informação é do secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, que assegurou que a sinalização horizontal será feita sempre à noite e nos finais de semana. O objetivo é evitar possíveis congestionamentos de veículos, principalmente em locais de grande movimentação e de maneira especial no centro comercial urbano.

O equipamento, adquirido com recursos próprios – R$ 42 mil –, conforme explica o secretário, vai agilizar serviços variados, a exemplo de pintura de faixas para pedestres, tracejadas e contínuas, além de faixas para divisão de fluxo de veículos automotores. Marcelo Barreto disse que a demarcação viária irá melhorar o ordenamento do trânsito, sobretudo em locais onde estão colégios, sistemas semafóricos e vias de intenso tráfego.

Já o diretor de Transporte e Trânsito da secretaria, Clóvis da Silva, explicou que dos 20 servidores que passaram por treinamento para operar na máquina, cinco deles vão trabalhar no sistema de revezamento, assim que o equipamento estiver em plena capacidade de operação.

Economia – Clóvis da Silva assegurou que aguarda agora a abertura do processo licitatório para adquirir a tinta que é especial para este tipo de serviço. Ele lembrou que o município terá a partir de agora economia financeira significativa, porque a sinalização horizontal era feita por empresa terceirizada.

Ilhéus terá centro de formação de crianças da Igreja Adventista


Ao participar na tarde desta quinta-feira (28), do lançamento da pedra fundamental para instalar em Ilhéus, o Centro de Formação de Crianças, o vice-prefeito Mário Alexandre – que representou o prefeito Newton Lima –, disse que o espaço criado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia tem o objetivo de preocupar com o desenvolvimento intelectual infantil. A unidade será construída na avenida Antonio Carlos Magalhães, bairro do Malhado, nas proximidades da sede da 6ª Diretoria Regional de Educação (Direc-6).

Na oportunidade, Mário Alexandre ressaltou que a iniciativa é muito apropriada para o município, que envida esforços no sentido de criar projetos voltados para melhorar a qualidade de vida de quem começa a iniciar a vida cedo, a criança, não só da própria comunidade evangélica local, como também será aberta a toda comunidade de Ilhéus. Além dessa unidade, a igreja mantém ainda outros 10 centros similares no Nordeste do país.

O vice-prefeito Mário Alexandre falou também sobre a importância da instalação do centro e ficou entusiasmado ao tomar conhecimento da abertura de novas vagas na rede de ensino, sempre focado no tema “Ainda existe esperança”. A comitiva foi integrada por líderes evangélicos da Igreja Adventista de Ilhéus e da região, secretários e assessores municipais, além de representantes da Câmara de Vereadores. Ele lembrou que uma das propostas é que a igreja, o lar e a escola se unem para ajudar a criança a crescer em sabedoria.

Nasf promove caminhada


O sedentarismo hoje é um dos principais fatores de risco para a incidência de doenças cardiovasculares, de hipertensão entre outras. O ato de caminhar funciona como efeito preventivo para esses tipos de doença. Baseado nessa premissa, a Secretaria da Saúde criou o Projeto PSF na Praça: Idoso vivendo melhor, que tem a realização das equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).

Como parte da programação deste projeto, foi realizada nesta sexta- feira (29), no bairro Nossa Senhora da Vitória, uma manhã de caminhada e atividades. O público-alvo foram idosos, hipertensos e diabéticos e o programa contou com a participação de muitas pessoas, principalmente da terceira idade. A abertura do evento foi realizada às 8 horas.

Em seguida, os participantes realizaram um alongamento com o acompanhamento de educadores físicos e em seguida partiram para a caminhada com uma atividade de relaxamento ao final. Às 9 horas foi oferecido um lanche e durante toda a manhã diversas atividades foram desenvolvidas como apresentação teatral do grupo de idosos do Cadhi, banda de fanfarra, dança e sorteio de brindes. Além disso, tiveram também stand com aferimento de pressão, exames de diabetes, orientação nutricional, stand do DST/Aids, e distribuição de cartilhas sobre cuidados na terceira idade.

Fórum debate o fortalecimento das Guardas Municipais da Bahia


O prefeito Newton Lima fez na manhã desta última sexta-feira (29) a abertura oficial do III Fórum Baiano de Segurança Pública Municipal, evento realizado no auditório do Fórum Epaminondas Berbert de Castro, localizado na avenida Osvaldo Cruz, em Ilhéus. A iniciativa, que reuniu diversas autoridades civis e militares, também marcou a realização do II Encontro das Guardas Civis Municipais da Bahia e do I Encontro de Comandantes de Guardas Municipais e Gestores Municipais de Segurança.

A organização do evento, que terminou por volta das 17 horas, foi do Sindicato dos Guardas Civis do Estado da Bahia (Sindguardas-Bahia) e da Associação dos Guardas Municipais de Ilhéus (AGMI). Já o apoio institucional incluiu a Prefeitura de Ilhéus, Câmara de Ilhéus, Força Sindical e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), entre outros.

Bancos deverão se adequar às novas regras para emissão de cheques

O Diário Oficial da União publica nesta sexta-feira (29) a resolução do Banco Central com as novas normas sobre talões de cheques. As regras foram aprovadas ontem (28) na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) e atingem bancos, clientes e comerciantes.

A partir de agora, a responsabilidade por prestar informações sobre cheques aos comerciantes passa a ser dos bancos e os dados deverão ser mais abrangentes. Atualmente essas informações são prestadas por entidades como a Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

As instituições financeiras terão um ano para iniciar o serviço, que poderá ser cobrado dos comerciantes. Os bancos terão de exigir um boletim de ocorrência quando o cliente quiser sustar um cheque.

Outra norma obriga as instituições financeiras a informar ao cliente que teve o cheque devolvido o nome completo e endereço da pessoa ou empresa que fez o depósito. O Banco Central entende que esse mecanismo vai permitir ao proprietário do cheque acertar sua dívida e limpar o nome no mercado.