terça-feira, 31 de maio de 2011

Olha o golpe!


Caro leitor do INFORME GERAL ITABUNA, está circulando uma mensagem vis SMS nos celulares da operadora Oi, dizendo que a Oi está fazendo aniversário e que é para repassar a mensagem para 10 números diferentes, que em seguida voçê receberá 50 reais em bônus até o próximo mês de outubro.

Recebi essa mensagem e logo desconfiei;
1º - Não havia nenhuma propaganda dizendo nada a respeito
2º - A oi não está completando apenas 4 anos
3º - Quando a esmola é muita o cego desconfia...

Se voçê já foi enganado fique esperto, para não cair na pegadinha novamente, pena que muitas pessoas só enxergam as vantagens e nunca procuram apurar com cuidado se os fins justificam os meios.

Vale registrar que a operadora Oi não tem culpa nenhuma sobre essas mensagens mentirosas.

Delegado liderava organização criminosa na região sul da Bahia


Investigações sobre a atuação de uma organização criminosa liderada por Jackson Silva, delegado titular do município de Camacan, no sul da Bahia, e pelo major PM José Silvério de Almeida Neto resultaram na prisão dos dois e de outros seis investigadores, duas escrivães, um sargento, dois soldados PMs e de três empresários da região até às 14h desta terça-feira (31).

São atribuídos à quadrilha os crimes de peculato, extorsão, tráfico de drogas, homicídios e receptação de carga roubada. Batizada de Operação Esfinge, a ação resultou ainda em sete prisões em flagrante – duas por peculato (apropriação ou desvio de bem público ou sob responsabilidade do poder público), e cinco por porte ilegal de arma -, segundo informou a corregedora chefe da Polícia Civil, delegada Iracema Silva de Jesus.

Foram apreendidos quatro rifles, uma carabina, uma pistola, dez revólveres, mais de 200 munições de calibres variados e cinco carros e motocicletas com evidências de adulteração.

As investigações sobre as atividades da organização criminosa em Camacan e adjacências tiveram inicio em novembro do ano passado. Os servidores das polícias Civil e Militar participantes do esquema serão encaminhados para as respectivas corregedorias das duas instituições, em Salvador. Os empresários capturados ficarão à disposição da Justiça no Presídio Regional de Ilhéus.

Presos
Além do delegado Jackson Silva e do major PM José Silvério, foram presos em Camacan os investigadores Carlos Jorge Silva Góes, Clevison José Alves Rocha, Lailson Monteiro Lobo, Paulo César de Oliveira, Thales Santos Carvalho e João Oliveira Larcher (aposentado), as escrivães Carla Cristina Brito Felix e Tatiane Ribeiro Tanajura.

Também estão presos o sargento PM Lauro Antônio Oliveira Ferraz, os soldados Lúcio Lima Viana e Matheus Ferraz Costa, além dos empresários atacadistas Edvan Ribeiro Santana, o irmão dele, José Ivan Ribeiro Santana, e José Siqueira Silva.

Operação conjunta
A ação desencadeada conjuntamente pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), do Ministério Público, teve início na madrugada de hoje para o cumprimento de 21 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão.

Assassinato de empresária
O empresário Edvan Ribeiro, que foi preso na operação Esfinge, era casado com a empresária Katia Cristina Lima dos Santos, de 31 anos, que foi assassinada dentro do carro na porta de uma Igreja da cidade de Camacan, no dia 28 de outubro de 2010.

Kátia estava com os dois filhos e a mãe no momento em que foi assassinada. Ela chegou a ser encaminhada à Fundação Hospitalar de Camacan, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Quatro homens são presos com 20kg de maconha, dólares e revolver

Felipe Barbosa da Silva, 20 anos, que mora na rua Liberdade, bairro Novo Horizonte e Daniel Viana Ferreira, 20 anos, residente na Travessa São Marcos, no mesmo bairro, foram presos e autuados em flagrante na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), enquanto os adolescente das iniciais F.S.S. 17 anos, morador em Irecê e J.S.P., 16 anos, companheira de Daniel Ferreira, foram apreendidos e encaminhados à Delegacia para o Menor Infrator.

De acordo com o soltado Emílio, da PM, a guarnição viu três pessoas em atitudes suspeitas e ao fazer a abordagem observou um resíduo de maconha no passeio da casa. Os policiais seguiram a trilha deixada pela droga até o interior da casa de Daniel. Além da maconha os militares encontraram uma balança de precisão, um revolver calibre 38, carregado , 10 cartuchos calibre 38 e R$ 274,00 em dinheiro, dez Dólares americano e cinco dólares canadenses. Informações Acorda Cidade.

Gentili defende Mion em caso de homofobia

O humorista Danilo Gentili, que integra o time do programa CQC, na Band, defendeu o apresentador Marcos Mion, via Twitter, contra as acusações de homofobia que o apresentador recebeu.

"Bem ridículo processarem o Mion por homofobia. Ele não disse nada demais. Tempos chatinhos esses que vivemos", escreveu Gentili.

Mion está sendo processado por entidades do movimento gay que reclamaram de comentários no programa Legendários, da Record. Na ocasião, o apresentador disse que a drag queen Nany People "tem surpresinha" e perguntou "o que ela faz com o pacote" na hora do banho.

Greve da Uneb é considerada ilegal pela Justiça

A Justiça considerou ilegal a paralisação dos professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A decisão foi tomada pelo juiz Mário Soares Caymme Gomes, que determinou o retorno das atividades em até 48 horas. Caso não cumpram a ordem judicial, a associação da categoria (Aduneb) será punida com multa diária de até R$ 5 mil.

A greve, que iniciou no dia 27 de abril, foi considerada abusiva e, segundo nota da Secretaria de Comunicação do Governo, “vem sendo exercida de maneira exageradamente ofensiva ao direito transindividual à educação”. O parecer do juiz diz ainda que “não pode ser tolerado que todos os docentes simplesmente cruzem os braços sem prestar serviço algum, pondo em risco o ano letivo”.

Enquanto isso, professores das quatro universidades da Bahia (Uneb, Uesc, Uefs e Uesb) fazem uma manifestação na Assembleia Legislativa da Bahia, onde devem passar a noite, apelando para que os deputados intercedem pelos docentes, já que o governo está irredutível.

Servidores do Judiciário Federal entram em greve por tempo indeterminado


Os servidores do Judiciário Federal (TRT, TRE, Justiça Militar da União e Justiça Federal) entram em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (1º). A categoria reivindica a aprovação do PL 6613/09, que contempla o plano de cargos e salários da categoria, que, segundo os servidores, está sem reajuste desde 2006.

Eles pleiteiam ainda a reprovação do PLP 549/09 que congela investimentos no serviço público (saúde, educação, justiça etc) por dez anos. Haverá uma assembleia deliberativa nesta quarta-feira, às 11h, no TRT do Comércio.

Após a assembleia, ao meio dia, a categoria fará uma passeata pelas ruas do bairro.

Servidores decidem aguardar negociação com a Prefeitura e não entram em greve


Depois da Assembléia Geral realizada nesta terça-feira, dia 31, os servidores da Prefeitura de Salvador decidiram aguardar a apresentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos - PCCV e não entrarão em estado de greve até o dia da próxima rodada de negociação, que acontece no dia 09 de junho.

De acordo com a direção do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador – Sindseps a implantação do PCCV é um grande avanço para os trabalhadores, mas a pauta da campanha salarial 2011, não está encerrada. “OS servidores decidiram aguardar e vamos seguir essa decisão, mas continuaremos atentos em relação à todos os nossos direitos”, declarou Jeiel Soares, coordenador Geral do Sindseps.

A próxima rodada de negociação entre os servidores e a prefeitura acontece no dia 09 de junho, na Seplag.

Comissão de Infraestrutura discute situação do sistema ferryboat


A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pela deputada estadual Ângela Sousa (PSC), debateu nesta terça-feira, 31, os problemas que afetam os usuários do sistema ferryboat entre Salvador e Bom Despacho, na Baía de Todos os Santos.

Estiveram na comissão a presidente da Associação Comercial de Vera Cruz, Lenise Ferreira; a presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes da Ilha de Itaparica, Antomara Magalhães; e o presidente da Central de Negócios da Ilha de Itaparica, Walter Correia.

Os representantes do segmento empresarial apontaram as diversas falhas do sistema de transporte, destacando as filas, o pequeno número de embarcações e a falta de manutenção adequada das existentes, além da precariedade dos terminais de São Joaquim e Bom Despacho. A presidente da Associação Comercial de Vera Cruz mencionou ainda a dificuldade para dialogar com a empresa TWA, concessionária responsável pelo serviço.

A deputada Ângela Sousa afirmou que a Comissão de Infraestrutura está atenta à situação e “irá se empenhar para apontar caminhos que levem à melhoria do sistema ferryboat”. Para aprofundar as discussões sobre o assunto, a Comissão recebe no próximo dia 7 o diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessoa. Será também agendada uma visita dos parlamentares à Ilha de Itaparica, para ouvir aquela comunidade.

Obras continuam sendo realizadas nas ruas da Califórnia


Mesmo depois da passagem da Prefeitura Móvel no bairro Califórnia, realizada no último sábado (28), as obras de infraestrutura continuam de “vento em popa” naquela localidade. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano - Sedur, José Alencar, estão sendo realizados serviços de terraplanagem, pavimentação, revestimento de asfalto e operação tapa buracos nas ruas da Califórnia e de bairros circunvizinhos. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 40 dias.

Os serviços de terraplanagem e pavimentação estão sendo realizados na rua Palmeira, em direção ao Semi Anel rodoviário, ao passo que as ruas Monte Cristo, Glória e avenida Rio Branco estão sendo beneficiados com a Operação Tapa Buracos. Ao todo são 26 quilômetros de extensão de vias no Califórnia a serem recuperados, incluindo as ruas dos bairros adjacentes, como Santa Inês, Monte Cristo, Bairro de Fátima e Parque Boa Vista.

Apesar das dificuldades de acesso em alguns trechos, a ideia, segundo o secretário José Alencar, é atender as reivindicações da população. “Para se ter uma ideia um trecho da rua Palmeira é todo em rocha e para realizar o trabalho foi um pouco complicado, mas nós assumimos o compromisso com a população de fazer a parte mais difícil. Então, nós só sairemos daqui quando tudo estiver pronto”, revelou.

Médicos e enfermeiros recebem capacitação em Doença Falciforme


A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, através do Departamento de Média e Alta Complexidade, realiza no próximo dia 09 de junho um primeiro ciclo de Capacitação em Doença Falciforme: “Desafios e Perspectivas para as Práticas de promoção, Prevenção e Assistência Integral à Saúde”, tendo como público-alvo os médicos e enfermeiros que atuam em urgência e emergência.

Durante o evento, que acontece no auditório do Campus II da Unime, em Itabuna, serão apresentados e discutidos temas inerentes a Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias, visando à mobilização social por meio da democratização do saber e atenção a saúde das pessoas com doença falciforme.

Segundo o diretor do Departamento de Média e Alta Complexidade, Tiago Domingos dos Santos, a capacitação, por conta da relevância da temática a ser abordada, representa um grande marco no compromisso de gestão com a necessidade de ações voltadas para a assistência em saúde no município de Itabuna.

Tiago chama à atenção para o nível dos palestrantes que estarão trabalhando os temas propostos para a capacitação. Uma das facilitadoras é a doutora Joice Aragão, coordenadora do Programa de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, do Ministério da Saúde, que falará sobre “A Situação Atual do Programa Brasileiro para Doença Falciforme”. A professora da Escola Paulista de Medicina, doutora Sandra Logetto abordará o tema “Doença Falciforme na Sala de Emergência”.

Torneio ciclístico vai mobilizar mais de 4 mil participantes em Itabuna


O dia dos namorados já tem pelo menos uma programação definida em Itabuna. É o primeiro torneio de bike a ser realizado no próximo dia 12, numa promoção da Associação dos Ciclistas de Itabuna com o apoio da Prefeitura Municipal. A expectativa é de que mais de quatro mil ciclistas participem do evento. As inscrições serão abertas no dia 1º e vão até o dia 10 e podem ser feitas no saguão da Câmara de vereadores, no bairro da Conceição.

De acordo com o cronograma, o percurso que os ciclista vão percorrer consiste em três voltas entre as avenidas Aziz Maron e Mário Padre, entre as cabeceiras das pontes Miguel Calmon (bairro Conceição) e a César Borges (no São Caetano).

O presidente da associação, José Silva Macedo (Zé do Bicho) diz que este é o primeiro evento desta natureza promovido pela entidade e ele espera com isso, proporcionar muito mais do que momentos de lazer e descontração, mas também de integração entre atletas de todas as idades e de todos os bairros de Itabuna.

Também podem participar do torneio, ciclistas de outras cidades da região. Entre as poucas exigências para participar do evento, segundo o presidente da associação, é que todos venham com o espírito alegre e participativo para uma disputa bem saudável.

Maiores informações sobre o evento podem ser acessadas pelo email da associação: ciclistasitabuna@hotmail.com ou mesmo pelo telefone (73)8803-9933.

“A Tarde Educação” foi lançado em Itabuna


A Prefeitura de Itabuna através do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) da Secretaria de Educação participaram nesta segunda-feira (30) do lançamento oficial do Programa Jornal “A Tarde – Educação”. O projeto, que já vem sendo desenvolvido no município desde o ano passado, está capacitando professores e coordenadores ao longo dessa semana, com a finalidade de incentivar a leitura entre jovens e adultos.

A expectativa é de que a partir da próxima semana toda essa formação possa ser posta em prática nas escolas associadas. O objetivo inicial do projeto de incentivo a leitura tem como base a alfabetização de jovens e adultos do Proeja, através do Jornal A Tarde, veículo importante de circulação estadual, com atualizações diárias em seus variados cadernos. “O projeto consiste em trabalhar o jornal na sala de aula - e bem mais que um material escolar, visando formar leitores críticos e conscientes para se tornar bons cidadãos”, destacou o diretor geral do veículo, Edvaldo Boaventura.

Ampliação
Há 15 anos sendo operacionalizado na Bahia, o “A Tarde Educação” chegou ano passado às escolas do seguimento Proeja de Itabuna, que passaram a receber os exemplares do jornal A Tarde. De acordo com o secretário Gustavo Lisboa, a princípio foi feita uma mostra inicial aos gestores e técnicos da SEC. Agora, após o lançamento oficial do projeto, acontece a formação teórico-prática de professores e coordenadores que atuam na Educação de Jovens e Adultos. A expectativa é que, futuramente, os alunos do Ensino Fundamental sejam também beneficiados.

“Além estar levando o projeto as escolas do Proeja, nós estaremos vendo a possibilidade de estar ampliando, principalmente para o Ensino Fundamental 2, alunos de 5º ao 9º ano. Mas isso será feito a partir de uma avaliação, e certamente será feito a partir do segundo semestre. É uma metodologia diferenciada na sala de aula, com práticas do dia a dia, das informações que chegam até a escola”, declarou secretário.

Prefeitura descobre esgotos clandestinos no centro da cidade


Ao realizar a desobstrução de uma caixa de inspeção de águas pluviais na rua Araújo Pinho, no centro da cidade, junto com a Embasa, uma equipe de manutenção da Secretaria do Desenvolvimento Urbano descobriu uma série de ligações clandestinas na rede. O serviço estava sendo realizado para realizar a troca de manilhas quebradas e desobstrução da rede pluvial, quando foi detectado o problema.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, esse é um problema recorrente em Ilhéus e que vem sendo descoberto pela equipe de manutenção em vários pontos da cidade. Segundo Freitas, a falta de fiscalização das antigas gestões durante a construção e reforma dos imóveis seria a causa desses constantes entupimentos, já que os proprietários e construtores agiam em desconformidade com as normas técnicas.

Informa, ainda, Carlos Freitas, que existem alguns bairros em Ilhéus desprovidos de rede de esgotamento sanitário, com mais frequência na zona Sul (bairro do Pontal e áreas limítrofes), onde já foram detectados esse tipo de problema. “a Embasa, empresa responsável pelo saneamento de Ilhéus, já elaborou um grande projeto, que aguarda a liberação dos recursos para sanar essa deficiência”, diz o secretário.

Campeonato Interno do ProJovem acontece esta semana em Ilhéus


Com o objetivo de promover a socialização dos adolescentes, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Seast), através do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), realiza nos dias 1º, 2 e 3 de junho, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, na avenida Canavieiras, o 2° Campeonato Interno do ProJovem de Ilhéus.

O Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e os 17 anos. Trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção básica. O serviço integra o Sistema Único de Assistência Social (Suas), que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social a famílias, crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência.

Em Ilhéus, o projeto conta com a participação de 1.400 adolescentes e funciona nas localidades de Aritaguá, Ponta do Ramo, Ponta da Tulha, Couto, Japu, Santo Antônio, Vila Cachoeira e nos bairros Barra de Itaípe, Salobrinho, Banco da Vitória, Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória e no Alto do Mambape.

Atrações variadas agitam público que prestigia a “Ilhéus em Flor”


A quarta edição da feira de flores “Ilhéus em Flor“ segue até o dia 5 de junho e além da exposição e comercialização de mais de 250 espécies de flores e plantas, vindas da cidade de Holambra (SP), oferece também uma variada programação cultural, graças ao apoio dos artistas locais. Promovido pela Unidade Assistencial Casa da União de Ilhéus e o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, o evento marca o início da programação comemorativa pelo aniversário da cidade, que este ano completa 477 anos de fundação.

As apresentações musicais e teatrais dividem o palco cultural da feira, atraindo os visitantes e se consolidando com uma ótima opção de lazer para os fins de tarde. Nesta quarta-feira (1º) alunas da escola de ballet Dinâmica e Movimento se apresentam às 19 horas, e em seguida é a vez do público curtir o show do cantor Nozinho e de seus convidados. Na quinta-feira (2), a partir das 18 horas, sobe ao palco cultural os integrantes do Coral Embasa e logo depois, a cantora Amanda Andrade se apresenta ao lado de artistas convidados. Já na sexta-feira (3), o público acompanha a apresentação da Companhia de Dança Sôanne Marry.

Comissão Ano de Jorge Amado promove novo encontro em Salvador


O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, participou terça-feira (31) do quinto encontro promovido pela Comissão Ano de Jorge Amado, no auditório do Conselho de Cultura da Bahia, em Salvador. A principal proposta da Comissão, formada por vários órgãos da capital e do interior do estado, é celebrar os 100 anos de nascimento de Jorge Amado com ações e projetos realizados por diferentes produtores ao longo de um ano de comemorações, contando a partir do dia 10 de agosto deste ano e seguindo até o dia 10 de agosto de 2012, data em que o escritor estaria comemorando 100 anos de vida.

A construção da imagem da Bahia por Jorge Amado, a influência de suas obras no imaginário nacional e internacional, a divulgação dessas obras de forma multidisciplinar e ações que estendam as comemorações do centenário do autor para os próximos anos também são o foco da Comissão, que tem entre seus integrantes, representantes das universidades estaduais, Universidade Federal da Bahia, secretarias da Educação e da Cultura do Estado, Instituto Brasileiro de Letras, Casa de Jorge Amado (Salvador), Irdeb, Fapesb, Fundação Pedro Calmon, Senac, entre outras.

De acordo com Maurício Corso neste encontro foram discutidas propostas em diversas áreas, visando definir a programação de eventos especial do centenário. “A idéia é que o pontapé inicial desse cronograma festivo seja iniciado em Ferradas – bairro de Itabuna – local onde o escritor nasceu, com a instalação de um placa comemorativa; passando por Ilhéus, que sediará boa parte das atividades; Salvador e chegando até grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro”. Um dos eventos previstos para agosto é o encontro estadual das Academias de Letras, reunindo acadêmicos de todo o estado.

Estudantes são o público-alvo da Semana do Meio Ambiente


O dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desde então, a data vem sendo celebrada pelo mundo, sempre com objetivo de chamar a atenção de todos sobre a importância da conscientização e a preservação ambiental. Em Ilhéus, a secretaria municipal do Meio Ambiente, ciente da necessidade eminente da preservação dos recursos naturais e em parceria com diversas entidades ligadas ao setor, realiza a Semana do Meio Ambiente.

Voltado principalmente para alunos das redes pública e privada do município, o evento foi iniciado no último dia 26 e segue até o dia 5 – ponto alto das comemorações – e está inserido na programação de eventos da feira de flores IV Ilhéus em Flor, localizada numa área ao lado da Catedral de São Sebastião, na avenida Soares Lopes, centro de Ilhéus. De acordo com o secretário da pasta, Harildon Machado, a Semana do Meio Ambiente integra palestras, peças teatrais, exposição de fotos da Mata Atlântica, oficinas de reciclagem e demais atividades, tendo sempre como temática a preservação do meio ambiente.

Nesta quarta-feira (1º) a partir das 14 horas, representantes do Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia (IESB) apresentam teatro de fantoches e palestrantes do município fazem palestra sobre os parques municipais da Boa Esperança e o Marinho da Pedra de Ilhéus. Já na quinta-feira (2) técnicos da Fundação Maramata ministram palestras sobre poluição e manguezais e promovem oficina de sabão ecológico. Representantes da Embasa promovem, na sexta-feira (3) peça teatral tendo como foco a água e técnicos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) falam sobre o poder das plantas medicinais.

Camacan: Empresária morreu porque teria descoberto esquema fraudulento do marido


A Operação Esfinge, deflagrada esta manhã em Camacan, teve o apoio da Policia Civil de Itabuna e Ilhéus, agentes do COI e o Choque, para prender o Major Silvério, o delegado Jakson Silva, os agentes civis Cleverson, Luciano, Jorge Góis, João Lachert e um homem identificado como Mateus, além dos empresários Edvan Ribeiro, Ivan e Sidônio Ribeiro.

O Ministério Público Estadual descobriu que o esposo da empresária Kátia Lima dos Santos, de 30 anos, assassinada quando saia da Igreja Assembléia de Deus, estava fazendo lavagem de dinheiro.

Edvan Ribeiro estava vendendo notas frias para vários prefeitos da região. Segundo o MPE, Kátia teria descoberto o esquema fraudulento por meio gravações no celular do marido. Esse teria sido o motivo de sua execução. O delegado Jackson e o Major Silvério são acusados de dificultarem e omitirem fatos durante a investigação.

Interditada
A promotoria pública de Camacan interditou a delegacia da cidade na manhã desta terça-feira após as prisões. Dois camburões estão nos fundos da delegacia de Camacan a fim de transferir todos os detentos para a cidade de Itabuna até que se cumpram todos os mandados procedentes da investigação.

Neste momento uma mutidão continua esperando o desfecho deste cado na porta da delegacia de Camacan.

Operação Esfinge prende delegado, policiais civis e major da PM em Camacan

Delegado Jakson Silva

A operação conjunta da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), do Ministério Público da Bahia, resultou na prisão do delegado de Camacan, de seis agentes da polícia civil e de um Major da Polícia Militar na manhã desta terça-feira (31), de acordo com um policial civil que não quis se identificar.

A operação pretende cumprir 21 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão relacionados a crimes de extorsão, tráfico de drogas, homicídio e formação de quadrilha em Salvador e nas cidades de Vitória da Conquista Camacan, Ilhéus e Itabuna.

Durante a operação, também teria sido preso Edvan Ribeiro, marido da empresária Katia Cristina Lima dos Santos, de 31 anos, que foi assassinada dentro do carro na porta de uma Igreja da cidade de Camacan, no dia 28 de outubro de 2010.

As informações ainda não foram confirmadas pelo coordenador da Polícia Civil, delegado Moisés Damasceno e, segundo a assessoria da Secretaria de Segurança Pública, o balanço da ação policial, que foi batizada como Operação Esfinge, só será divulgado na tarde de hoje.

Entenda o caso

A empresária Katia Cristina Lima dos Santos foi morta a tiros quando saía de uma igreja na cidade de Camacan, no sul da Bahia. De acordo com informações de testemunhas, o bandido já chegou atirando. Katia Cristina Lima dos Santos, de 31 anos, foi baleada na cabeça em frente à igreja Assembléia de Deus.

Kátia, que era esposa do empesário Edvan Ribeiro, estava com os dois filhos e a mãe no momento em que foi assassinada. Ela chegou a ser encaminhada à Fundação Hospitalar de Camacan, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Flamengo pode ter dupla de laterais inédita contra o Corinthians


No jogo do último domingo, dia 29 de maio, contra o Ceará, os laterais do Flamengo, Galhardo e Egídio, tiveram excelentes atuações. Galhardo participou do primeiro gol e Egídio marcou o terceiro, que poderia ter sido o da vitória, se o Flamengo não tivesse cedido o empate ao Bahia nos minutos finais. Só que apesar da boa atuação, a presença deles entre os titulares na próxima partida, diante do Corinthians, não é certa. Isso porque Léo Moura deve voltar e Júnior César deve ter condições de estrear.

Léo Moura, titular absoluto da lateral-direita rubro-negra, machucou o joelho direito, e por isso, desfalcou o Fla nas duas primeiras partidas do Brasileirão. Com problemas no lado esquerdo durante todo o Estadual, já que Egídio, Rodrigo Alvim, Renato e até Angleim foram etstados, mas nenhum parece ter agradado muito o técnico Luxa, a diretoria recorreu ao mercado nacional e foi buscar Júnior César, que estava no São Paulo. Coincidentemente, o titular hoje da lateral-esquerda do São Paulo é Juan, que até o final do ano passado era titular do Fla. Júnior César chegou em boa forma, e precisava de uma breve adaptação e deverá estar pronto para estrear.

Para a disputa do Brasileirão, uma competição longa, é importante ter mais que um time, ter um elenco. E pelo visto o Flamengo tem quatro laterais que podem dar conta do recado. Isso dá segurança ao treinador, à torcida e ao próprio grupo. O Flamengo parece estar no caminho certo no ano de 2011.

Problemas de família lideram queixas na Justiça, aponta Ipea


Problemas de família, nas relações de trabalho e entre vizinhos são os três conflitos mais comuns enfrentados pelo brasileiro. Juntos, os três itens respondem por 52% entre os 13 problemas mais graves indicados por cidadãos na segunda parte de um estudo sobre a percepção da Justiça, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os problemas de família lideram as queixas, com 24,86%.

A pesquisa também mostra que os brasileiros não gostam de levar todos os conflitos para a Justiça, mesmo os que ocorrem com frequência. O quesito "problemas com empresas com as quais fez negócio", que ocupa o sexto lugar entre os conflitos mais comuns, é aquele em que os brasileiros menos gostam de acionar a Justiça.

Outros problemas comuns em que há pouca disposição para recorrer à Justiça envolvem cobrança de impostos, questões de vizinhança e conflitos com pessoas com as quais se fez negócio. Os únicos casos em que o brasileiro se mostra bastante disposto a acionar a Justiça são os problemas com crime e violência.

O estudo sugere que a educação em direitos poderia ser uma medida necessária para ampliar a consciência de violação em casos como de relações de trabalho ou contratos.

Médicos dão ultimato a Amy Winehouse: 'Ou para de beber ou morre'


Amy Winehouse recebeu um ultimato de seus médicos: "Ou para de beber ou morre". Segundo o jornal "The Sun", os médicos da clínica The Priory, onde a cantora está internada mais uma vez para se tratar do alcoolismo, ficaram chocados com a gravidade do caso da cantora.

"É a última chance para Amy. Os médicos foram duros com ela por causa da gravidade de seu caso. É uma realidade difícil mas ela precisa ouvir", disse uma fonte do jornal.

Ainda segundo a publicação, o pai de Amy, Mitch, e o namorado, Reg Traviss, estavam com ela no momento em que os médicos conversaram sobre o caso: "Eles estão preocupados com ela. Mitch já passou por isso com o envolvimento dela com drogas, mas agora ela está lá por que quer e pretende melhorar".

TJD/RJ marca para quarta-feira novo julgamento do Vasco da Gama


No mesmo dia em que começa a decidir a Copa do Brasil diante do Coritiba, na quarta-feira, dia 1° de junho, o Vasco tem uma dura batalha nos tribunais. O clube foi punido com uma suspensão de 30 dias e multa de R$ 30 mil por conta de atos de sua torcida na final da Taça Rio, contra o Flamengo, quando arrancou bancos do Engenhão e jogou no gramado. Agora, no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ), o Vasco tenta reverter esta decisão.

A decisão proferida em primeira instância aconteceu no último dia 18, sem nem mesmo contar com a presença do departamento jurídico do Vasco, conforme revelou a própria advogado do clube, Luciana Lopes. A defensora entrou em seguida com embargos de declaração, o que suspendeu imediatamente a decisão que suspendia o Vasco por 30 dias de qualquer competição oficial.

“Não participar do julgamento foi uma estratégia de defesa, já que os jogadores que fizeram vandalismo dentro de São Januário (na verdade o fato ocorreu no Engenhão) não foram identificados, nós não tínhamos como fazer nenhum tipo de prova e a multa seria inevitável”, disse a advogada logo após o primeiro julgamento, entendendo que a suspensão só teria que ser cumprida em competições da Ferj, apesar do próprio despacho do relator do caso no Pleno atentar para a suspensão no Brasileiro.

Por unanimidade de votos, o Vasco foi multado em R$ 20 mil e suspensão de 30 dias, por infrações aos artigos 191, II, e 213, I e III, ambos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Além disso, com base na denúncia no artigo 219 do CBJD, o clube deve arcar com a indenização pelos danos causados, e que serão apurados pelo
administrador do estádio.

Ipea: população acha ruim trabalho de Polícia Civil e advogados


O brasileiro considera ruim a investigação feita pela Polícia Civil, o que dificulta o acesso à Justiça. Numa escala de avaliação que vai de 0 a 4 - em que 0 é muito ruim, 1 é ruim, 2 é regular, 3 é bom e 4 é muito bom -, a Polícia Civil ficou com média 1,81. É o que mostra a segunda parte de um estudo com indicadores da percepção social sobre a Justiça, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Foram ouvidas 2.722 pessoas de todo o País.

A segunda pior classificação ficou com os advogados, com média 1,96. Os advogados são a única das seis classes listadas na pesquisa em que a contratação do serviço é uma opção privada do cidadão. O terceiro lugar ficou com os defensores públicos (2,04), seguidos pelos juízes (2,14).

Os agentes mais bem colocados foram os policiais federais e os promotores, ambos com média 2,2. Apesar de ficarem com a melhor colocação do ranking, a classificação não teve um bom desempenho geral, pois ficou entre regular (2) e bom (3). Quanto aos policiais federais, o estudo afirma que o bom desempenho pode estar relacionado "ao alto grau de exposição, geralmente com conotação positiva".

Já em relação ao desempenho da Polícia Civil, que assim como a Polícia Federal, tem a responsabilidade de investigar crimes, o Ipea acredita que a má colocação "pode indicar, entre os cidadãos, especial desconfiança em relação à efetividade da investigação de crimes".

Jornal: Maurício Mattar pede demissão da Globo e alfineta diretor


Maurício Mattar não gostou nada de perder o papel de galã que havia ganhado de Aguinaldo Silva para a novela Pura Estampa, que substituirá Insensato Coração, sob a alegação de que estaria fora de forma. Em entrevista à coluna Retratos da Vida, do jornal Extra, o ator disse que pedirá demissão da Globo, pois não vê vantagens em ser exclusivo da casa, e voltará a seguir carreira de cantor.

Ele disse que estava escalado para O Astro e também foi procurado por Miguel Falabella para a próxima novela das sete, mas achou mais vantajoso estar no horário nobre. Mattar comentou que o diretor Wolf Maya apenas o telefonou para dizer que queria um ator mais "sarado" e que nunca mais entrou em contato. Falou também que não é fisiculturista, tem quase 50 anos de idade, pratica esportes todos os dias e que seu treinador e amigos ficaram chateados, considerando o fato uma grande falta de respeito.

Homens armados atiram em ambulância, roubam carro e assustam a população de Brumado



A polícia civil do município de Brumado, no sudoeste da Bahia, investiga se a quadrilha que causou medo entre motoristas que trafegavam na BR-030, que corta a cidade baiana, na madrugada desta terça-feira (31), seria a mesma que fez um arrastão na cidade de Ibiassucê ontem.

Por volta da 1 hora da madrugada, agentes da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), foram acionados para averiguar uma ocorrência de que homens armados em um Gol de cor branca, dispararam contra uma ambulância, que estava no trevo de Sussuarana, distrito de Tanhaçu. A ambulância tinha saído de Salvador com destino a Guanambi.

Segundo informações do site Brumado Notícias, o carro dos bandidos tinha placa JSP-1430 e pertencia a prefeitura de Guanambi. Dentro da ambulância, estavam o motorista, uma policial militar e um paciente, que seria marido da agente. Um dos tiros atingiu o motorista nas costas, mas mesmo baleado ele seguiu com a fuga até chegar no Hospital Magalhães Neto, em Brumado, onde foi atendido e passa bem.

Na mesma noite, a polícia foi acionada para uma outra ocorrência, também na BR-030, no sentido Brumado-Caetité. Oito homens teriam roubado um veículo Fox, de cor preta, que seguia de Salvador, para o município de Bom Jesus da Lapa. O motorista do carro e os demais ocupantes ficaram amedrontados e fugiram por um matagal. As policias civil e militar de Brumado e a Companhia de Ações Especiais do Sudoeste e Gerais (Caesg) estão realizando buscas na região para localizar a quadrilha.

Jornal: 'Bruna Surfistinha' terá cena de sexo lésbico na TV


De acordo com a coluna Gente Boa, do jornal O Globo, a versão de Bruna Surfistinha para a TV a cabo terá cena extra de sexo entre Bruna (Deborah Secco) e a melhor amiga, Gabi (Cristina Lago).

O produtor Rodrigo Letier, da TV Zero, disse que é um carinho entre duas mulheres lindas, "gostoso de se ver".

São João: casas têm diária com preço de resort


Com a proximidade do São João, já pipocam as ofertas de imóveis para alugar em cidades do interior do estado. Nos destinos mais procurados nessa época - Amargosa, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus, por exemplo - a média de preço de uma casa de dois ou três quartos, com uma cozinha e um banheiro, é de R$ 2,5 mil, para quem quer curtir apenas quatro dias de festa. A diária sai por R$ 625, o equivalente a uma noite num resort como o Grand Palladium, em Imbassaí, no Litoral Norte.

E quanto mais perto do local onde a farra rola solta, mais caro fica o aluguel. É o que garantem os donos. “Esse é um dos aspectos que mais valorizam”, comenta Marcos Andrade, que está cobrando R$ 2,6 mil por uma casa de três quartos, em Santo Antônio de Jesus (a 193 quilômetros da capital). Lá, o site da prefeitura já contabiliza mais de 50 anúncios de aluguel de imóvel para o período da festa, que começa no dia 22 de junho e segue até o dia 25. O superintendente de Cultura e Esporte do município, Hernani Mercês, conta que, no ano passado, mais de 500 casas foram alugadas. “Todas as pessoas que anunciaram no site conseguiram fechar negócio. Tivemos uma ocupação de cem por cento”, contou.

Como as ofertas são muitas, garantir que o imóvel seja locado nesse período requer, também, criatividade. Vale de tudo para conquistar a clientela, até mesmo oferecer amendoim e licor de graça. “Já é para chegar na festa abastecido”, brinca Joanilson Assis, dono de três casas em Santo Antônio. O preço dos imóveis dele varia de R$ 1,5 a R$ 4 mil. E a promoção, segundo ele, tem agradado. “Todo mundo gosta. É uma forma de conquistar a turma”.

Polícia busca PMs suspeitos de roubar caixas eletrônicos


O Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) da Polícia Civil de São Paulo realiza na manhã desta terça-feira uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em roubo a caixas eletrônicos. Os policiais pretendem cumprir seis mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão. Entre os suspeitos, quatro são PMs e um é ex-PM.

Na madrugada de hoje, a região metropolitana de São Paulo registrou mais quatro ocorrências de violação e furto a caixas eletrônicos. No bairro Pinheiros, na capital, uma quadrilha invadiu a editora Saraiva, na rua Henrique Schaumann, rendeu os funcionários e arrombou três caixas, por volta das 3h30. A polícia foi acionada, mas não informou o valor levado pelos criminosos.

Universidade para Todos inscreve até a próxima sexta-feira


A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou mais uma chamada para alunos reservas do Programa Universidade para Todos (UpT), o cursinho pré-vestibular gratuito oferecido à comunidade em parceria com a Secretaria da Educação do Estado. A relação dos convocados está publicada no portal da Uefs.

A matrícula será realizada até a próxima sexta-feira (3), na escola e no horário em que o estudante assistirá às aulas. É preciso a apresentação de uma foto 3 x 4, original de fotocópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, além das fichas 18 e 19.

Preso empresário acusado de matar a esposa


O emprésário Edvan Ribeiro, foi preso nesta manhã de terça-feira (31) juntamente com dois irmãos identificados pelo prenome Ivan e Sidônio Ribeiro, durante uma operação policial denominada "Esfinge", deflagrada na cidade de Camacan pela Polícia Civil local.

Os detidos estavam em suas residências quando foram surpreendidos pelas autoridades policiais. No total, 20 homens participaram da operação policial.

O empresário Edvan Ribeiro foi detido por suspeita de compra de carga roubada, o que ainda não foi confirmado pela polícia. Ele também é o principal suspeito de ser o mentor intelectual da morte da esposa, a empresária Kátia Cristina Lima dos Santos, de 31 anos.

Ela foi assassinada no dia 27 de dezembro do ano passado quando saía da Igreja. As investigações iniciais apontaram para a hipótese de crime passional e ocultação de informação. Radar Notícias.

Diretoria do Bahia lista novos nomes para dispensa


Com 38 jogadores no elenco do time principal, a diretoria do Bahia segue com a renovação da equipe tricolor. De acordo com o presidente Marcelo Guimarães Filho, os atacantes Bruno Paulo e Pedro Beda, o goleiro Tiago e o meia colombiano Tressor Moreno já não fazem parte dos planos do Bahia para o Campeonato Brasileiro.

Portanto, é provável que ainda nesta semana os jogadores deixem a equipe. Ainda de acordo com Marcelo Guimarães, a diretoria do clube baiano estava tentando emprestar os atletas, mas não foi possível.

A renovação do Bahia começou logo após o Campeonato Baiano. Até o momento, apenas quatro jogadores deixaram o clube: Luizão, Ramon e Rafael Jataí, que pediram para sair do clube, e Robert, dispensado pela diretoria.

Enquanto alguns ensaiam sua saída, o recém-chegado Ricardinho se prepara para estrear com a camisa vermelha, azul e branca. O meia realizou atividades físicas na segunda-feira e, caso tenha sua documentação regularizada, poderá enfrentar o Grêmio no domingo, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, às 16h.

Para reduzir folha salarial, Flu prepara lista de demissões


O Fluminense prepara uma lista de demissão que deverá afetar boa parte dos 618 funcionários do clube. O objetivo é reduzir em cerca de 40% a folha salarial atual, de aproximadamente R$ 2,7 milhões. As demissões ainda não começaram e deverão ser feitas até o fim do ano, período limite que a diretoria das Laranjeiras estabeleceu para, segundo ela própria, "arrumar a casa".

De acordo com Jackson Vasconcelos, diretor geral do clube e um dos cabeças do processo, o Fluminense montará sua lista de demissão baseado em três critérios: os aposentados que permanecem trabalhando no clube, o funcionário cuja rescisão for mais barata, ou seja, aquele com menos tempo de casa, e os nomes com os maiores salários da folha tricolor. Dos 618, 110 recebem R$ 5 mil ou mais.

"Temos gente demais fazendo coisas de menos. Queremos otimizar o nosso quadro. Na outra gestão, era comum o Fluminense dever três, quatro meses de salários. Queremos pagar em dia e acho que os funcionários querem isso também. Sabemos que todo processo de demissão é difícil", disse Vasconcelos.

No clube, há quem garanta que a lista de demissão já está pronta e conta com nada menos que 70 funcionários. Vasconcelos nega e garante que este número pode variar, tanto para mais quanto para menos.

Os 138 funcionários do departamento de futebol deverão ser os mais afetados. O setor possui os mais altos salários. Apenas jogadores e comissão técnica serão poupados. Pouco antes da saída de Mário Bittencourt do futebol, vários funcionários receberam aumento significativo e também estariam na lista. "Pode ser que uma dessas pessoas também esteja na mira", disse Vasconcelos.

Em 25 anos, só 1 a cada 13 assassinatos no campo foi julgado


Apenas um em cada 13 casos de assassinatos no campo no Brasil vai a julgamento, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra. Nos últimos 25 anos (entre 1985 e 2010), a entidade contabilizou 1.186 ocorrências em que agricultores e lideranças camponesas foram mortos. Destes, apenas 91 foram julgados e, na maioria das vezes, ninguém foi condenado.
Em alguns dos casos, há mais de uma vítima: ao todo, são 1.580 mortes nesse período. Só em 2010, foram 34 óbitos, mais da metade no Pará, o Estado mais violento.
A impunidade é apontada pela Pastoral da Terra como a principal causa da violência no campo. Mesmo que só 7% dos casos de homicídio nestes 25 anos tenham sido analisados pela Justiça, dentre esses, menos da metade teve mandantes condenados. Em apenas 21 dos 1.186 casos, os responsáveis por encomendar o crime foram condenados.
Ainda assim, a condenação não significa que os autores estejam cumprindo pena. Só no Pará, segundo a CPT, ao menos nove mandantes de homicídios no campo condenados pela Justiça estão soltos. Alguns foragidos, outros aguardando o julgamento de recurso em liberdade.

"Cachaça valente" termina em morte


Depois de um final de semana tranquilo em Itabuna sem registros de assassinatos como vinha ocorrendo de forma rotineira, na segunda-feira (30) foi quebrado o "silêncio" com a morte de um fabricante de sabão caseiro. Paulo de Jesus, o "Paulão" de 42 anos, foi executado a tiros na cabeça e perna.

A vítima estava próxima a sua casa, na Avenida Fernando Gomes, localidade conhecida como Volta da Cobra, quando foi abordada por um homem ainda não identificado.

Segundo a ex-esposa de Paulo de Jesus, ele era um bom homem, mas sem beber, porque após ingerir os primeiros goles de cachaça fica "valente". "Era só ele beber que começava a xingar e a desrespeitar as pessoas, e deu no que deu", explica.

A mulher ainda informou que logo cedo Paulão agrediu de forma verbal um estranho, acreditando ela que, o assassino deve ser o até então desconhecido da polícia. "Ele não devia nada a ninguém, só pode ser por essa confusão de hoje", informa.

A vítima deixa três filhos, um deles, de 15 anos, chegou a mencionar para nossa reportagem a violência do pai após beber. "Ele tinha essa mania de esculhambar as pessoas quando estava bebendo", conclui. Radar Notícias.

Frankvaldo: "Só saio do estúdio da Nacional com a força polícial"


Os apresentadores Frankvaldo Lima e Kelly Dourado, da Nacional, foram proibidos de entrarem nas dependências da emissora na manhã desta terça feira (31). O recado foi dado por um funcionário na portaria da rádio. Mesmo assim Frank e Kely entraram no prédio da Nacional e estão no estúdio neste momento. "Só saio daqui com a força policial", disse Frankvaldo ao RBN.

"Não recebi nenhum comunicado por escrito e não entendo o por que dessa atitude", concluiu. Frankvaldo Lima é o presidente do Sindicato dos Radialistas de Itabuna.

A programação da rádio Nacional está fora do ar. O transmissor foi desligado logo após o encerramento do programa esportivo que antecede o horário das 7.

O "Show de Notícias", que era apresentado das 7 às 9 horas, de segunda a sexta feira, vinha desagradando a Dinailson Oliveira (Som), um dos filhos do dono da rádio, Daniel Gomes. "Som", que dirige a Fundação Marimbeta, não "engolia" as críticas dirigidas ao prefeito Azevedo e, há algum tempo, vinha cobrando de seu pai uma posição a respeito. Contrariando a postura do gestor da emissora, Barbosa Filho, favorável aos ataques sistemáticos à administração municipal, foi obrigado a tirar o programa do ar, sem nenhuma comunicação aos apresentadores.

Segundo apuramos, a dupla Frank e Kelly já vinha sendo motivo de incômodo para os donos da emissora, que vão receber um aporte da prefeitura de Itabuna, em forma de publicidade (cerca de R$ 10 mil/mês). E a ida de "Som" para a Fundação Marimbeta contribuiu, e muito, para o afastamento dos comunicadores.

No último domingo (29), a rádio Nacional foi retirada do ar pelo diretor Barbosa Filho, porque um operador tocou uma música. A rádio é proibida pelo ECAD, pois não paga direitos autorais. Na semana passada, pelo mesmo motivo, a rádio Difusora deixou de executar músicas, que não sejam regionais, sob pena de pagar uma multa diária estipulada em R$ 1 mil. O Departamento Esportivo da Nacional, comandado por Manoel Messias, deixou de transmitir vários eventos pela manhã. E à tarde, só irradiou Jacuipense x Itabuna, porque a equipe esportiva já estava em Riachão do Jacuípe.

Segunda feira (30), a programação da emissora só voltou ao ar a partir das 9 horas. Já era um aviso para a dupla Frank e Kelly e mais um castigo para Manoel Messias que faz o "Destaque Esportivo" às 6.

NOTA DO BLOG - Diney Oliveira, um dos sócios e filho de Daniel Gomes, relutava em tomar esta decisão, mas falou mais alto um pedido de sua mãe. Com "Som" na prefeitura (salário de R$ 9 mil), a rádio tinha que mudar sua postura em relação ao governo municipal. E não pára por aí. A tão propalada mudança da emissora para o bairro Pontalzinho deve acontecer ainda esta semana. Muda de endereço e de direção.

http://www.jornalsportnews.blogspot.com/

Por verba, governo baiano fala em processar tribunal


A demora na liberação dos recursos para a construção do novo estádio de Salvador fez o governador do Estado, Jaques Wagner (PT), anunciar ação judicial contra o TCE (Tribunal de Contas do Estado) na Justiça.

O tribunal estabeleceu exigências para autorizar o BNDES a liberar verba para obras da Fonte Nova. O parecer do conselheiro Pedro Lino prevê a liberação de apenas 20% dos R$ 323 milhões que serão emprestados.

De acordo com o secretário extraordinário para assuntos da Copa na Bahia, Ney Campello, nem mesmo os 20% serão liberados, já que o TCE exigiu novas garantias para a liberação dos recursos.

Ainda segundo ele, a construção do estádio está dentro do cronograma, mas pode ser afetada se o imbróglio persistir por mais tempo.

Fontes ligadas ao governo dizem que trata-se de questão política. O TCE tem uma composição quase toda ligada ao grupo de Antônio Carlos Magalhães, morto em 2007. Dos sete conselheiros, só Zilton Rocha foi nomeado pela atual gestão.

A assessoria de Pedro Lino afirmou, porém, que mesmo Zilton Rocha, ligado ao PT, foi contrário à liberação dos recursos. E que é necessário apresentar ao TCE os projetos básico e executivo do estádio, o que ainda não ocorreu.

Segundo Lino, a atitude do governo da Bahia é uma "tentativa de passar por cima das atribuições do TCE, atropelando princípios democráticos e constitucionais".
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk3105201108.htm

Justiça diz que assassino de Glauco não pode responder por crime

alt

De acordo com a Justiça Federal do Paraná, Carlos Eduardo Nunes (Cadu), o assassino confesso do cartunista Glauco Villas Boas e do filho dele, foi considerado inimputável a pedido do Ministério Público. O juiz responsável pelo caso, Mateus de Freitas Cavalcanti Costa, decidiu, nesta terça-feira (27), que o réu deve cumprir pena de, no mínimo, três anos em um hospital psiquiátrico.

O réu confesso está internado no Complexo Médico Penal, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, desde março de 2010, quando foi preso, tentando fugir, na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR), dois dias após o assassinato.

O laudo apresentado pelo MP à Justiça valida a decisão da Justiça. Segundo o exame, Cadu sofre de esquizofrenia paranoide, logo, incapaz de compreender a gravidade do ato cometido. Também de acordo com o laudo, a doença foi agravada devido ao consumo desmedido “de substâncis alucinógenas, do fanatismo religioso e da crença no sobrenatural”.

Por enquanto, Cadu permanece no Complexo Médico Penal aguardando o momento de ser transferido para um hospital psiquiátrico.

SSP e MP inicia nova operação contra o tráfico na Bahia

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) e o Ministério Público (MP-BA) começam nessa terça-feira (31), uma nova operação de combate a crimes de formação de quadrilha, extorsão, tráfico de drogas e homicídio. Além de Salvador,a operação chega a mais três cidades do interior do Estado

Camacan, Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista já estão trabalhando com a operação denominada “Esfinge” que tem como objetivo cumprir 21 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão na capital e nas três cidades do interior.

A “Esfinge” conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais do Ministério Público Estadual (Gaeco), Corregedorias das polícias Civil e Militar, além da SSP.

De acordo com o Ministério Público, os mandados foram expedidos pelo juiz de Direito em exercício na Vara Crime da Comarca de Camacan, tendo por base investigação que apura crimes de formação de quadrilha, receptação de carga roubada, homicídio, extorsão e tráfico de drogas. Com informações do G1

Cigarro deve matar 6 milhões em 2011

O cigarro deve matar em 2011 quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil são fumantes passivos. O número representa uma morte a cada seis segundos. Até 2030, a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 8 milhões de pessoas podem morrer em consequência do fumo.

A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Dados indicam que metade dos fumantes deve morrer em razão de uma doença relacionada a esse hábito.

No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado nesta terça-feira (31), a OMS listou avanços no enfrentamento ao cigarro. Um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que entre 2006 e 2010 a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens, a queda foi maior – o hábito de fumar passou de 20,2% para 17,9%.

Entre as mulheres, o índice permaneceu estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade - até oito anos de estudo - fumam mais (18,6%) que as pessoas mais escolarizadas - 12 anos ou mais (10,2%). Da Agência Brasil.

Policiais envolvidos em ataques a caixas eletrônicos

A Polícia Civil de São Paulo deu início, na manhã desta terça-feira (31), a uma operação de combate à quadrilha que ataca caixas eletrônicos. De acordo com informações preliminares, três policiais militares suspeitos de integrarem o bando foram presos por volta das 8h20.

Segundo a assessoria de imprensa do Deic (Departamento de Investigação sobre Crime Organizado), estão sendo cumpridos, nesta terça, 13 mandados de busca e apreensão e seis de prisão a supostos envolvidos em formação de quadrilha de ataque a caixas eletrônicos. A Corregedoria da PM e a Polícia Civil investigam 26 policiais.

No último sábado (28) outros três policiais foram presos por tentar explodir o caixa de uma agência no bairro do Jabaquara. Dois entraram pelos fundos e se preparavam para explodir os caixas, quando policiais do GOE (Grupo de Operações Especiais), que passavam pelo local, desconfiaram e entraram no banco.

Um terceiro estava em serviço e foi descoberto por causa de uma mensagem via SMS, avisando que o policiamento se aproximava do local. Informações do R7 com SP no Ar.

Zagueiro do Corinthians fere amigo com disparo acidental

O zagueiro do Corinthians Leandro Castán se envolveu em uma ocorrência policial por volta das 19h de segunda-feira(30). De folga em Jaú (SP), depois do jogo realizado em Araraquara (SP), o jogador baleou acidentalmente um amigo quando brincava de tiro ao alvo com uma espingarda de pressão na propriedade do jogador. Leonardo Miguel Calixto Pessuto, 20 anos, está na UTI em estado grave.

O amigo de Castán foi atingido nas costas pela arma que estava nas mãos do jogador. Testemunhas informaram que não havia bebida alcoólica no local. O acidente aconteceu em uma propriedade do jogador no Jardim Paraty.

Segundo informações, o disparo aconteceu quando Castán foi passar a arma para as mãos de Leonardo. O jogador socorreu o amigo ferido até o pronto-socorro da Santa Casa de Jaú. De acordo com a entidade de saúde, o chumbinho teria perfurado o pulmão da vítima, que deverá passar por cirurgia.

Mega pode pagar terceiro maior prêmio do ano

Após acumular pela sexta vez consecutiva, a Mega-Sena poderá pagar um prêmio de R$ 43 milhões na quarta-feira(1). Caso um apostador acerte as seis dezenas sorteadas, levará o terceiro maior prêmio do concurso em 2011, que já chegou a pagar neste ano o valor de R$ 71,4 milhões na faixa principal.

No sorteio do sábado, apesar de não ter havido acertadores das seis dezenas, 137 apostadores conseguiram cinco acertos e cada um vai levar R$ 23.204,42. Outros 8.177 bilhetes tiveram quatro acertos e vão receber R$ 555,39 cada. As dezenas sorteadas no concurso 1.287 foram: 11 - 12 - 31 - 33 - 42 - 52

De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), caso o prêmio de R$ 43 milhões saia para apenas um apostador, o valor permitiria ao novo milionário comprar mais de 1,7 mil carros populares, ou ainda 8,6 mil motos de 125 cc. Aplicado na poupança, o prêmio renderia, mensalmente, cerca de R$ 280 mil, ou R$ 9 mil por dia. Sacando mensalmente R$ 50 mil, sem fazer nenhum tipo de investimento, seria preciso mais de 71 anos para consumir todo o prêmio.

O sorteio da Mega-Sena ocorrerá em Oeiras, a 227 km de Teresina, a partir das 20h. A aposta mínima da modalidade custa R$ 2 e pode ser feita em qualquer lotéricas do País. O apostador tem até as 19h do dia do sorteio para registrar seu bilhete.

Que bela figurante!

Vira e mexe, a gata Ana Paula Leme (na foto ao lado), 34 anos, faz figuração no quadro "Jô Suado", do "Pânico na TV" (Rede TV!). Linda, Ana Paula já participou de comerciais de televisão, fez ensaios para revistas e posou para vários catálogos. A gata nasceu em Campinas e, além de modelar, é sócia de uma grife de roupas. "Faço toda a produção, desde a escolha dos tecidos até a dos modelos que serão confeccionados", diz. Batalhadora, né?

Rapidinhas

De novo
Jaque Khury vai posar nua de novo. "É verdade. Estou em um outro momento. Tenho malhado bastante. Meu corpo mudou e acho que chegou a hora. Quero fazer as fotos na praia. Só não posso falar ainda qual será a revista", disse a fofa. Mas a coluna pode. Ela será capa da "Sexy" de agosto ou de setembro. Será o segundo ensaio nu da ex-BBB, que foi capa da "Playboy" em 2008.

De novo 2
Ah, Jaque está solteira. "Faz pouco mais de um mês que estou sozinha. Mas chega de falar disso. Não vou ficar dando mídia para ex-namorado." A-do-ro.

Vídeo
Encantada comumpedido de casamento que presenciou em um restaurante paulista, a cantora Miley Cyrus gravou tudo e avisou ao casal: "Vou enviar para vocês". Ninguém acreditou, claro. E não é que dia desses a artista enviou o vídeo e ainda escreveu uma mensagem? Os noivos ficaram superempolgados... O vídeo virou troféu, né?

Dupla
Pegando carona no sucesso que andam fazendo com os seus personagens em "Morde & Assopra", André Gonçalves (foto) e Vanessa Giácomo participarão do lançamento da nova coleção de uma loja no Bom Retiro, no dia 14. Vai ferver...

Marrom
Mangueirense de carteirinha, a cantora Alcione desfilará de novo pela Beija-Flor. É que o enredo da escola de Nilópolis vai falar do Maranhão, Estado onde a cantora nasceu. Marrom desfilou neste ano na Beija-Flor, no carro que homenageava as mulheres que já cantaram músicas de Roberto Carlos. O Rei foi o tema da escola carioca.

Dedé Santana é internado
O humorista Dedé Santana, ex-integrante dos Trapalhões, está internado desde sexta-feira no Rio de Janeiro para se tratar de uma hemorragia gástrica. O quadro de saúde do artista é estável, mas não há previsão de alta, segundo a assessoria de imprensa do Barra D'Or, onde ele está internado. Dedé, 75 anos, passou mal na sextafeira e foi levado ao hospital, que fica na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O humorista teve um problema no estômago, que evoluiu para uma pequena hemorragia, já controlada. Segundo o hospital, ele sofre de doença diverticular, que o levou desenvolver uma lesão no estômago. O humorista está no quarto e tem a companhia de amigos e familiares. (Folha.com)

'Se Beber, Não Case' bate recorde

"Se Beber, Não Case! 2" arrecadou US$ 86,5 milhões nas bilheterias dos Estados Unidos e do Canadá neste final de semana, a maior estreia da história na América do Norte para um filme de comédia, segundo estimativas da Warner divulgadas ontem.

http://www.agora.uol.com.br/ola/

ITABUNA X COLO-COLO

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ônibus é incendiado por grupo após ação policial em Porto Seguro


Quatro homens armados queimaram um ônibus coletivo próximo a uma escola pública no bairro do Baianal, na cidade de Porto Seguro, no sul do estado, na manhã desta segunda-feira (30). De acordo com a delegacia do município, o grupo, que estava em um ponto de ônibus, teria pedido para o coletivo parar e ordenou que os passageiros deixassem o veículo, ateando fogo em seguida.

Segundo o site O Baianão, o fato aconteceu em resposta à ação da polícia na noite de ontem que resultou na morte de Diego Mota do Nascimento, de 18 anos, que teria envolvimento com o tráfico de drogas na região. Agentes do Corpo de Bombeiros controlaram o incêndio ainda na manhã de hoje e ninguém ficou ferido.

Idosa é encontrada morta em sua residência


O corpo de uma aposentada morta a pauladas foi encontrado nesta segunda-feira (30) no bairro Santo Antônio do Monte localizado no município de Itamaraju, a 733 Km de Salvador. Segundo informações da TV Santa Cruz, Maria de Jesus, 62 anos, foi encontrada por familiares morta dentro de casa.

Ainda de acordo com a TV Santa Cruz, a arma utilizada para matar a vítima, que morava sozinha, foi encontrada ao lado do corpo.

A casa de Maria estava revirada por isso a polícia não pode detectar se algum objeto foi roubado. Uma vizinha da vítima contou que a aposentada costumava guardar dinheiro em casa.

O corpo de Maria foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itamaraju. A autoria e a motivação do crime ainda são ignoradas. A delegacia da região investiga o caso.

Polícia recaptura um dos 21 fugitivos da delegacia de Paulo Afonso


Um dos 21 fugitivos da cadeia pública de Paulo Afonso foi recapturado na tarde desta segunda-feira (30) ainda na cidade, segundo informações da TV São Francisco. Os presos escaparam pelo teto da delegacia usando uma corda de lençóis, popularmente conhecida como "tereza".

A cadeia estava superlotada - com capacidade para 12 presos, tinha 72 presos no local no momento da fuga. Os outros 20 presos que escaparam continuam sendo procurados pela polícia.

Esta foi a segunda fuga de presos nesta segunda-feira na Bahia. Em senhor do Bonfim, no norte do estado, cinco presos fugiram da delegacia durante a madrugada. Eles cavaram um túnel de dentro da cela para a área externa da unidade policial.

Cleiton Messias Oliveira da Silva, Edilson Silva dos Santos, Lucas Carvalho de Vasconcelos, Gabriel Dourado de Souza e Francisco Almir Dias ainda são procurados pela polícia. A delegacia também estava superlotada: com capacidade para 40 presos, estava com 82 detidos.

Homem mata avó a pauladas em Jucuruçu, no sul do estado


Um homem matou a própria avó a pauladas neste domingo (29) no município de Jucuruçu, a 767 Km de Salvador. Segundo informações da TV Santa Cruz, a aposentada Dalvina Barbosa Lima, 82 anos, foi assassinada pelo neto Uelson Souza Dias, 28 anos.

O crime só chegou ao conhecimento da polícia após uma denúncia anônima de que Uelson teria praticado o crime no domingo (29) pela manhã.

O acusado, que morava sozinho com a aposentada em um sítio a 35 Km de Jucuruçu, no distrito de Córrego de Tubatina, confessou o crime ao ser preso. Ele contou que matou a avó porque ela só lhe dava água e biscoitos para comer.

De acordo com a polícia, Uelson matou a idosa com três pauladas na cabeça, enrolou o corpo em um lençol e, em seguida, enterrou o corpo no quintal da casa. O corpo só foi encontrado nesta segunda-feira (30).

A polícia informou ainda que, apesar de o autor ter distúrbios mentais, ele foi autuado em flagrante e levado para carceragem da delegacia de Itamaraju.