quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

IPVA com 10% de abatimento termina nesta quarta (29)


Quem possui um veículo tem até hoje para quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com um bom desconto. A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) está oferecendo um abatimento de 10% para quem pagar o IPVA em cota única. Como o valor médio do imposto de um carro popular novo é de R$ 700, o desconto será de R$ 70.

Segundo o economista André Coelho, o desconto é uma boa opção porque quase nenhuma aplicação vai render acima de 8%. “O que a pessoa tem que se questionar são duas coisas: eu tenho dinheiro para pagar à vista? Se tenho, vou ficar apertado só para pagar o IPVA de uma vez só?”, orienta Coelho. O especialista destaca que se o contribuinte não ficará em nenhum aperto caso quite o IPVA agora, a economia deverá ser considerada.

A mesma visão tem o consultor pessoal de finanças Erasmo Vieira. Ele recomenda que a pessoa até tire a economia da poupança para aproveitar os 10% de desconto do IPVA. “Basta depois ele ir devolvendo esse valor para a poupança. Porque nela o dinheiro não vai render tanto quanto o desconto oferecido pelo governo”, alerta.

Vieira acredita que o baiano está em uma situação privilegiada, porque em estados como Minas Gerais e São Paulo o desconto na cota única, que já venceu em janeiro, foi de 3%. Ele destaca também a importância de manter o IPVA em dia. “O motorista pode ser parado em uma blitz e ter que pagar uma multa por causa da irregularidade. O prejuízo pode ser ainda maior”.

Nenhum comentário: