sexta-feira, 30 de março de 2012

MG: assaltante de banco preso é líder do 'Novo Cangaço'


A Polícia Civil em Belo Horizonte (MG) apresentou nesta sexta-feira Rubens Ramalho de Araújo, 43 anos, considerado o segundo bandido mais procurado do País. Ele foi preso na quinta-feira na cidade de Palmas (TO) e transferido para a capital mineira. Rubão, como é conhecido, é suspeito de chefiar a quadrilha que comete a modalidade de crime conhecida como "Novo Cangaço", em que os criminosos cercam cidades com armamentos pesados e, depois de fazer os habitantes reféns, levam tudo que podem de carros-fortes e agências bancárias.

Contra Rubão existem 19 mandados de prisão em oito Estados - Minas Gerais, Paraíba, São Paulo, Mato Grosso, Piauí, Maranhão, Bahia e Ceará. De acordo com uma fonte da Polícia Civil ouvida pelo Terra, que pediu para não ter nome e cargo divulgados, a atuação da quadrilha era maior no interior dos Estados.

"Ele praticava assaltos há mais de 10 anos. Sempre agia em cidades do interior e em dias de muito movimento nos bancos. Geralmente cidade onde circulava grande quantidade de dinheiro", afirmou a fonte. As ações do bando chamam a atenção pela violência e terror às vítimas que estavam nos locais no momento dos assaltos.

"É uma quadrilha que agia pelo impulso, com muita frieza e sempre em locais com muito movimento. Essa era inclusive uma arma deles, já que isso inibe a atuação da polícia, uma vez que existem reféns no local. Eles atiravam para todos os lados e usavam armamentos pesados, usados inclusive em guerras", completou a fonte.

Paraibano, Rubão foi preso na periferia de Palmas (TO) por policiais da 1ª Delegacia Especializada de Repressão a Organizações Criminosas (Deroc) de Belo Horizonte, após um ano de investigações.

Nenhum comentário: