quinta-feira, 29 de março de 2012

UFPR divulga nota de repúdio a manual com 'obrigações sexuais'


Em comunicado oficial divulgado na tarde desta quinta-feira, a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) criticou o "manual de sobrevivência" elaborado por um grupo de alunos do curso que afirma que garotas têm a obrigação de "manter uma relação sexual" com os homens. "O setor de Ciências Jurídicas da UFPR vem expressar que repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso", disse a instituição em nota assinada pelo diretor, professor Ricardo Marcelo Fonseca e pela vice-diretora, Vera Karam de Chueiri.

O material de oito páginas, além de oferecer dicas dos melhores lugares para beber na região, mostra um tópico que ensina ao calouro "como se dar bem na vida amorosa utilizando a legislação brasileira". O livreto foi produzido pelo Partido Democrático Universitário (PDU), grupo que comandava o centro acadêmico da instituição até 2011, e foi distribuído neste mês aos estudantes.

Os responsáveis são acusados por grupos feministas e de esquerda da universidade de machismo e de incitar a prática ao estupro. A Assembleia Nacional de Estudantes Livre (Anel) publicou em seu blog uma nota escrita pelo Grupo de Gênero, do mesmo curso, também repudiando o ato.

O direção da faculdade afirmou que "defende de modo intransigente a liberdade constitucional de expressão, mas que, eventuais abusos no exercício deste direito, ao adquirirem dimensão institucional, serão objeto de apuração e eventual punição na forma das normas administrativas em vigor". Informações do Portal Terra.

Nenhum comentário: