sexta-feira, 27 de abril de 2012

BOMBA! A volta de Luiz Penido à Rádio Globo


Tem sido a semana mais agitada no rádio esportivo do Rio de Janeiro em quase 30 anos. Depois de lerem na coluna de ontem que foi confirmada a saída de José Carlos Araújo da Rádio Globo (da qual se despede na final do Campeonato Carioca, dia 13 de maio) rumo à nova rede 100% esportiva conjunta de Grupo Bandeirantes e Grupo Bel, patrocinada pelo Bradesco, ontem foi a vez de outra confirmação de impacto: Luiz Penido deixa a Rádio Tupi e regressa à Globo, da qual saiu em 1988 - sim, Garotinho e Garotão da Galera já dividiram o mesmo prefixo.

Eugênio Leal postou no Twitter: "A Tupi bancou a proposta inicial, mas não adiantou. Fomos comunicados que Luiz Penido está deixando a emissora." Eraldo Leite postou no Facebook: "Agora é oficial: o Garotão da Galera é da Rádio Globo. Até aqui mantive a discrição quanto ao anúncio pois faltava ele comunicar à direção da Tupi sua decisão, tomada ontem (quarta-feira), o que - claro! - causou comoção entre os funcionários, porque Penido é uma pessoa carismática, querida e intensamente amada. Estou muito feliz pelo desfecho porque perder Garotinho não seria fácil e era preciso um contra-ataque, que foi rápido e eficiente, tiro na mosca. Parabéns à direção, que não mediu esforços para manter a pipa no alto. Garotinho vai realizar um sonho de implantar um projeto novo, num outro veículo, e Penido vai realizar o sonho de ser o primeiro narrador na rádio que o criou, projetou e o transformou no 'Juventude Globo'."

Leio no Anderson Cheni que outra confirmação foi feita no ar mesmo pelo apresentador Roberto Canázio na "Manhã da Globo" desta quinta-feira, dando boas vindas de retorno a Penido e desejando boa sorte a Zé Carlos. Por enquanto vai somente Penido, mas em reunião foram discutidos os nomes de Wagner Menezes e Eugênio Leal para substituir Gilson Ricardo e Gérson, que seguem com Garotinho para a nova rádio 100% esportiva. Gilsão confirmou a mudança de prefixo, dizendo ser muito grato à Globo pelos 35 anos de atuação, mas que, por uma questão de lealdade e por há muito tempo trabalharem juntos, os três vão para este novo projeto. Ele antecipou que, assim que terminar seu vínculo com a Rádio Globo, participará do programa "Rock Bola" (título que o Grupo Bel manteve mesmo com a saída do clássico programa e de seus componentes para a MPB FM, onde foi renomeado "Pop Bola").

Nisso tudo, outra dúvida pairava no ar: e Washington Rodrigues? Como ficaria neste sacode todo? Eugênio Leal informou no Twitter que Apolinho permanecerá na Tupi, com a qual seu vínculo acabaria no final deste mês. Leio no Rádio de Verdade que Washington foi sondado pelo antigo companheiro Garotinho, mas expôs à direção da Tupi sua situação e acertou a renovação de contrato.

E a Super Rádio Tupi pós-saída de Luiz Penido? Um manifesto foi colocado no Twitter pelo narrador Odilon Júnior: "Agradeço às muitas manifestações de apoio. Não sei o que vai acontecer, não tenho ainda as respostas que gostaria, mas desde já agradeço a todos. Vamos ter muita calma neste momento de transição do rádio esportivo. Uma certeza eu tenho: a Tupi vai estar sempre no gosto do povo. Pessoas vão, instituições ficam! Com certeza quem ficou vai se empenhar e eu prometo muito empenho no que for designado para fazer. Por enquanto é aguardar!"

Luiz Alberto Penido, mineiro de Juiz de Fora, completou 57 anos no dia 5 deste mês. Seu início no rádio foi com apenas 14 anos, na Globo, como um 'faz tudo' inicialmente, depois dividindo o plantão com Iata Anderson e o titular Jairo de Souza. Quando despontou como narrador, se especializou no basquete, narrando quatro Mundiais. Depois, passou a narrar Fórmula 1 e, logo depois, se consolidou também no futebol. A saída de Penido da Globo para a Tupi aconteceu no final de 1988, sucedendo Edson Mauro como locutor titular. Simultaneamente, chegou um grupo de jornalistas que incluiu dois profissionais dos quais agora será novamente colega: Felippe Cardoso e Eraldo Leite. Com a chegada do Garotão, mudanças foram feitas, uma delas a criação do programa noturno "Giro Esportivo".

Luiz Penido levou João Saldanha de volta ao rádio um ano e meio após o ex-treinador deixá-lo. A Tupi foi a última rádio onde João Sem Medo trabalhou. Em 1993, Penido saiu da Tupi para arrendar o esporte da Rádio Nacional, levando com ele nomes como Chico Anysio e Fernando Calazans, além de lançar José Roberto Wright. Depois, mudou para a Tropical, mas sem levar Wright e Calazans. O retorno à Tupi foi em 1997, agregando a ela um colega de Tropical: Jorge Nunes. A partir de 1999, Penido formou a dupla de frente com o chegado comentarista Washington Rodrigues.

Nenhum comentário: