quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atividades marcam o dia Mundial Sem Tabaco em todo o País


As secretarias de Saúde em todo o País têm atividades agendadas nesta quinta-feira para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco. O tema definido pelo governo brasileiro para a data neste ano é "Fumar: Faz Mal pra Você, Faz Mal para o Planeta".

No Distrito Federal, as ações acontecem na Ala Mário Covas, da Câmara Federal, sob os cuidados de representantes da Coordenação do Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer. Servidores e visitantes poderão fazer exames, como o que mede a capacidade respiratória, o teste de dependência química, a aferição de pressão arterial e ocular e a avaliação odontológica para câncer de boca.

Na capital paulista, das 10h às 15h, profissionais do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas estarão no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) distribuindo folhetos informativos sobre o uso do tabaco, do álcool e de outras drogas. Serão feitos também testes de dependência e para avaliar o índice de monóxido de carbono no pulmão de fumantes, além de avaliação odontológica. As pessoas que apresentarem alto risco de dependência serão encaminhadas a serviços especializados para tratamento gratuito.

No Ceará, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes promoverá exposição das substâncias prejudiciais à saúde contidas no cigarro, das 11h às 14h.

Dados do Ministério da Saúde indicam que o percentual de fumantes no País passou de 16,2% em 2006 para 14,8% no ano passado. É a primeira vez que o índice fica abaixo dos 15%.

A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em abril, indica ainda que a frequência de fumantes continua maior entre os homens: 18,1% contra 12% entre as mulheres. Mesmo assim, a população masculina lidera os números sobre a redução do tabagismo no Brasil, já que 25% deles declararam ter deixado de fumar, contra 19% entre pessoas do sexo feminino.

Nenhum comentário: