quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Condenado pela maioria no STF, João Paulo Cunha renuncia à candidatura em Osasco


O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) não irá mais concorrer à Prefeitura de Osasco. Diante dos votos da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que pediram sua condenação por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato no processo do Mensalão, o petista resolveu renunciar à candidatura e já comunicou sua decisão a correligionários. O anúncio oficial deve ser feito nesta sexta-feira (31).

A avaliação de João Paulo Cunha, juntamente com caciques do PT em São Paulo, foi a de que sua campanha não se sustentaria – nem teria repercussão positiva – caso prosseguisse. Nove dos onze ministros do Supremo condenaram Cunha por irregularidades em contratos de publicidade à época em que o petista era presidente da Câmara dos Deputados.

Diversos aliados já haviam alertado Cunha de que sair candidato não era um bom negócio no ano em que o Mensalão seria julgado. Como antecipou Terra Magazine, a maioria deles esperava a renúncia ainda para quarta (29), mas diziam que a decisão precisaria partir do próprio deputado, apesar da pressão velada.

Nesta quinta-feira (30), João Paulo participou de diversas reuniões em Osasco com seu núcleo político mais próximo, dirigentes de sua campanha e também com o atual prefeito da cidade, Emidio de Souza.

Nenhum comentário: