quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Aeronáutica suspende trabalhos após quatro dias de buscas por avião

A Aeronáutica decidiu suspender os trabalhos de busca pelo avião bimotor que desapareceu depois de decolar de Ilhéus, na noite da última segunda-feira (24). As buscas estão encerradas até que surjam novos indícios da aeronave.

Duas lanchas da Marinha, um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) e o Corpo de Bombeiros iniciaram as buscas na manhã de terça-feira (25). O avião transportava o corpo de Carita de Souza Ramos, 61 anos, turista goiana que morreu em uma praia no distrito de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália.

Na manhã de quarta-feira (27), o corpo do piloto Joas Cardoso Ribeiro foi encontrado na areia da praia de Mar e Sol, localizada 17 km ao norte de Ilhéus. O marido de Carita, o advogado José Ramos, 58 anos, também estava na aeronave.

Segundo o cabo José Santos, do 5º GBM/Ilhéus, os bombeiros continuam à espera de novas informações sobre o bimotor. “Estamos esperando que pescadores e moradores da região entrem em contato conosco, porque o primeiro contato deve ser feito com o Corpo de Bombeiros. Há poucos minutos tivemos um chamado, mas não encontramos nada”, diz Santos.

A Marinha também continua as buscas na região.

 O avião foi fretado por José Ramos para levar o corpo da esposa para Brasília, onde ocorreria o sepultamento. O enterro estava marcado para terça-feira - o bimotor decolou do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, na noite de sábado, e perdeu contato com os controladores minutos depois.


Investigação
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que foi verificado, por meio do Sistema Decolagem Certa (DCerta), que há divergência entre o nome do piloto que recebeu autorização para o plano de voo e os documentos localizados na manhã de quarta-feira (26).

Por conta disso, a Anac abriu um processo administrativo contra Bruno de Sá Martins de Araújo, proprietário e operador da aeronave EMB 810 SÊneca, e contra o piloto Amilcar de Carvalho Jacobina. 

Nenhum comentário: