quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Turquia bombardeia alvos sírios após ter povoado atingido

A Turquia bombardeou nesta quarta alvos situados em território sírio em represália aos disparos de morteiros sírios que provocaram a morte de cinco civis em uma localidade turca na fronteira, anunciou o premiê turco Recep Tayyip Erdogan. "Este ataque foi uma resposta imediata de nossas forças armadas (...), que bombardeaeram ao longo da fronteira alvos identificados por radar", indicou Erdogan em um comunicado.

"A Turquia jamais deixará impunes tais provocações do regime sírio, que ameçam a nossa segurança nacional, no respeito ao direito internacional e as suas regras de intervenção", acrescentou. Erdogan também informou que os países membros da Otan devem realizar uma reunião de emergência para discutir os disparos sírios.

O chanceler turco, Ahmet Davutoglu, conversou com o secretário-geral da Aliança Atlântica, Andres Fogh Rasmussen, e ficou decidido que a Otan se reunirá em breve. Um pouco antes, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, foi a público declarar que se sentia ultrajada pelo ataque. "Estamos trabalhando nossos amigos turcos, conversando com o chanceler para resolver isso da melhor forma possível. O ataque vem de um regime que está causando um mal imenso ao seu próprio povo", disse.
 O novo episódio da revolta na Síria poder dar um novo caráter à participação da Turquia no conflito: é a primeira vez que a Turquia usa a força militar contra o seu vizinho. Até agora o governo de Ancara atuava principalmente apoiando os civis sírios que cruzam a fronteira aos milhares fugindo dos combates entre o regime de Assad e os rebeldes.

O morteiro caiu na localidade de Akcakale, no sudeste da Turquia, e matou uma mulher e quatro crianças de uma mesma família. Uma nuvem de poeira e fumaça pairou sobre os edifícios baixos após a explosão, enquanto os moradores corriam para ajudar as vítimas. Pelo menos outras oito pessoas ficaram feridas. Outros, enfurecidos pela violência crescente na região em consequência da guerra civil da Síria, foram às ruas gritando em protesto contra as autoridades locais.

Nenhum comentário: