quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bento XVI deixa Pontificado e agradece aos fiéis em Castel Gandolfo

Encerrando o ciclo de despedida anunciado no último dia 11, Joseph Ratzinger deixou o Vaticano pela última vez na condição de Papa na tarde desta quinta-feira e agradeceu aos fiéis em sua última apartição pública na sacada de sua nova residência de Castel Gandolfo.


Bento XVI embarcou em um helicóptero pouco após as 17h (13h de Brasília) e chegou cerca de 20 minutos depois em Castel Gandolfo, onde viverá durante a realização do Conclave. Já na pequena cidade italiana, ele falou rapidamente para uma multidão aglomerada em frente à sua nova residência e despediu-se dos fiéis, encerrando seu ciclo à frente da Igreja Católica, uma das maiores religiões monoteístas do mundo.

"Caros amigos, obrigado por sua amizade e afeto. Vocês sabem que esse é um dia diferente para mim. Eu ainda sou pontífice, mas depois das 20h não serei mais", disse Bento XVI, em italiano, da sacada da sua nova residência em sua última aparição pública como Papa.


"Sou simplesmente um peregrino que inicia a última etapa de sua peregrinação nesta terra", disse em frente à multidão de cerca de 10 mil pessoas que acompanhavam sua despedida do mais alto posto da Igreja Católica. "Obrigado a todos, e boa noite", encerrou o Papa, e se retirou de cena. Às 20h (16h), ele deixa oficialmente de ser o Papa Bento XVI e passa a ser chamado 'Sua Santidade, Papa emérito', título por ele escolhido.

Mais cedo, ainda no Vaticano, Bento XVI despediu-se pessoalmente de seus cardeais e declarou obediência e reverência a seu sucessor. "Continuarei próximo a vocês em orações, especialmente nos próximos dias... quando vão eleger o próximo papa a quem hoje eu declaro minha reverência e obediência incondicionais", disse.


Ontem, Bento XVI participou de sua última audiência de quarta-feira no Vaticano. "Sentindo que as minhas forças tinham diminuído, pedi a Deus com insistência que me iluminasse com a sua luz para tomar a decisão mais justa, não para o meu bem, mas para o bem da Igreja", falou, reiterando os motivos que o levaram à inesperada decisão. "Nestes quase oito anos, sempre senti que, na barca, está o Senhor, e sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas do Senhor", completou.

Nenhum comentário: