quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Secretária toma posse no Conselho Municipal de Saúde

Na noite de terça-feira, 26, a secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, tomou posse no Conselho Municipal da Saúde de Ilhéus. O presidente do colegiado, Yolando de Souza, convocou a secretária para integrar a mesa, constituída também por Jaques Silva, diretor executivo, e Eurípedes Oliveira, conselheiro representante da Associação dos Agentes Comunitários de Ilhéus. A reunião ordinária ocorreu na sede da 6ª Dires (Diretoria Regional de Saúde).
Em seu pronunciamento, Ledívia reconheceu o papel importante do Conselho de Saúde e explicou sobre a situação crítica em que encontrou o serviço de saúde na cidade e no interior, apresentando “dificuldades absolutas de todas as ordens”, como o montante de dívida, equipamentos sucateados, o fechamento de inúmeras unidades de saúde e a necessidade de atender à Lei de Responsabilidade Fiscal, que teve como consequência a redução do número de profissionais.
Com o olhar voltado para um futuro promissor, a nova conselheira municipal explicou que Ilhéus é foco de investimentos e que o serviço de saúde precisará atender à essa demanda. A secretária pontuou o decreto 7508, da presidente Dilma Rousseff, como um dos fatos que enquadram o município nessa perspectiva. O decreto regulamenta o SUS (Serviço Único de Saúde) e, dentre os pontos abordados, está a lógica do contrato organizativo de ação pública, que passará a ser regional, e não mais local. Ilhéus e a macrorregião Sul estão sendo escolhidas como a região piloto para a implantação deste contrato.
Ilhéus possui o papel de assumir a regulação do SAMU da microrregião, que englobará 41 municípios. A secretária convocou o Conselho Municipal para participar da discussão e elaboração do plano da rede de urgência, que integra além do SAMU, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), as ambulâncias, os leitos e UTI.
Ledívia citou também a integração de 19 médicos, a partir no dia 01 de março, possibilitando a reativação de outros postos de saúde; a construção do novo Hospital Regional, que oferecerá o dobro de leitos do atual; e a implantação de duas UPAS, uma na zona sul e outra na zona norte. “Temos muitos planos exequíveis, mas primeiro é necessário arrumar a casa. Esse é o momento mais difícil, ainda não encontramos o ponto de equilíbrio, mas jamais faltará da minha parte e de toda minha equipe esforço, dedicação e comprometimento”, declarou.

Nenhum comentário: