segunda-feira, 29 de abril de 2013

Edmundo desabafa contra racismo sofrido por vascaínos: "vergonhoso"

O ex-jogador e atual comentarista da TV Bandeirantes, Edmundo, desabafou em sua conta de Facebook contra o racismo sofrido pela equipe Sub-16 do Vasco na Itália. A denúncia ocorreu por meio de uma nota oficial publicada pelo clube na noite do último domingo.


 “Lamentável o que aconteceu na Itália com a equipe sub-16 do Vasco contra o Juventus. Como é vergonhoso descobrir que ainda existem atos de racismo dentro de esportes tão tradicionais. Joguei na Itália e repudio qualquer ato desse tipo. Inclusive, defendo punições graves e espero que o preconceito acabe no futebol, nas ruas e no mundo. Absurdo! Apesar de tudo, parabéns pela vitória, Vasco!!!”, desabafou o ex-atacante.


Diante do ocorrido, o Vasco emitiu uma nota de repúdio ao caso e ressaltou a histórica luta vascaína contra o racismo. Em uma época em que o futebol no Brasil era considerado um esporte para brancos, o clube aceitava negros na composição dos elencos. 


Segundo as declarações expostas na carta, assinada pelo mandatário Roberto Dinamite, foi entregue um ofício ao Comitê organizador do torneio de modo a registrar a insatisfação do Vasco com o caso e um pedido de punição aos envolvidos, que são todos menores de idade. Para o clube, eles precisam de acompanhamento psicológico e pedagógico.

Nenhum comentário: