segunda-feira, 29 de abril de 2013

SP: 'prefiro sair de cabeça erguida', diz padre que contestou Igreja

Centenas de fiéis lotaram na paróquia de São Benedito na noite de domingo, em Bauru (SP), a 330 quilômetros de são Paulo, para assistir à missa de despedida de Roberto Francisco Daniel, o padre Beto, que anunciou o afastamento de suas funções na Igreja Católica depois de ser repreendido pela Diocese local por declarações publicadas na internet. Em redes sociais, ele contestou os princípios morais conservadores da Igreja e opinou sobre assuntos considerados polêmicos entre os fiéis, como bissexualidade, homossexualidade e infidelidade.

Assim que entrou na igreja para sua última missa, antes mesmo de vestir a batina, padre Beto foi ovacionado por fiéis que aguardavam. Muitos se espremiam até nos corredores. Ao menos 1 mil pessoas participaram da celebração.

"Fico pensando o que será dos nossos domingos. O bispo poderia ter relevado. Nenhum outro padre traz tanta gente para a missa quanto ele", disse a corretora de seguros Valéria Faria. "Agora fica um vazio", disse a aposentada Célia Braga, que trabalha voluntariamente na paróquia.

Durante a celebração, padre Beto falou sobre o amor, preconceito, coerência e religião. "O mandamento do amor não é um mandamento, é algo vivo. Não se força, acontece. Cristo amou o ser humano como ser humano em si. Sem olhar rosto, sem olhar raça, sem olhar religião, sem olhar sexualidade. Cristo amou o ser humano, mas não se prendeu a preconceitos. É justamente assim que devemos amar. Temos que romper os preconceitos da nossa cabeça. (...) A religião é um movimento que sai de dentro para fora, e não é algo imposto", disse o padre durante a homilia.

Nenhum comentário: