sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ilhéus acelera definição da política municipal de resíduos sólidos

A prorrogação da parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), foi um dos temas da reunião realizada na semana passada para definir a implantação da política de resíduos sólidos no Município. Participaram do encontro o supeintendente do Ibam, Alexandre Albuquerque, acompanhado da técnica Andrea d’Barros e da interlocutora da instituição na cidade, Cecília Naiana; os secretários de Planejamento, Tecnologia e Orçamento, Joaquim Bastos e de Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira; o superintende de Obras e Serviços Públicos, Ednaldo Azevedo; o gerente de Gestão Ambiental, Alex Assis; o gerente de Sócio-Economia, Carlos Mascarenhas e a assistente social, Emanuela Spinola.
Segundo Joaquim Bastos, o governo de Ilhéus deve cumprir a meta estabelecida pela Lei 12.305/2010, que define 2014 como o prazo final para a implantação da política de resíduos sólidos pelos municípios. Além da correta instalação do aterro sanitário, o plano inclui a inclusão socioprodutiva dos catadores e a consolidação da coleta seletiva, que já está em andamento na cidade desde junho de 2012 junto aos grandes geradores de resíduos (pousadas, estabelecimentos comerciais, hotéis, instituições governamentais etc.). O secretário ressalta que o governo municipal planeja também captar recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), para dar continuidade às ações já desenvolvidas concernente à política municipal de resíduos sólidos.
Uma delas é com relação ao aterro, pois existem muitas oportunidades de ação, segundo explica Joaquim Bastos, como a produção de adubo orgânico por meio do sistema de compostagem e de gás metano, através da captação subterrânea. “Além disso, são inúmeras as possibilidades de aproveitamento dos materiais recolhidos pela coleta seletiva – metal, vidro, plástico, papelão etc. – para a o fortalecimento econômico e social das famílias que trabalham com os resíduos sólidos. O plano municipal de resíduos sólidos de Ilhéus, explica Joaquim Bastos, está sendo projetado para tornar o aterro sanitário autossuficiente em cinco anos”, ressalva o secretário.

Nenhum comentário: