sábado, 22 de junho de 2013

Protesto contra PEC 37 reúne 2 mil pessoas e bloqueia av. Paulista

Um protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional 37/2011, a chamada PEC 37 - que acaba com o poder de investigação do Ministério Público -, bloqueou a avenida Paulista, em São Paulo, na tarde deste sábado. Cerca de duas mil pessoas se concentraram em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), fecharam a via e começaram a marchar por volta das 16h. O objetivo do grupo é caminhar até a sede do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), na rua Riachuelo, no centro da cidade.

 O procurador de Justiça Felipe Locke Cavalcanti, presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), participou da manifestação. Para ele, "a PEC 37 é uma reação dos réus condenados no (julgamento do) mensalão ao Ministério Público". A proposta busca determinar que apenas as polícias civil e federal tenham permissão para conduzir investigações criminais.

"O nosso protesto é contra a PEC 37, que simboliza um atraso no setor de investigação", disse.  Locke afirmou que "precisamos de uma polícia melhor e corregedorias mais atuantes, mas o papel do Ministério Público é fundamental". "Não podemos deixar o controle das investigações nas mãos dos corruptos", disse ele.

O procurador da República Rodrigo de Grandis também participou da marcha. Ele comemorou o fato de que a PEC 37 tem sido alvo de vários protestos realizados pelo País nas últimas semanas. "O movimento transbordou no Ministério Público Federal. O povo está nas ruas, e isso é bom", disse.

Nenhum comentário: