terça-feira, 30 de julho de 2013

Prefeitura de Ilhéus realiza mutirões de cidadania durante todo o mês de agosto

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), realizará todas as sextas-feiras do mês de agosto mutirões de cidadania nos bairros do município. O objetivo é reunir a prestação de serviços públicos para melhor atender a população bem como orientar os cidadãos sobre os benefícios oferecidos pela prefeitura, informando como adquiri-los. O primeiro bairro contemplado com a ação será o do Basílio. 

O evento ocorre neste dia 2 de agosto, das 8 às 14 horas, no Colégio Municipal do Basílio. Segundo o titular da SDS, Jamil Ocké, os mutirões são ações que possibilitam uma maior dinâmica na prestação de serviços à população. “O mutirão é uma forma de aproximar a SDS do cidadão e oportuniza a realização de cadastramentos em programas da secretaria e conhecimento sobre outros serviços ofertados tanto pela secretaria quanto pelos outros órgãos que estarão à disposição da comunidade”.

Entre os serviços oferecidos estão o cadastramento, recadastramento e desbloqueio de cartões do Bolsa Família, inscrições no Balcão de Emprego, informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e distribuição de leite do Programa Leite e Sopa, além do atendimento do CrediBahia. Ainda serão realizadas inscrições para os programas de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Projovem. 

A população também receberá orientações sobre programas de habitação e sobre o requerimento da Carteira do Idoso. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), serão realizadas palestras, pesagem de crianças e de mulheres para alimentar o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), atendimento ginecológico, aferição de pressão arterial, medição da glicemia e vacinação. Através do odontomóvel, a Sesau fará a limpeza dentária e aplicação de flúor nos cidadãos que comparecerem ao mutirão.  
 A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamentos (Embasa) levarão seus serviços e orientações ao mutirão da prefeitura municipal. Outros serviços prestados à população serão corte de cabelo, informações sobre serviços do SAC como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Junta do Serviço Militar, além da participação do Conselho Tutelar para recebimento de denúncias e realização de corte de cabelo masculino e infantil.

Cronograma – Na sexta-feira, dia 09, o mutirão vai ocorrer no Banco da Vitória; no dia 16/08, será a vez de Olivença e na sexta, 23 de agosto, no Bairro Nossa Senhora da Vitória. Na última sexta-feira do mês, dia 30, o mutirão da SDS vai ocorrer no Bairro Teotônio Vilela.  

Em julho, foi realizado o primeiro Mutirão de Cidadania no Alto da Vitória, que beneficiou mais de 250 pessoas com diversos serviços. A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que nos dias do mutirão, o atendimento ocorre normalmente na sede do órgão.

Nenhum comentário: