quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Empresa particular causou apagão no Nordeste, diz Chesf no PI

O gerente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) no Piauí, Airton Feitosa, disse nesta quarta-feira que o Operador Nacional do Sistema (ONS) revelou que o apagão foi provocado por uma empresa particular de energia elétrica. Após investigação, a Chesf constatou que o blecaute não tem relação com o seu sistema. Por volta das 15h de hoje, cidades de oito Estados do Nordeste ficaram sem luz.

"A falta de energia não ocorreu no sistema da Chesf, mas por uma empresa particular durante o pico de alto intercâmbio de energia para o Nordeste", afirmou Feitosa. Ele fez uma comparação para explicar o blecaute. "É como você estar acelerando um carro a 110 km/h e dar uma freada brusca. Duas linhas de 500 kV que apresentaram problemas", explicou.

O ONS deve lançar nota sobre o caso ainda nesta quarta-feira, segundo o gerente. Feitosa informou ainda que por volta das 16h30 os alimentadores de energia estavam ligados e que, em Teresina, a energia já voltou em todos os bairros.

A direção da Eletrobras do Piauí divulgou nota afirmando que não tem responsabilidade na interrupção do fornecimento de energia. "A causa está sendo diagnosticada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) que deverá se posicionar sobre essa falta de energia", dizia a nota. A Eletrobras que tem mais de 1 milhão de clientes no Estado.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga para a Região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje. Às 15h03, uma interrupção no fornecimento de energia atingiu Piauí, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Novo apagão
É a segunda vez que o Piauí sofre apagão neste ano. Em janeiro, a capital e outras 32 cidades do Estado sofreram um "apaguinho", horas antes da visita da presidente Dilma Rousseff.

O assessor da presidência da Eletrobras no Piauí, Marcelino Machado, confirmou que os 224 municípios do Estado ficaram sem energia desta vez e que a empresa fazia levantamento dos prejuízos. "Cem por cento do Piauí ficou no escuro. O que fomos informados é que a falha atingiu todo o Nordeste e o problema seria na rede básica de transmissão", disse Machado.

O endereço eletrônico da Chesf saiu do ar e permanecia inacessível às 17h35.

Nenhum comentário: