terça-feira, 27 de agosto de 2013

Hackers sírios sequestram domínio do Twitter e imagens saem do ar

Hackers do Exército Eletrônico Sírio (SEA, na sigla em inglês), grupo favorável ao regime de Bashar al-Assad, sequestrou nesta terça-feira o registro de domínio do Twitter. O grupo postou uma mensagem na rede de microblogs mostrando que conseguiu alterar o contato de domínio do twitter.com para sea@sea.sy.

Segundo o Mashable, o grupo conseguiu redirecionar o nome de servidor dos domínios de imagem do Twitter, chamado de TWImg.com, o que faz com que algumas imagens na rede de microblogs estejam indisponíveis.
O grupo também tirou do ar o site do The New York Times. Segundo o site The Next Web, os hackers não invadiram a página do jornal, mas sequestraram o domínio do site, redirecionando quem tenta entrar na página a um servidor controlado por eles. Antes de sair do ar totalmente, quem entrava na página da publicação era redirecionado a outra página, que dizia "hackeado pela SEA".

O Exército Eletrônico da Síria assumiu o controle sobre os domínios do The New York Times e do Twitter comprometendo MelbourneIT, um registro de nome de domínio, de acordo com HD Moore, um pesquisador da empresa de segurança Rapid7. 

"Todos os três domínios usar MelbourneIT como seu registro de domínio", disse Moore ao Mashable, referindo-se nytimes.com, twitter.com e TWImg.com. "Uma vez que o acesso ao registro é obtido, o SEA pode redirecionar todos os DNS, e-mail e tráfego de web que vão a esses sites em um servidor de sua escolha", disse.

Várias companhias de mídia vêm sendo alvo de ataques nos últimos meses. Também em agosto, hackers promovendo o SEA atacaram simultaneamente os sites da rede de TV americana CNN, da revista Time e do jornal Washington Post.  Os hackers são ativistas favoráveis ao regime de Bashar al-Assad.

Nenhum comentário: