quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Radialistas promovem seminário neste final de semana em Ilhéus

O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus (Stert/BA) e o Sindicato dos trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade do Estado daBahia (Sinterp/BA)promovem o 1º Encontro Regional Sul de Radialistas e Comunicadores de vários segmentos sociais, destinado a profissionais de rádios comunitárias, estudantes de comunicação e assessores de comunicação. O evento tem início nesta quinta-feira, dia 29, a partir das 18 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, e ocorre até o próximo sábado (31), com o apoio da Fitert/BA, Faculdade de Ilhéus, Câmara Municipal de Ilhéus, Prefeitura Municipal e a Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia.

Com o tema central ‘Liberdade de expressão e democratização na radiodifusão’, o seminário tem como objetivo envolver radialistas e comunicadores comunitários em discussões sobre o desenvolvimento da atividade e sua importância para a promoção da democracia. Apesar da internet, o Rádio e TV continuam sendo as mídias mais acessadas pelos brasileiros, porém a legislação do setor já completou 50 anos sem passar por atualização que reflita as mudanças no País.

O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus e o Sinterp/BA compreendem que a reforma da legislação permitirá ampliar a diversidade e a pluralidade cultural na mídia, e consequentemente mais oportunidades e autonomia aos radialistas e comunicadores frente aos poderes político, econômico e religioso.    

Outro tema a ser debatido é a violência aos profissionais do setor. No ano de 2012, foram registrados sete assassinatos no país, o dobro do ano anterior. Assim, se faz necessário conhecer quem e quais são as principais vias de intimidação, como ter auxílio da Justiça, bem como os direitos dos comunicadores, em especial aqueles assegurados pela nova Lei de Acesso à Informação Pública.

Para o coordenador do Sinterp/BA, Everaldo Monteiro, em relação à responsabilidade dos sindicatos em acompanhar a atividade laboral, será realizada uma mesa voltada à regulamentação da profissão por meio do registro e também os impactos na saúde do trabalhador com doenças ocupacionais contraídas no exercício de suas atividades. “O empregador precisa se enquadrar às normas constituídas”, adverte.

Programação:

Mesa 1: Por uma Lei de Mídia Democrática na radiodifusão 

Subtemas: 
-Impactos na radiodifusão pública / comunitária
-Impactos no mercado de trabalho
-O cenário da digitalização e os impactos da Lei

Mesa 2: Políticas locais de comunicação: Governo do Estado e Municípios .

Subtemas: 
-As políticas locais e os Conselhos de Comunicação
-Transparência e distribuição das verbas publicitárias
-Formação do comunicador: curso técnico e universitário

Mesa 3: Regulamentação profissional e Saúde do Trabalhador

Subtemas: 
-Registro Profissional de radialista
-SUS para Comunicadores
-Saúde do Trabalhador (doenças ocupacionais)

Mesa 4: Violência e intimidação aos comunicadores .

Subtemas:
-A Lei de acesso à informação pública
-Os principais tipos de violência e intimidação aos comunicadores
-Assessoria jurídica aos profissionais

Nenhum comentário: