segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Pesquisadora desenvolve chocolate de soja sem açúcar

A engenheira de alimentos Alessandra Bugatte deixou de lado o leite e o açúcar e utilizou o conhecimento da composição dos alimentos para inventar uma nova versão do doce que, segundo ela, agrada chocólatras inveterados e pessoas que tem restrições alimentares, como intolerância à lactose e diabetes.

Durante cinco anos de pesquisa para o doutorado na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Alessandra balanceou ingredientes para chegar a um chocolate produzido somente com soja e que fosse ainda diet e light. Para que a guloseima não ficasse com o sabor típico residual de grão, a pesquisa utilizou extrato hidrosolúvel de soja, o que, segundo ela, possibilitou que o doce ficasse com sabor igual ao tradicional produzido com leite de origem animal.

O resultado foi o tradicional chocolate sem lactose, sem açúcar - e por isso diet - e ainda com 29% menos calorias, o que o categoriza também como light. A pesquisadora utilizou como parâmetro a receita do chocolate ao leite que tem ampla aceitação no mercado. Segundo ela, a aceitação do sabor do novo chocolate foi satisfatória nos testes feitos com 120 provadores acostumados com o produto convencional. "Em termos de sabor, é o mesmo. A única coisa é que é um pouco diferente o derretimento do chocolate na boca. Ele é mais firme, como um chocolate meio-amargo", explica. - Fonte: http://mercadodocacau.com

Nenhum comentário: