segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Presos em ação da PF que deixou 1 morto e derrubou avião são soltos

A Justiça Federal de Jaú, no interior de São Paulo, concedeu habeas corpus na tarde desta sexta-feira a três suspeitos que haviam sido presos pela Polícia Federal em uma operação de repressão ao tráfico de drogas em Bocaina, que culminou com a morte de um agente. Entre eles está o piloto da aeronave do tipo Cessna, modelo 210, que foi abatida pelos federais durante ação policial, além de um casal que tentou dar fuga aos membros da quadrilha. A informação foi confirmada pelo delegado que coordena as investigações, Ênio Bianospino, na noite desta sexta-feira. Funcionários do fórum da Justiça Federal em Jaú têm ordens expressas para não comentar o assunto.

A PF não divulga a identidade dos envolvidos, mas, de acordo com o delegado, os integrantes da quadrilha têm passagens pela polícia por homicídio, tráfico, roubo e associação para o tráfico. Dois suspeitos continuam presos no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Bauru.


A mulher, que já havia sido encaminhada pela PF à cadeia feminina de Pirajuí (SP), seria amante do outro homem solto nesta sexta-feira. Durante o cerco policial, o casal aguardava em um veículo, estacionado  às margens da rodovia, para dar fuga aos criminosos.

Questionado pelo Terra sobre a decisão judicial, Ênio Bianospino preferiu não comentar. "Prefiro que cada um tire suas próprias conclusões a respeito", disse.

Ao longo de toda esta sexta-feira, com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar, equipes da PF realizaram buscas na região de Bocaina.

Durante a ação policial, na noite de quarta-feira, policiais federais aguardavam em campana pela aterrissagem de uma aeronave de pequeno porte em uma pista rural localizada em meio a um canavial às margens do km 136 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255). Com a aproximação do avião, integrantes da quadrilha que aguardavam a entrega do carregamento em solo, perceberam a presença dos policiais e começaram a atirar.  Os policias revidaram e o piloto tentou arremeter, mas a aeronave não conseguiu levantar voo e acabou caindo, pegando fogo em seguida. O piloto conseguiu se salvar.

Durante confronto com os traficantes, o agente da PF Fábio Ricardo Paiva Luciano, 38 anos, foi morto com um tiro no peito. A estimativa da polícia é que a aeronave estivesse transportando cerca de 500 quilos de entorpecente, possivelmente pasta base de cocaína. De acordo com o delegado, a droga foi queimada quando o avião se incendiou. Fuzis de uso exclusivo das forças armadas, além de coletes à prova de balas e munições, foram apreendias pela PF. O material estava em um veículo com placas de Campinas (SP) abandonado pela quadrilha. A polícia investiga a participação de outras pessoas na ação.

Nenhum comentário: